Perguntas frequentes

  • 1- As bibliotecas já retomaram os atendimentos presenciais?
    Sim. A retomada do atendimento presencial, desde o dia 10 de janeiro, está em consonância com o avanço da UFMG para a Etapa 3 do Plano de Retorno Presencial

    Na Biblioteca Central, apenas a visita à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), localizada no quarto andar, e os treinamentos oferecidos pelo Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG continuarão a ser feitos mediante agendamento nos respectivos e-mails: colesp@bu.ufmg.br e setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br

    2-Como faço para saber os horários de funcionamento das bibliotecas?
    A Biblioteca Central (BC) está aberta às comunidades interna e externa à UFMG de segunda a sexta, das 7h30 às 22h. 

    Para conferir o horário de funcionamento das demais bibliotecas, clique no menu principal Bibliotecas no site www.bu.ufmg.br, e procure pela sua biblioteca de interesse, ou acesse a notícia "Bibliotecas têm novos horários de funcionamento".

    3 - Empréstimo e devolução continuam agendados?
    Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo. 

    A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

    No site www.bu.ufmg.br estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções. 

  • 1 - Como estão os serviços de empréstimo e devolução com a retomada do atendimento presencial nas bibliotecas?
    Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo. 

    A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

    No site www.bu.ufmg.br estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções. 

    2- Em caso de necessidade, como agendar os empréstimos?
    O serviço de agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line da UFMG. Os demais tipos de empréstimo – entre bibliotecas, rápido, especial e solicitação de material de outros campi – não estão disponíveis neste momento de pandemia.

    No catálogo on-line, a opção “Solicitação de Empréstimo” aparecerá, no canto inferior direito da tela, após o usuário clicar no título da obra de interesse. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

    3 - E como agendar devoluções?
    A renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

    Não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

    INFORMAÇÕES DE ANTES DA PANDEMIA

    1- Quem pode solicitar empréstimo de livros e/ou outros materiais na biblioteca?
    O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos usuários cadastrados. O Sistema de Bibliotecas da UFMG também atende a pedidos de empréstimos entre bibliotecas. Para isso,  as  bibliotecas de outras instituições deverão possuir cadastramento, realizado na Biblioteca Universitária da UFMG.

    2- Como ex-aluno, ainda posso fazer empréstimo domicilar de livros?
    Não. O empréstimo domiciliar não é permitido, pois é exclusivo para alunos, professores, funcionários e residentes do Hospital das Clínicas e da Escola de Veterinária da UFMG. 

    3 -Mas posso consultar livros na biblioteca? 
    Sim. A comunidade externa pode consultar livros pela modalidade de empréstimo rápido. Ou seja, poderá retirar no máximo dois itens pelo prazo de duas horas.

    4 - Posso pegar livros em qualquer unidade?
    Sim. O empréstimo poderá ser realizado nas 25 unidades do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

    5 - Posso devolver as obras em meu poder em qualquer biblioteca da UFMG?
    A devolução de obras retiradas por empréstimo poderá ser feita em qualquer biblioteca da UFMG, exceto materiais especiais como CD, fitas de vídeo, mapas, partituras etc. Esses materiais especiais só poderão ser devolvidos na biblioteca de origem.

    6 - Posso utilizar o acervo de outras bibliotecas fora da UFMG?
    Pode, desde que exista convênio entre a UFMG e a instituição. Você deverá solicitar, em sua biblioteca de origem, o formulário de empréstimo entre bibliotecas para efetuar a retirada da obra na outra biblioteca e estar atento e ciente das normas que regem essa modalidade de empréstimo.

    7 - Qual é o prazo de empréstimo?
    Alunos da graduação, professores e funcionários: 14 dias.

    Alunos de pós-graduação: 28 dias.

    OBS.: Algumas unidades possuem um prazo de empréstimo diferenciado. 

    8 - Qual o número de obras que se pode retirar?
    Alunos da graduação, professores e funcionários podem retirar até 5 itens.                                                         

    Alunos de pós-graduação podem retirar até 7 itens da biblioteca. 

    9 - Posso reservar um livro que está disponível na estante? 
    Não. Aceitam reserva somente os livros que se encontram emprestados. 

    10 - É possível conseguir cópias de artigos de periódicos, teses e dissertações não existentes no acervo das bibliotecas? 
    Sim, é possível. A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite obter de outras bibliotecas cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de congressos não existentes no acervo das bibliotecas da UFMG. É destinada ao atendimento a docentes, alunos e servidores. Para utilizar esse serviço, é necessário: ter a referência completa, isto é, autor, título do artigo, título do periódico, volume, número, ano e páginas do artigo; para teses, informar o autor, o título e a universidade onde foi defendida; dirigir-se a uma das bibliotecas do Sistema e solicitar o material. O preço das cópias varia de acordo com o sistema que for utilizado.

    11 - Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade?
    Comunicar imediatamente o fato à biblioteca depositária do material, que informará as providências de reposição.

  • Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, é necessário fazer o treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

    Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado de conclusão para a Biblioteca da unidade acadêmica do estudante. 

  • Comunicado temporário
    O acesso às plataformas de e-books Minha Biblioteca, Pearson e Árvore Livros foi interrompido temporariamente. A diretoria da BU já está trabalhando no processo de renovação do contrato dessas plataformas para que possam ser liberadas novamente o mais rápido possível. 

    A única plataforma que permanece acessível, por enquanto, é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, cujo acesso pode ser solicitado através deste link.

    1-Quem pode acessar os e-books?
    Toda a comunidade acadêmica, inclusive os estudantes de disciplinas isoladas regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas, podem acessar as quatro plataformas de e-books assinadas, pela Biblioteca Universitária, por um valor aproximado de dois milhões de reais.

    2- Como acessar os e-books?
    As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via catálogo on-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

    Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

    Outra plataforma disponível é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, com conteúdos que abrangem graduação e pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

    Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para solicitar o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

     

  • Como acessar o documento completo das normas ABNT?

    A UFMG adquiriu assinatura anual para acesso às normas técnicas da ABNT. É possível, a partir dessa assinatura, acessar o documento completo das normas, por meio de busca no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas.

    Na página inicial do catálogo, realize uma pesquisa com o termo desejado. Nos resultados da busca, clique na aba “Pesquisa Target GEDweb”. Em seguida, selecione o título que deseja visualizar e clique no ícone do cadeado.

    No primeiro acesso, será solicitado o endereço de e-mail do MinhaUFMG. Na tela seguinte, informe o código e senha de usuário usados para acessar os serviços do catálogo on-line. O documento completo com as normas da ABNT será exibido para consulta.

    Para informações mais detalhadas, veja o PDF com as instruções de acesso.

  • 1- Como pesquisar uma obra no Catálogo on-line da UFMG?
    Clique em Catálogo on-line;
    Clique na caixa de texto e digite o termo para a pesquisa;
    Clique em Pesquisar.

    2 - Como consultar meu histórico no Sistema de Bibliotecas?
    Clique em Catálogo on-line;
    Clique em Acesso Usuário;
    Informe seu número de usuário (número localizado no verso de sua carteira da biblioteca);
    Digite sua senha utilizada para fazer seus empréstimos na biblioteca;
    Clique em Acessar;
    Clique em Histórico;
    Informe a data inicial e final;
    Clique em Mostrar.

    3 - Como posso sugerir títulos de material bibliográfico para aquisição? 
    Clique em Catálogo on-line. 
    Clique em Sugestão de Aquisição;
    Preencha as informações necessárias;
    Clique em Gravar.

  • Como estão sendo realizados os treinamentos durante a pandemia?

    Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, estão sendo realizados on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.