A renovação dos materiais emprestados é feita de forma online, diretamente na página do catálogo da UFMG, na aba “Acesso do Usuário”. Cada obra emprestada pode ser renovada até 10 vezes consecutivas.
Você pode acessar o a seção de renovação online no Pergamum, clicando no botão a seguir:
![](https://www.bu.ufmg.br/bcentral/wp-content/uploads/2022/12/image-4-1024x320.png)
Tela da Seção Renovação no sistema Meu Pergamum
Reposição de livros danificados ou perdidos
Em caso de perda, extravio de obras ou dano irreparável do material emprestado, o usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca proprietária do material para informar o ocorrido.
O exemplar perdido, danificado ou extraviado deverá ser reposto por outro de mesmo título e edição ou edição superior.
Não é necessário que o material seja novo, mas deve estar em boas condições de preservação, com miolo e capa firmes, sem rasgos, sem fungos, sem rasuras, não deve ter carimbos nem etiquetas de outra instituição.
Caso o material perdido, danificado ou extraviado não esteja disponível no mercado, por tratar-se de obra esgotada, consulte o bibliotecário da unidade proprietária do material, que irá indicar outro título apropriado para a reposição.
Em caso de obra danificada, não tente consertar e não faça remendos. O reparo é realizado na biblioteca por um profissional especializado.
Para agendar a reposição do material entre em contato com a coordenação da Biblioteca Central: bu-bcentral@ufmg.br.