As iniciativas de acessibilidade da BC têm como objetivo garantir a utilização segura e autônoma, seja total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos. Isso inclui proporcionar acesso às edificações, facilitar o uso de dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, além de disponibilizar os acervos.
A BC empenha-se em conhecer e respeitar as diferenças, buscando eliminar barreiras e obstáculos que possam dificultar ou impedir o acesso e o acolhimento de pessoas com deficiência.
Dimensão urbana da acessibilidade
A Biblioteca Central não se preocupa apenas com a acessibilidade interna do edifício, mas também com seu entorno. Foram considerados aspectos como pontos de ônibus com sinalização para deficientes visuais, calçadas rebaixadas, rampas para cadeirantes e vagas de estacionamento sinalizadas, localizadas próximas à entrada principal.
Dentro da biblioteca, há rampas de acesso, corrimãos, sinalização tátil e elevadores. Os espaços são amplos, bem iluminados, com banheiros adaptados e bebedouros acessíveis.
Além disso, a biblioteca disponibiliza lupas eletrônicas para aumento de textos e imagens, computadores com leitor de tela e teclados adaptados para deficientes visuais, além de estações de trabalho ajustadas para cadeirantes. Também oferece scanners para digitalização de materiais.
O acervo inclui obras literárias e informativas em Braille, bem como material audiovisual acessível.
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)
O NAI objetiva eliminar ou reduzir barreiras pedagógicas, instrumentais, arquitetônicas, de comunicação e informação, impulsionando o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade;
Compete ao NAI a proposição, organização, coordenação e execução de ações para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e profissional.
Clique no botão a seguir para conhecer na íntegra o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e seus serviços:

Acessibilidade no Portal da Biblioteca Central
O novo portal da BC foi desenvolvido procurando atender recomendações de compatibilidade de acordo com as orientações das Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web do World Content Accessibility Guide (WCAG) do W3C e, no caso do governo federal, ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites da administração pública federal.
A acessibilidade no site da BC está contemplada por dois plugins: One Click Accessibility e Vlibras. Ambos podem ser acessados a qualquer momento, tanto em desktops quanto em plataformas mobile.
One Click Accessibility
Para ter total acesso ao kit de ferramentas de acessibilidade (Toolkit) do One Click Accessibility, acesse o ícone de uma pessoa cadeirante, localizado no canto superior direito do nosso site (em qualquer página).

Ao clicar no ícone, você terá acesso às seguintes ferramentas:
- Redimensionar fonte (aumentar/diminuir)
- Escala de cinza
- Contraste Negativo
- Alto Contraste
- Fundo claro
- Links Sublinhado
- Fonte legível
- Link para:
VLibras
O VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.
O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).
Para acessar o VLibras, basta clicar no ícone azul com duas mãos, localizado no canto superior direito do nosso site (em qualquer página).

Ao clicar no ícone, as próximas telas serão exibidas, permitindo o acesso às traduções de todo o conteúdo do site:

