O treinamento online é uma preparação para utilização dos serviços e produtos das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFMG (SB/UFMG). Tem por objetivo orientar os usuários na utilização das ferramentas informacionais oferecidas para pleno aproveitamento.
Apresenta também os direitos, deveres e compromisso do usuário com a preservação dos recursos oferecidos pelas bibliotecas, tais como acervos, equipamentos e espaços educativos e culturais da UFMG.
Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, alunos e servidores devem realizar o treinamento online através do seguinte link: https://virtual.ufmg.br/plataforma/course/view.php?id=233
Passo a Passo
Comunidade Acadêmica
- Para se inscrever no treinamento através do portal MinhaUFMG: acesse o Moodle UFMG para sua inclusão automática na turma correspondente ao treinamento;
- Após concluir o treinamento, o usuário deverá solicitar, por e-mail, o cadastro na biblioteca da Unidade Acadêmica do seu curso. No corpo da mensagem, informe seu e-mail institucional UFMG, anexe cópia do certificado de conclusão do treinamento e comprovante de matrícula.
Estudantes do ICB e ICEX
- A solicitação de cadastro no Sistema de Bibliotecas da UFMG, para os alunos de graduação das Unidades Acadêmicas ICB e ICEx, deve ser enviada para o e-mail: bcentral-referencia@bu.ufmg.br.
Servidores Técnico-Administrativos
- Se você é servidor da UFMG, e sua unidade administrativa não apresenta biblioteca, envie a solicitação para o e-mail: bcentral-referencia@bu.ufmg.br. Mas, se você é servidor e a sua unidade administrativa possui uma biblioteca, deve enviar a solicitação diretamente para o e-mail do Setor de Referência dessa biblioteca. Anexe cópia do certificado obtido no treinamento e de sua carteira de identificação de servidor. Informe seu e-mail institucional UFMG, telefone celular, setor e telefone/ramal de seu local de trabalho na UFMG.