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(31) 3409-4617

E-mail

bu-bcentral@ufmg.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 7h30 às 22h

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela BC ou sobre as ações no âmbito de sua competência.

Como é calculado o valor da multa?

O valor da multa é atualizado, diariamente, ao valor de R$1,00 por dia, por obra.

Como emitir uma GRU?

No Catálogo online da Biblioteca Universitária na internet, siga este passo a passo:

  • Clique no módulo “acesso usuário”;
  • Depois em “empréstimo”;
  • Em seguida em “ débito”;
  • Por último “emitir GRU”.

Se você quiser saber mais sobre os tipos de empréstimos que a BC faz, acesse o nossos detalhamento.

Você também pode conhecer mais detalhes acessando a nossa página sobre a Emissão da Guia de Recolhimento da União.

Como quitar um débito?

Após pagar a GRU no Banco do Brasil, envie via e-mail o comprovante de pagamento em formato PDF para o Setor de Referência da Biblioteca Central: bcentral-referencia@bu.ufmg.br.

Acesse mais detalhes sobre Emissão da Guia de Recolhimento da União.

Como quitar uma multa de armário?

Após pagar a GRU no Banco do Brasil, envie por e-mail o comprovante de pagamento em formato PDF para a Biblioteca proprietária do armário.

Acesse mais detalhes sobre Emissão da Guia de Recolhimento da União.

Multa de material em empréstimo especial ou por hora?

O valor da multa é atualizado, por hora, ao valor de R$1,00 por obra.

O que fazer em caso de Perda de Chave de Armário?

O usuário deverá entrar em contato com a Biblioteca proprietária do armário por telefone ou por e-mail informando a perda de chave. Em seguida, emitir a GRU para pagamento relativo à reposição de chave. Se houver atraso na devolução da chave é necessário emitir outra GRU calculada ao valor de R$ 5,00 por dia de atraso.

Acesse mais detalhes sobre Emissão da Guia de Recolhimento da União.

Como emitir declaração de nada-consta?

O usuário deverá enviar e-mail para o Setor de Referência da Biblioteca Central: bcentral-referencia@bu.ufmg.br, nele você deve escrever o nome completo, o número de matrícula e o curso de graduação.

Onde fica o Ambiente de Estudos da Biblioteca?

Ele está localizado no 3º andar do prédio da Biblioteca Central, o acesso é franqueado a toda comunidade acadêmica.

Como funciona a Biblioteca 24h?

O atendimento 24h durante toda a semana, finais de semana inclusive, ocorre somente na Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas. 
Atenção: membros da comunidade externa precisam fazer um pré-cadastro para ter acesso à Biblioteca fora do horário comercial, faça o seu pré-cadastro agora mesmo.

Como funciona o processo de recebimento de doações?

As doações encontram-se temporariamente suspensas. Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a coordenação por meio do e-mail: bu-bcentral@ufmg.br ou pelo telefone: (31) 3409-4612.

Como funciona o processo de reposição de material por perda ou dano?

Reposição de livros danificados ou perdidos: Em caso de perda, extravio de obras, ou dano irreparável do material emprestado, o usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca proprietária do material para informar o ocorrido.

O exemplar perdido, danificado ou extraviado deverá ser reposto por outro de mesmo título e edição ou edição superior. 

Não é necessário que o material seja novo, mas deve estar em boas condições de preservação, com miolo e capa firmes, sem rasgos, sem fungos, sem rasuras, não deve ter carimbos nem etiquetas de outra instituição, fato que configura material furtado. 

Caso o material perdido, danificado ou extraviado não esteja disponível no mercado, por tratar-se de obra esgotada, consulte o bibliotecário da biblioteca proprietária do material, a indicação de outro título apropriado para efetuar a reposição.

Em caso de obra danificada, não tente consertar e não faça remendos. O reparo é realizado na biblioteca por um profissional especializado.

Para agendar a reposição do material, o usuário deverá entrar em contato com a coordenação da Biblioteca Central por meio do e-mail: bu-bcentral@ufmg.br ou pelo telefone: (31) 3409-4612.

Posso frequentar a biblioteca sendo um usuário externo?

Pode sim. O usuário que não tenha vínculo com a UFMG poderá ter acesso ao acervo, ao ambiente de estudos e solicitar o empréstimo especial por até duas horas mediante apresentação de documento pessoal com foto.

Como funciona o cadastro?

Os novos usuários deverão apresentar o certificado de conclusão do treinamento on-line, cujo acesso se dá pelo portal minhaUFMG, por meio da aba “ turmas adicionais”, e o comprovante de matrícula do semestre vigente ambos documentos em formato PDF, por fim, devem enviá-los para o Setor de Referência da Biblioteca Central no e-mail: bcentral-referencia@bu.ufmg.br.

Para os servidores é exigida a apresentação do cartão de identificação funcional e o contracheque mais recente.

Para os terceirizados é exigida a apresentação de um documento pessoal com foto e do “termo de compromisso” assinado pelo responsável imediato.

Como ocorre o empréstimo entre Bibliotecas?

Permite que pessoas vinculadas à UFMG façam o empréstimo de livros em bibliotecas de outras instituições do país e também que pessoas sem vínculo com a UFMG solicitem o empréstimo de obras pertencentes ao acervo da Universidade. Para isso, é necessário solicitar a obra na biblioteca de origem, após a implementação do cadastro de cooperação entre bibliotecas.

Onde posso encontrar os contatos de outras Bibliotecas da UFMG?

Por meio do link a seguir, é possível acessar o contato das demais bibliotecas vinculadas ao SB/UFMG: https://www.bu.ufmg.br/bu_atual/bibliotecas/.

Não encontrou o que procurava? Envie uma mensagem para a equipe da Biblioteca Central da UFMG ou veja nossa lista de contatos das bibliotecas.

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