Taxas e Multas
Refere-se aos valores cobrados dos usuários em razão do não retorno, no prazo estipulado, de materiais emprestados (como livros ou chaves de armários) ou da necessidade de reposição de chaves perdidas.
Atenção: o cálculo das multas inicia-se no momento em que o material é devolvido em atraso. Por isso, é fundamental manter as devoluções em dia para evitar a cobrança de taxas adicionais.
Para informações mais detalhadas, confira o conteúdo abaixo:
Valor da Multa
Empréstimo Domiciliar
Valor: R$ 1,00 por dia e por obra.
Empréstimo entre Bibliotecas
Valor: R$ 1,00 por dia e por obra.
Empréstimo Coleção de Reserva
Valor: R$ 1,00 por hora e por obra.
Empréstimo Especial
Valor: R$ 1,00 por hora e por obra.
Multa Pernoite Escaninho
Valor: R$ 5,00 por dia.
Perda da Chave de Armário
Valor: R$ 10,00 por unidade.
Taxa por não devolução da chave do armário por vários dias
Além da cobrança da multa por dia é cobrado também a troca do segredo da chave.
Guia de Recolhimento da União (GRU)
A Guia de Recolhimento da União (GRU) é um dos documentos instituídos pelo Ministério da Fazenda (atual Ministério da Economia), para o recolhimento das receitas de órgãos públicos, autarquias e fundações, tais como taxas, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, entre outras.
A GRU foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a cobrança de serviços públicos, e de atender ao disposto no art. 98 da Lei nº 10.707/2003 – LDO, tendo sido autorizada pelo Decreto nº 4.950/2004.
Os débitos com a biblioteca deverão ser quitados via Guia de Recolhimento da União (GRU).
Para consultar e emitir sua GUIA GRU:
- Acesse o Catálogo Online UFMG e no canto superior direito da página, clique em “Acesso ao Usuário”;
- Para acessar o o catálogo online, você pode utilizar o QR CODE:
- Em seguida, no “Menu Serviços/Empréstimo”, selecione a opção “Débitos” e emita a Guia GRU de pagamento da multa.
- Efetue o pagamento no Banco do Brasil e envie o comprovante de pagamento e a GRU para a biblioteca que for proprietária do material quitado:
- Se o material quitado for da Biblioteca Central, envie o comprovante e a GRU para o e-mail: bcentral-referencia@bu.ufmg.br .
- Se o material quitado for de outra biblioteca da UFMG, confira a lista de e-mails para envio referente as demais bibliotecas da UFMG.
Reposição de livros danificados ou perdidos
Em caso de perda, extravio ou dano irreparável ao material emprestado, o usuário deverá informar imediatamente a biblioteca proprietária sobre o ocorrido.
O exemplar perdido, danificado ou extraviado deverá ser substituído por outro de mesmo título e edição, ou por uma edição mais recente.
Não é necessário que o material seja novo, mas deve estar em boas condições de conservação, com a capa e o miolo firmes, sem rasgos, fungos, rasuras, carimbos ou etiquetas de outra instituição.
Se o material não estiver disponível no mercado por ser uma obra esgotada, consulte o bibliotecário da unidade para que seja sugerido outro título apropriado como substituição.
Em caso de danos ao material, não tente repará-lo. O conserto deve ser realizado exclusivamente por um profissional especializado da biblioteca.
Para agendar a reposição do material, entre em contato com a Biblioteca Central por e-mail: bu-bcentral@ufmg.br.