Telefone

(31) 3409-4617

E-mail

bu-bcentral@ufmg.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 7h30 às 22h

Taxas e Multas

Se refere aos valores cobrados dos usuários devido a material emprestado (livros ou chaves de armário) que não foram devolvidos (nem renovados), na data prevista ou para reposição das chaves perdidas.

Atenção: o valor do débito começa a ser computado assim que a pessoa usuária devolve o livro, por isso mantenha as suas devoluções em dia para evitar a geração de taxas e multas.

Valor da Multa

Empréstimo Domiciliar

Valor: R$ 1,00 por dia e por obra.

Empréstimo entre Bibliotecas

Valor: R$ 1,00 por dia e por obra.

Empréstimo Coleção de Reserva

Valor: R$ 1,00 por hora e por obra.

Empréstimo Especial

Valor: R$ 1,00 por hora e por obra.

Multa Pernoite Escaninho

Valor: R$ 5,00 por dia.

Perda da Chave de Armário

Valor: R$ 10,00 por unidade.

Taxa por não devolução da chave do armário por vários dias

Além da cobrança da multa por dia é cobrado também a troca do segredo da chave.

Guia de Recolhimento da União (GRU)

A Guia de Recolhimento da União (GRU) é um dos documentos instituídos pelo Ministério da Fazenda (atual Ministério da Economia), para o recolhimento das receitas de órgãos públicos, autarquias e fundações, tais como taxas, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, entre outras.

A GRU foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a cobrança de serviços públicos, e de atender ao disposto no art. 98 da Lei nº 10.707/2003 – LDO, tendo sido autorizada pelo Decreto nº 4.950/2004.

Os débitos com a biblioteca deverão ser quitados via Guia de Recolhimento da União (GRU). 

Para consultar e emitir sua GUIA GRU:

Reposição de livros danificados ou perdidos

Em caso de perda, extravio de obras ou dano irreparável do material emprestado, o usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca proprietária do material para informar o ocorrido.  

O exemplar perdido, danificado ou extraviado deverá ser reposto por outro de mesmo título e edição ou edição superior. 

Não é necessário que o material seja novo, mas deve estar em boas condições de preservação, com miolo e capa firmes, sem rasgos, sem fungos, sem rasuras, não deve ter carimbos nem etiquetas de outra instituição, fato que configura material furtado. 

Caso o material perdido, danificado ou extraviado não esteja disponível no mercado, por tratar-se de obra esgotada, consulte a pessoa bibliotecária da unidade proprietária do material, a indicação de outro título apropriado para efetuar a reposição.

Em caso de obra danificada, não tente consertar e não faça remendos. O reparo é realizado na biblioteca por um profissional especializado.

Para agendar a reposição do material entre em contato por e-mail com a Biblioteca Universitária: bu-bcentral@ufmg.br.

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