Telefone

(31) 3409-4617

E-mail

bu-bcentral@ufmg.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 7h30 às 22h

Tipos de empréstimos

O serviço de empréstimo apresenta quatro modalidades:

  • empréstimo domiciliar;
  • empréstimo especial;
  • empréstimo rápido;
  • empréstimo entre bibliotecas.

Confira cada uma delas clicando nos blocos a seguir:

Empréstimo Domiciliar

Retirada de materiais por período determinado de tempo, sendo exclusivo para os usuários com vínculo com a UFMG, tais como alunos de graduação, pós-graduação, educação básica e técnica, professores, servidores e contratados.

As tabelas  1 e 2  apresentam a quantidade de itens que podem ser emprestados por categoria de usuário e número de dias de empréstimo por biblioteca.

TABELA 1: Empréstimo para as obras do acervo das bibliotecas do Campus Pampulha, Direito, Arquitetura e Instituto de Ciências Agrárias (ICA)

Fonte: Guia do Usuário, Biblioteca Universitária-UFMG, 2019, p.9. Adaptado

TABELA 2: Empréstimo para as obras do acervo das bibliotecas do Campus Saúde

Fonte: Guia do Usuário, Biblioteca Universitária-UFMG, 2019, p.9. Adaptado

Empréstimo Especial

Permite ao usuário fazer empréstimo de obras muito requisitadas, por tempo reduzido, por exemplo duas horas. Nessa modalidade pode ser feito também o empréstimo overnight, ou seja, essas obras podem ser emprestadas nas véspera dos finais de semanas e feriados com a devolução para o próximo dia útil.

Empréstimo Rápido

Permite que usuários sem vínculo com a UFMG retirem como empréstimo materiais das bibliotecas por até duas horas. Esse tipo de empréstimo só é possível após preenchimento de formulário e retenção de documento de identidade durante o período de empréstimo.

Empréstimo entre Bibliotecas

Convênio firmado com bibliotecas de outras instituições. Permite que usuários com vínculo na UFMG realizem o empréstimo em outras instituições, também permite que pessoas com veículos em outras Instituições façam empréstimo nas bibliotecas da UFMG.  Para fazer o empréstimo o usuário precisa fazer a solicitação da obra desejada no setor de Referência da Biblioteca da Unidade Acadêmica do seu curso.

Acesse outros tópicos relacionados ao serviço de empréstimo, basta clicar em uma das seções a seguir:

Devolução

A devolução do material emprestado pela modalidade empréstimo domiciliar pode ser feita em qualquer biblioteca do SB/UFMG. 

Desse modo, é possível, por exemplo, fazer empréstimo de materiais na Biblioteca Central e devolvê-los  na biblioteca do Campus Saúde e vice-versa. Isso acontece porque o SB/UFMG oferece o serviço de malote, que transporta os materiais devolvidos para suas bibliotecas de origem. 

No entanto, materiais considerados especiais e frágeis, tais como: partituras, DVDs, mapas etc, só podem ser devolvidos na biblioteca proprietária do material. Da mesma forma acontece com os materiais que foram emprestados na modalidade de empréstimo rápido, especial ou entre bibliotecas, que somente podem ser devolvidos na biblioteca proprietária

Solicitação de livros de bibliotecas fora do campus

Os usuários da Biblioteca Central podem solicitar livros de bibliotecas de de outros campus, como: Saúde,  Arquitetura, Direito e ICA em Montes Claros. A solicitação está sujeita à disponibilidade da obra no acervo da biblioteca solicitada.

A solicitação deve ser enviada para o Setor de Referência da Biblioteca Central no e-mail: bcentral-referencia@bu.ufmg.br.

Serviço de empréstimo de chave de armário

No período em que estiver nos ambientes da Biblioteca Central é possível ao usuário guardar seus pertences no setor de guarda volumes da biblioteca. As chaves dos armários ficam sob a responsabilidade do usuário e devem ser devolvidas sempre que ele sair da biblioteca. Haverá cobrança de taxa caso sua devolução ocorra após a data estipulada, e também em caso de perda.

Reposição de livros danificados ou perdidos

Em caso de perda, extravio de obras ou dano irreparável do material emprestado, o usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca proprietária do material para informar o ocorrido.  

O exemplar perdido, danificado ou extraviado deverá ser reposto por outro de mesmo título e edição ou edição superior. 

Não é necessário que o material seja novo, mas deve estar em boas condições de preservação, com miolo e capa firmes, sem rasgos, sem fungos, sem rasuras, não deve ter carimbos nem etiquetas de outra instituição, fato que configura material furtado. 

Caso o material perdido, danificado ou extraviado não esteja disponível no mercado, por tratar-se de obra esgotada, consulte a pessoa bibliotecária da unidade proprietária do material, a indicação de outro título apropriado para efetuar a reposição.

Em caso de obra danificada, não tente consertar e não faça remendos. O reparo é realizado na biblioteca por um profissional especializado.

Para agendar a reposição do material entre em contato por e-mail com a Biblioteca Universitária: bu-bcentral@ufmg.br.

Reserva de Empréstimos

O serviço de reserva online permite que obras emprestadas sejam reservadas pelos usuários, garantindo o acesso facilitado a cada material e mantendo o controle de empréstimos online.

Renovação

Se trata da renovação dos materiais emprestados: a renovação é online deve ser feita ser feita pelo Catálogo Online, para saber mais clique no botão a seguir.

Skip to content