Físico brasileiro nascido em Ouro Preto, Minas Gerais, Francisco Magalhães Gomes foi pioneiro na física nuclear no Brasil. A atuação dele no Conselho Deliberativo do CNPq, criado em 1951, viabilizou a liberação de recursos que permitiram a instalação, em 1952, do Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), na Escola de Engenharia da UFMG. Em 1958, participou, junto com uma equipe de engenheiros liderada por Jair Carlos Melo, da montagem do reator nuclear da Universidade Federal de Minas Gerais, o Triga, cuja utilidade era possibilitar o treinamento de pessoal e produzir radioisótopos que possuem aplicação na medicina.
Tudo isso fez com que Francisco Magalhães Gomes ficasse conhecido como ‘Chiquinho Bomba Atômica’, apelido que incomodava seus amigos, já que Magalhães Gomes, na verdade, era abertamente contra a bomba atômica. “Ele era um pacifista que deve ser lembrado porque trouxe o atomismo para a cultura de Minas”, disse o químico José Israel Vargas, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, em entrevista ao Boletim da UFMG durante as comemorações do centenário de nascimento de Magalhães Gomes, em março de 2006. Israel Vargas também revela outra faceta de Magalhães: o humanismo. “Era um homem extremamente culto. Recitava Dante e Dom Quixote, apreciava a literatura francesa e lia poetas alemães.”
Na década de 1990, a filha de Francisco Magalhães doou, para a UFMG, parte dos livros de sua biblioteca pessoal sobre Brasiliana (coleção que tem como tema específico o Brasil) e Literatura.
Curiosidade
No princípio da década de 80, Francisco de Assis Magalhães Gomes foi convidado pelo papa João Paulo II para participar de uma comissão de revisão do processo da Igreja Católica contra Galileu. Daí surgiram seus conhecidos estudos sobre o cientista. Acreditava que Galileu não era devidamente valorizado por sua contribuição à ciência.
Localização do acervo
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central
Normas de acesso
Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.
Contatos
(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br
Catálogo
O catálogo da coleção de Francisco de Assis Magalhães Gomes está em desenvolvimento e será disponibilizado em breve.