Telefone

(31) 3409-4617

E-mail

bu-bcentral@ufmg.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 7h30 às 22h

Página já está disponível para acesso e busca aproximar os usuários dos espaços físicos e virtuais da Biblioteca

Novo site da Biblioteca Central destaca os espaços físicos e virtuais de interação e trocas de informação. Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG

Já está disponível para acesso o novo site da Biblioteca Central (BC). Inspirada no site da Biblioteca Universitária (BU) e desenvolvida por dois estudantes do oitavo período do curso de Biblioteconomia da UFMG, em estágio supervisionado remoto, a página possui, como um dos diferenciais, a apresentação dos espaços de leitura, estudo e espaços expositivos da Biblioteca, bem como uma aba denominada “Para você”, onde são disponibilizados links de bases de dados multidisciplinares de acesso livre, tutoriais, informações e serviços comunitários. O boletim de novas aquisições, um carrossel de fotos das obras recém-adquiridas e informações sobre o projeto acervo histórico – que reúne a coleção de exemplares da Biblioteca Central com data de publicação inferior ou igual a 1960 –  também estão entre as novidades de conteúdo do site, que segue todos os critérios de acessibilidade.

“Além de mostrar os principais produtos e serviços da BC, a nova página confere visibilidade para a memória institucional da Biblioteca, registra e disponibiliza os procedimentos nela adotados, sendo fonte de informação para a equipe, bem como para a comunidade externa. A experiência de construir o novo site por meio do estágio supervisionado foi reveladora, já que os estudantes se envolveram em todo o processo de forma muito profissional”, explica a bibliotecária Cleide Vieira de Faria, coordenadora da Biblioteca Central.

A metodologia de construção da nova página da BC foi o Design Thinking, composto por cinco etapas: exploração, definição, ideação, prototipagem e testes. As quatro primeiras fases foram desenvolvidas ao longo de um semestre e agora será feito um trabalho de refinamento por meio de testes, etapa final que contempla, entre outras atividades, a avaliação da leiturabilidade dos conteúdos, legibilidade dos textos, usabilidade do site e treinamento com os servidores da BC responsáveis pela atualização da página.

“A principal dificuldade enfrentada em qualquer processo de modelagem de arquitetura de site é unir a tríade contexto, conteúdo e pessoas usuárias. Em relação ao conteúdo, essa seção se apresentou de forma peculiar na construção do site da BC porque todo contexto de uma biblioteca universitária tinha que ser representado de forma fidedigna, ágil, utilizável e agradável. Por isso as etapas de exploração e definição foram bem desafiadoras, prolongadas e validadas com muito cuidado”, afirma Yago Henrique. Ele desenvolveu o novo site junto com Lucas Dias, também estudante do oitavo período de Biblioteconomia, sob supervisão da bibliotecária Cleide.

Para Lucas, o principal desafio foi o desenvolvimento da interface gráfica do site. “Procuramos desenvolver uma interface que possibilitasse às pessoas visualizarem e interagirem com o site da BC de forma acessível, cumprindo todos os critérios de usabilidade voltada à experiência do usuário”, explica Lucas.

Segundo os estudantes, após a fase final de testes, já em andamento, a ideia é que as servidoras e os servidores da BC fiquem responsáveis não só pela atualização da página, mas também pelo aperfeiçoamento do conteúdo nela disponibilizado, sempre visando gerar maior senso de pertencimento da comunidade com os espaços físicos e virtuais da Biblioteca Central.

Reprodução: Sistemas de Bibliotecas da UFMG

Estudantes de Biblioteconomia

Lucas Dias

ANALISTA SÊNIOR DE NLP

Graduando no curso de Biblioteconomia da UFMG e também no curso de Sistemas de Informação na Faculdade Descomplica. Atualmente ocupo o cargo de Analista Sênior de NLP na empresa Mutant, onde é responsável pela análise de dados de chatbots em diversos canais com processamentos de big data e NLP (processamento de linguagem natural) buscando estratégias de melhorias contínuas nos modelos cognitivos e pipelines de machine learning.

Yago Henrique

UX Writer Pleno

Graduando no curso de Biblioteconomia (UFMG) e Sistemas de Informação (Descomplica). Ocupa o cargo de UX Writer Pleno na empresa Digitalbot (Grupo Squadra), onde é encarregado pela redação em UX para chatbots em diversos canais de mensageria através de processos de modelagem lógica e conceitual de Arquiteturas da Informação, buscando estratégias de melhorias contínuas do Design de Interação e da Usabilidade em produtos digitais.

Artigos recomendados

Skip to content