Perguntas frequentes

  • 1- Quem pode solicitar empréstimo de livros e/ou outros materiais na biblioteca?
    O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos usuários cadastrados. O Sistema de Bibliotecas da UFMG também atende a pedidos de empréstimos entre bibliotecas. Para isso,  as  bibliotecas de outras instituições deverão possuir cadastramento, realizado na Biblioteca Universitária da UFMG.

    2- Como ex-aluno, ainda posso fazer empréstimo domicilar de livros?
    Não. O empréstimo domiciliar não é permitido, pois é exclusivo para alunos, professores, funcionários e residentes do Hospital das Clínicas e da Escola de Veterinária da UFMG. 

    3 -Mas posso consultar livros na biblioteca? 
    Sim. A comunidade externa pode consultar livros pela modalidade de empréstimo rápido. Ou seja, poderá retirar no máximo dois itens pelo prazo de duas horas.

    4 - Posso pegar livros em qualquer unidade?
    Sim. O empréstimo poderá ser realizado nas 25 unidades do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

    5 - Posso devolver as obras em meu poder em qualquer biblioteca da UFMG?
    A devolução de obras retiradas por empréstimo poderá ser feita em qualquer biblioteca da UFMG, exceto materiais especiais como CD, fitas de vídeo, mapas, partituras etc. Esses materiais especiais só poderão ser devolvidos na biblioteca de origem.

    6 - Posso utilizar o acervo de outras bibliotecas fora da UFMG?
    Pode, desde que exista convênio entre a UFMG e a instituição. Você deverá solicitar, em sua biblioteca de origem, o formulário de empréstimo entre bibliotecas para efetuar a retirada da obra na outra biblioteca e estar atento e ciente das normas que regem essa modalidade de empréstimo.

    7 - Qual é o prazo de empréstimo?
    Alunos da graduação, professores e funcionários: 14 dias.

    Alunos de pós-graduação: 28 dias.

    OBS.: Algumas unidades possuem um prazo de empréstimo diferenciado. 

    8 - Qual o número de obras que se pode retirar?
    Alunos da graduação, professores e funcionários podem retirar até 5 itens.                                                         

    Alunos de pós-graduação podem retirar até 7 itens da biblioteca. 

    9 - Posso reservar um livro que está disponível na estante? 
    Não. Aceitam reserva somente os livros que se encontram emprestados. 

    10 - É possível conseguir cópias de artigos de periódicos, teses e dissertações não existentes no acervo das bibliotecas? 
    Sim, é possível. A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite obter de outras bibliotecas cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de congressos não existentes no acervo das bibliotecas da UFMG. É destinada ao atendimento a docentes, alunos e servidores. Para utilizar esse serviço, é necessário: ter a referência completa, isto é, autor, título do artigo, título do periódico, volume, número, ano e páginas do artigo; para teses, informar o autor, o título e a universidade onde foi defendida; dirigir-se a uma das bibliotecas do Sistema e solicitar o material. O preço das cópias varia de acordo com o sistema que for utilizado.

    11 - Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade?
    Comunicar imediatamente o fato à biblioteca depositária do material, que informará as providências de reposição.

  • Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, é necessário fazer o treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

    Ao final do treinamento, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado para a biblioteca da unidade acadêmica do estudante. Alunos dos cursos da graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), bem como servidores ou prestadores de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, devem encaminhá-lo para a Biblioteca Central. Já os alunos da pós-graduação do ICB e do ICEx devem encaminhar para as bibliotecas das respectivas unidades.

  • A retomada da assinatura de e-books da plataforma Minha Biblioteca resultará na expansão do acervo ao agregar milhares de livros eletrônicos das bibliografias básicas e complementares que auxiliarão tanto os discentes, quanto os docentes da graduação e do ensino técnico. A comunidade acadêmica poderá conferir os títulos da plataforma, predominantemente em língua portuguesa, do computador e de outros dispositivos, tais como tablets e smartphones. Foram adquiridas cerca de 34 mil licenças para acesso aos mais de 13 mil  títulos nas áreas jurídicas, de exatas, letras e artes, medicina, pedagogia, saúde e ciências sociais aplicadas, que estarão disponíveis no catálogo on-line e na plataforma Minha Biblioteca.

    Também foram comprados, como conteúdos de acesso permanente, mais de duzentos títulos de e-books perpétuos da Cengage Learning, de todas as áreas do conhecimento, com textos completos e recursos de acessibilidade, ferramentas e plataformas tecnológicas que visam facilitar o processo de aprendizagem. “O acesso aos e-books perpétuos é simultâneo - um usuário pode consultar diversos livros ao mesmo tempo – e multiusuário, já que não há restrição do número de pessoas que podem acessar o mesmo título. Isso possibilitará uma diminuição significativa das filas de reservas de obras impressas muito procuradas pelos alunos, como o livro ‘Cálculo’, de James Stewart”, observa Norma Cardoso, bibliotecária responsável pelo estudo e compra dos livros eletrônicos perpétuos.

    Acesso aos e-books da Minha Biblioteca

    Resultados de busca por e-books no catálogo on-line aparecem com o ícone de um cadeado, no qual é necessário clicar para ter acesso ao conteúdo
    Reprodução de tela

    Na tela inicial do Catálogo On-line da UFMG, digite o termo de pesquisa e clique na lupa;

    Refine a busca no menu lateral esquerdo da tela que se abre, clicando na opção ‘E-book’ em ‘Tipo de Obra’;

    Nos resultados da pesquisa, clique no cadeado ao lado do link da obra encontrada;

    Ao clicar no cadeado, aparecerá uma tela na qual você deve inserir seu login e senha de acesso ao usuário (os mesmos utilizados para fazer o login no catálogo on-line);

    Após esse primeiro contato com um e-book da Minha Biblioteca, você poderá navegar diretamente na plataforma e usufruir de todos os recursos lá disponíveis.

    E-books perpétuos da Cengage
    Clique no botão ‘Entrar’ no topo direito da tela do Catálogo On-line da UFMG e insira seu número de usuário e senha;

    No canto superior direito da tela que se abre, clique na seta ao lado do seu nome de usuário destacado em negrito, e, em seguida, aperte o botão ‘Acesso ao usuário’;

    Após abrir a tela de atividades, clique em ‘Base de dados’ e, ao visualizar as bases disponíveis, aperte o botão ‘Acessar’, em frente à Cengage, e informe seu e-mail para cadastro;

    Finalizado esse procedimento, é só iniciar as buscas na página inicial da plataforma, dentro da lista de e-books disponíveis;

    Caso tenha dificuldade para acessar o conteúdo, entre em contato com a biblioteca do seu curso.

  • Como acessar o documento completo das normas ABNT?

    A UFMG adquiriu assinatura anual para acesso às normas técnicas da ABNT. É possível, a partir dessa assinatura, acessar o documento completo das normas, por meio de busca no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas.

    Na página inicial do catálogo, realize uma pesquisa com o termo desejado. Nos resultados da busca, clique na aba “Pesquisa Target GEDweb”. Em seguida, selecione o título que deseja visualizar e clique no ícone do cadeado.

    No primeiro acesso, será solicitado o endereço de e-mail do MinhaUFMG. Na tela seguinte, informe o código e senha de usuário usados para acessar os serviços do catálogo on-line. O documento completo com as normas da ABNT será exibido para consulta.

    Para informações mais detalhadas, veja o PDF com as instruções de acesso.

  • 1- Como pesquisar uma obra no Catálogo on-line da UFMG?
    Clique em Catálogo on-line;
    Clique na caixa de texto e digite o termo para a pesquisa;
    Clique em Pesquisar.

    2 - Como consultar meu histórico no Sistema de Bibliotecas?
    Clique em Catálogo on-line;
    Clique em Acesso Usuário;
    Informe seu número de usuário (número localizado no verso de sua carteira da biblioteca);
    Digite sua senha utilizada para fazer seus empréstimos na biblioteca;
    Clique em Acessar;
    Clique em Histórico;
    Informe a data inicial e final;
    Clique em Mostrar.

    3 - Como posso sugerir títulos de material bibliográfico para aquisição? 
    Clique em Catálogo on-line. 
    Clique em Sugestão de Aquisição;
    Preencha as informações necessárias;
    Clique em Gravar.

  • Como estão sendo realizados os treinamentos?

    Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, estão sendo realizados on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.