Nesta seção são divulgadas questões frequentes dos usuários da BC. São também apresentadas atividades e competências da biblioteca.
Como é calculado o valor da multa?
O valor da multa é atualizado diariamente em R$1,00 por dia de atraso, para cada título em atraso.
Como emitir uma GRU?
No Catálogo online do Sistema de Bibliotecas da UFMG, siga os passos:
- Clique no módulo “acesso usuário”;
- A seguir, clique em “empréstimo”;
- Em seguida, acesse “débito”;
- Por último, clique em “emitir GRU”.
Para conhecer mais detalhes, acesse nossa página sobre emissão da Guia de Recolhimento da União.
Como quitar um débito?
Após realizar o pagamento da GRU no Banco do Brasil, envie o comprovante em formato PDF por e-mail para o Setor de Referência da Biblioteca Central: bcentral-referencia@bu.ufmg.br.
Acesse mais detalhes sobre Emissão da Guia de Recolhimento da União.
Como quitar uma multa de armário?
Após efetuar o pagamento da GRU no Banco do Brasil, envie o comprovante em formato PDF por e-mail para a biblioteca responsável pelo armário.
Acesse mais detalhes sobre emissão da Guia de Recolhimento da União.
Qual o valor da multa por atraso na devolução de material em empréstimo especial ou por hora?
Para multas por atraso de materiais em empréstimo especial ou empréstimos por hora, o valor é atualizado a uma taxa de R$ 1,00 por hora de atraso, para cada material.
O que fazer em caso de perda de chave de armário?
O usuário deverá entrar em contato com a biblioteca responsável pelo armário, por telefone ou e-mail, para comunicar a perda da chave. Após essa comunicação, deverá emitir a GRU para pagamento da taxa de reposição da chave. Em caso de atraso na devolução, é necessário emitir uma nova GRU, calculada no valor de R$ 5,00 por dia de atraso.
Acesse mais detalhes sobre Emissão da Guia de Recolhimento da União.
Como emitir declaração de nada-consta?
O usuário deverá enviar um e-mail para o Setor de Referência da Biblioteca Central (bcentral-referencia@bu.ufmg.br), informando o nome completo, número de matrícula e curso de graduação.
Onde fica o ambiente de astudos da biblioteca?
Está localizado no 3º andar do prédio da Biblioteca Central. O acesso aos salões de estudo é franqueado a toda comunidade acadêmica, bem como aos usuários externos.
Como funciona a Biblioteca 24h?
O atendimento 24 horas por dia, incluindo finais de semana, é oferecido exclusivamente na Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE).
Atenção: membros da comunidade externa devem realizar um pré-cadastro para acessar a biblioteca fora do horário comercial. Faça o seu pré-cadastro agora mesmo.
Como funciona o processo de recebimento de doações?
Para conhecer os critérios para o recebimento de doações na Biblioteca Central, encaminhe e-mail para a coordenação da biblioteca: bu-bcentral@ufmg.br.
Como funciona o processo de reposição livros danificados ou perdidos?
Em caso de perda, extravio ou dano irreparável do material emprestado, o usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca proprietária do material, informando a situação ocorrida.
O exemplar perdido, danificado ou extraviado deverá ser substituído por outro da mesma edição ou edição mais recente. O material não precisa ser novo, mas deve estar em boas condições de preservação: sem rasgos, fungos, rasuras, e sem carimbos ou etiquetas de outras instituições; a capa e o miolo devem estar firmes.
Se o material perdido, danificado ou extraviado estiver esgotado no mercado, consulte o bibliotecário responsável, que poderá indicar outro título apropriado para a reposição.
Em caso de dano ao material, evite realizar reparos ou remendos, pois o conserto deve ser feito por um profissional especializado da biblioteca.
Para agendar a reposição, entre em contato com a coordenação da Biblioteca Central através do e-mail: bu-bcentral@ufmg.br.
Posso frequentar a biblioteca sendo um usuário externo?
Sim. O usuário que não tenha vínculo com a UFMG poderá ter acesso ao acervo e ao ambiente de estudos. Poderá, também, solicitar o empréstimo especial de títulos por até duas horas, mediante apresentação de documento de identificação com foto.
Como funciona o cadastro?
Os novos usuários deverão enviar, juntamente com cópia de seu comprovante de matrícula, o certificado de conclusão do treinamento on-line para o e-mail do Setor de Referência da Biblioteca Central: bcentral-referencia@bu.ufmg.br.
O treinamento online pode ser realizado através do portal MinhaUFMG, acessando-se o ícone “turmas adicionais”. Também pode ser acessado através do link: https://virtual.ufmg.br/plataforma/course/view.php?id=233.
Para efetivar o cadastro de novos servidores, é necessária a apresentação do cartão de identificação funcional.
Para o cadastro dos colaboradores terceirizados é solicitada a apresentação de documento de identificação com foto. Além disso, é necessário apresentar o “termo de compromisso” assinado pelo responsável imediato.
Como é feito o empréstimo entre Bibliotecas?
O empréstimo entre bibliotecas permite que pessoas vinculadas à UFMG façam o empréstimo de títulos em bibliotecas de outras instituições do país. Permite, também, que pessoas sem vínculo com a UFMG, mas com vínculo em outras instituições, solicitem o empréstimo de títulos pertencentes ao acervo da Universidade. Para isso, é necessário solicitar a obra na biblioteca de origem, após a implementação do cadastro de cooperação entre bibliotecas.
Onde posso encontrar os contatos de outras Bibliotecas da UFMG?
Para conhecer os contatos das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFMG, acesse: https://www.bu.ufmg.br/bu_atual/bibliotecas/.
Não encontrou o que procurava? Envie uma mensagem para a equipe da Biblioteca Central da UFMG ou veja nossa lista de contatos das bibliotecas.