Perguntas frequentes

  • Como estão os empréstimos durante a pandemia?
    Mediante agendamento.

    Quem pode fazer o agendamento de empréstimo?
    O serviço de agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line da UFMG. Os demais tipos de empréstimo – entre bibliotecas, rápido, especial e solicitação de material de outros campi – não estão disponíveis neste momento de pandemia.

    Como agendar o empréstimo?
    No catálogo on-line, a opção “Solicitação de Empréstimo” aparecerá, no canto inferior direito da tela, após o usuário clicar no título da obra de interesse. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

    E como agendar a devolução de um livro?
    A renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

    Não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

    INFORMAÇÕES DE ANTES DA PANDEMIA

    1- Quem pode solicitar empréstimo de livros e/ou outros materiais na biblioteca?
    O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos usuários cadastrados. O Sistema de Bibliotecas da UFMG também atende a pedidos de empréstimos entre bibliotecas. Para isso,  as  bibliotecas de outras instituições deverão possuir cadastramento, realizado na Biblioteca Universitária da UFMG.

    2- Como ex-aluno, ainda posso fazer empréstimo domicilar de livros?
    Não. O empréstimo domiciliar não é permitido, pois é exclusivo para alunos, professores, funcionários e residentes do Hospital das Clínicas e da Escola de Veterinária da UFMG. 

    3 -Mas posso consultar livros na biblioteca? 
    Sim. A comunidade externa pode consultar livros pela modalidade de empréstimo rápido. Ou seja, poderá retirar no máximo dois itens pelo prazo de duas horas.

    4 - Posso pegar livros em qualquer unidade?
    Sim. O empréstimo poderá ser realizado nas 25 unidades do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

    5 - Posso devolver as obras em meu poder em qualquer biblioteca da UFMG?
    A devolução de obras retiradas por empréstimo poderá ser feita em qualquer biblioteca da UFMG, exceto materiais especiais como CD, fitas de vídeo, mapas, partituras etc. Esses materiais especiais só poderão ser devolvidos na biblioteca de origem.

    6 - Posso utilizar o acervo de outras bibliotecas fora da UFMG?
    Pode, desde que exista convênio entre a UFMG e a instituição. Você deverá solicitar, em sua biblioteca de origem, o formulário de empréstimo entre bibliotecas para efetuar a retirada da obra na outra biblioteca e estar atento e ciente das normas que regem essa modalidade de empréstimo.

    7 - Qual é o prazo de empréstimo?
    Alunos da graduação, professores e funcionários: 14 dias.

    Alunos de pós-graduação: 28 dias.

    OBS.: Algumas unidades possuem um prazo de empréstimo diferenciado. 

    8 - Qual o número de obras que se pode retirar?
    Alunos da graduação, professores e funcionários podem retirar até 5 itens.                                                         

    Alunos de pós-graduação podem retirar até 7 itens da biblioteca. 

    9 - Posso reservar um livro que está disponível na estante? 
    Não. Aceitam reserva somente os livros que se encontram emprestados. 

    10 - É possível conseguir cópias de artigos de periódicos, teses e dissertações não existentes no acervo das bibliotecas? 
    Sim, é possível. A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite obter de outras bibliotecas cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de congressos não existentes no acervo das bibliotecas da UFMG. É destinada ao atendimento a docentes, alunos e servidores. Para utilizar esse serviço, é necessário: ter a referência completa, isto é, autor, título do artigo, título do periódico, volume, número, ano e páginas do artigo; para teses, informar o autor, o título e a universidade onde foi defendida; dirigir-se a uma das bibliotecas do Sistema e solicitar o material. O preço das cópias varia de acordo com o sistema que for utilizado.

    11 - Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade?
    Comunicar imediatamente o fato à biblioteca depositária do material, que informará as providências de reposição.

  • Como agendar os espaços de estudo da Biblioteca Central?

    Para utilizar os espaços de estudo presencial da Biblioteca Central é necessário fazer  agendamento on-line em site criado pela Biblioteca Universitária. O acesso à página de cadastro é liberado via login e senha do minha UFMG. Logo em seguida, deve-se clicar em ‘Registrar’, para preencher o formulário de cadastro.

    Na página inicial do site de agendamento, o usuário deverá clicar em: Acesso aos Espaços de Estudo. O agendamento desses espaços pode ser feito apenas para as segundas-feiras, das 8h às 12h, e para as quartas-feiras, das 14h às 18h.

    Nos espaços de estudo da Biblioteca Central, serão disponibilizadas 80 vagas em cada dia e será permitido somente estudo individual.

    Como agendar consulta ao acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG?

    Para consultar o acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp) é necessário fazer  agendamento on-line em site criado pela Biblioteca Universitária. O acesso à página de cadastro é liberado via login e senha do minha UFMG. Logo em seguida, deve-se clicar em ‘Registrar’, para preencher o formulário de cadastro.

    Na página inicial do site de agendamento, o usuário deverá clicar em: Reserva de Obras para Consulta do acervo. O agendamento da consulta ao acervo pode ser feito apenas para as segundas-feiras, das 8h às 12h, e para as quartas-feiras, das 14h às 18h.

    A capacidade máxima da Dicolesp será de dois usuários por dia e serão disponibilizados, para consulta presencial, apenas os acervos exclusivos do setor – não encontrados em outras bibliotecas da UFMG – e ainda não digitalizados.

    Informações importantes

    Esses ambientes da Biblioteca Central estarão abertos para as pessoas da comunidade da UFMG regularmente cadastradas no Sistema de Bibliotecas, com todas as regras de biossegurança respeitadas, como uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

    Mochilas e bolsas deverão ser guardados nos escaninhos, já que os usuários não podem entrar com esses pertences.

    Cada aluno poderá levar sua garrafinha de água, mas não serão permitidos lanches no local.

  • 1 - Quem pode se cadastrar? 
    Podem se cadastrar:
    Estudantes da educação profissional, graduação, especialização e pós-graduação. 
    Alunos da educação básica e educação de jovens e adultos podem se cadastrar e utilizar os serviços das bibliotecas apresentando comprovante de matrícula e documento com foto.
    Servidores docentes, técnicos e administrativos do quadro ativo.
    Prestadores de serviços: funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas e menor aprendiz da Cruz Vermelha.
    Outras categorias: residentes, pesquisadores, professores visitantes, servidores docentes e técnico-administrativos aposentados poderão usar as bibliotecas apresentando outros documentos que comprovem a vinculação. 
    OBS.: por força do Decreto 5703/06, o servidor aposentado não pode portar a identificação funcional. 

    2 - Quais são os procedimentos para se cadastrar? 
    É necessário fazer o treinamento on-line para os novos usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Em cerca de quatro horas, são apresentados os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

    Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado de conclusão para a Biblioteca da unidade acadêmica do estudante

  • Quem pode acessar as plataformas de e-books?
    Toda a comunidade da UFMG, regularmente cadastrada no Sistema de Bibliotecas, pode acessar os conteúdos adquiridos pela Biblioteca Universitária para atender as demandas do ensino remoto emergencial. Foram adquiridas plataformas de e-books que melhor atendem aos cursos de graduação e oferecem obras preferencialmente em português. O investimento é superior a R$ 2 milhões. 

    Como acessar as plataformas Minha Biblioteca e Pearson?
    As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

    Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

    Como acessar a Proquest's Arts E-book Subscription?
    Para acessar a ProQuest's Arts E-book Subscription, com conteúdos que abrangem graduação e pós-graduação, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação. 

    E há alguma plataforma de e-books literários?
    Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para solicitar o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para  bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido. 

    Veja como acessar os e-books no treinamento disponibilizado no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG

     

     

     

  • Desde o início da pandemia, os serviços de empréstimo e devolução de livros das bibliotecas da UFMG estão sendo feitos mediante agendamento.

    No dia 13 de outubro de 2021, começaram os agendamentos dos espaços de estudo e da consulta ao acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central.

    Atendimento remoto, treinamentos on-line e acesso a livros eletrônicos são outros serviços disponíveis que suprem as demandas informacionais nesse período de ensino híbrido.

    Clique aqui para saber mais sobre o agendamento de empréstimo e devolução, agendamento dos espaços de estudo, treinamentos on-line e acesso aos e-books.

    1 - Quantas bibliotecas a UFMG possui? 
    O Sistema de Bibliotecas da UFMG é composto pela Biblioteca Universitária (órgão suplementar) e por 25 bibliotecas setoriais de livre acesso a toda a comunidade.

    2 - Qual o horário de funcionamento das bibliotecas da UFMG? 
    As bibliotecas têm horários de funcionamento variados. Para consultá-los, clique em 'Bibliotecas' no menu principal desse site. (ATENÇÃO: informações referentes ao período anterior à pandemia).

    3 - As bibliotecas da UFMG abrem aos sábados?
    Somente algumas bibliotecas funcionam aos sábados. Clique em 'Bibliotecas', no menu principal desse site, e consulte a biblioteca desejada.
    (ATENÇÃO: informação referente ao período anterior à pandemia).

  • 1- Como pesquisar uma obra no Catálogo on-line da UFMG?
    Clique em Catálogo on-line;
    Clique na caixa de texto e digite o termo para a pesquisa;
    Clique em Pesquisar.

    2 - Como consultar meu histórico no Sistema de Bibliotecas?
    Clique em Catálogo on-line;
    Clique em Acesso Usuário;
    Informe seu número de usuário (número localizado no verso de sua carteira da biblioteca);
    Digite sua senha utilizada para fazer seus empréstimos na biblioteca;
    Clique em Acessar;
    Clique em Histórico;
    Informe a data inicial e final;
    Clique em Mostrar.

    3 - Como posso sugerir títulos de material bibliográfico para aquisição? 
    Clique em Catálogo on-line. 
    Clique em Sugestão de Aquisição;
    Preencha as informações necessárias;
    Clique em Gravar.

  • Como estão sendo realizados os treinamentos durante a pandemia?

    Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, estão sendo realizados on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.