Telefone de contato

(31) 3409-4617

E-mail

bu-bcentral@ufmg.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 7h30 às 22h

Tipos de empréstimos

O serviço de empréstimo apresenta quatro modalidades:

  • empréstimo domiciliar;
  • empréstimo especial;
  • empréstimo rápido;
  • empréstimo entre bibliotecas.

Confira cada uma delas clicando nos blocos a seguir:

Empréstimo Domiciliar

Retirada de materiais por período determinado de tempo, sendo exclusivo para os usuários com vínculo com a UFMG, tais como alunos de graduação, pós-graduação, educação básica e técnica, professores, servidores e contratados.

As tabelas  1 e 2  apresentam a quantidade de itens que podem ser emprestados por categoria de usuário, e o número de dias de empréstimo por biblioteca.

TABELA 1: Empréstimo para as obras do acervo das bibliotecas do Campus Pampulha, Direito, Arquitetura e Instituto de Ciências Agrárias (ICA)

Fonte: Guia do Usuário, Biblioteca Universitária-UFMG, 2019, p.9. Adaptado

TABELA 2: Empréstimo para as obras do acervo das bibliotecas do Campus Saúde

Fonte: Guia do Usuário, Biblioteca Universitária-UFMG, 2019, p.9. Adaptado

Empréstimo Especial

Permite ao usuário fazer empréstimo de obras muito requisitadas, por um período reduzido, como, por exemplo, o empréstimo por duas horas. Nessa modalidade, pode ser feito também o empréstimo overnight, através do qual títulos podem ser emprestados nas véspera dos finais de semana e feriados, com a devolução para o próximo dia útil.

Empréstimo Rápido

Permite que usuários sem vínculo com a UFMG emprestem materiais das bibliotecas por até duas horas. Esse tipo de empréstimo só é possível após preenchimento de formulário e apresentação de documento de identificação com foto.

Empréstimo entre Bibliotecas

Convênio firmado com bibliotecas de outras instituições. Permite que usuários com vínculo na UFMG realizem o empréstimo em outras instituições. Também permite que pessoas vinculadas a outras instituições façam empréstimo nas bibliotecas da UFMG.  Para fazer o empréstimo, o usuário precisa fazer a solicitação da obra desejada no setor de Referência da Biblioteca da Unidade Acadêmica do seu curso.

Acesse outros tópicos relacionados ao serviço de empréstimo, clicando nas seções a seguir:

Devolução

A devolução de materiais emprestados pelo sistema de empréstimo domiciliar pode ser realizada em qualquer biblioteca integrante do SB/UFMG. Assim, é possível, por exemplo, pegar livros emprestados na Biblioteca Central e devolvê-los na Biblioteca do Campus Saúde, e vice-versa. Isso é viabilizado pelo serviço de malote do SB/UFMG, que transporta os materiais devolvidos para a biblioteca de origem.

No entanto, materiais considerados especiais e frágeis, como partituras, DVDs, mapas, entre outros, devem ser devolvidos exclusivamente na biblioteca que os disponibilizou. O mesmo se aplica aos materiais emprestados nas modalidades de empréstimo rápido, especial ou entre bibliotecas, que também só podem ser devolvidos na biblioteca proprietária.

Solicitação de livros de bibliotecas de outros campus

Os usuários da Biblioteca Central podem solicitar livros de bibliotecas de de outros campus, como: Saúde,  Arquitetura, Direito e Instituto de Ciências Agrárias – ICA, localizado na cidade de Montes Claros. A solicitação está sujeita à disponibilidade da obra no acervo da biblioteca solicitada.

A solicitação deve ser enviada para o Setor de Referência da Biblioteca Central:

bcentral-referencia@bu.ufmg.br.

Serviço de empréstimo de chave de armário

Durante a permanência nos ambientes da Biblioteca Central, o usuário pode guardar seus pertences no setor de guarda-volumes. As chaves dos armários são de responsabilidade usuário, e devem ser devolvidas ao sair da biblioteca. Caso a devolução ocorra fora do prazo estipulado, ou em caso de perda da chave, será aplicada uma taxa.

Reposição de livros danificados ou perdidos

Em caso de perda, extravio de obras ou dano irreparável do material emprestado, o usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca proprietária do material para informar o ocorrido.  

O exemplar perdido, danificado ou extraviado deverá ser reposto por outro de mesmo título e edição ou edição superior. 

Não é necessário que o material seja novo, mas deve estar em boas condições de preservação, com miolo e capa firmes, sem rasgos, sem fungos, sem rasuras, não deve ter carimbos nem etiquetas de outra instituição, fato que configura material furtado. 

Caso o material perdido, danificado ou extraviado não esteja disponível no mercado, por tratar-se de obra esgotada, consulte a pessoa bibliotecária da unidade proprietária do material, a indicação de outro título apropriado para efetuar a reposição.

Em caso de obra danificada, não tente consertar e não faça remendos. O reparo é realizado na biblioteca por um profissional especializado.

Para agendar a reposição do material entre em contato por e-mail com a Biblioteca Universitária: bu-bcentral@ufmg.br.

Reserva

O serviço de reserva online permite que obras emprestadas sejam reservadas pelos usuários, garantindo o acesso facilitado a cada material e mantendo o controle de empréstimos online.

Renovação

A renovação dos materiais emprestados é realizada online e deve ser feita através do Catálogo Online. Para mais informações, clique no botão abaixo.

Skip to content