Guia do Usuário

  • Se você tem vínculo com a Universidade Federal de Minas Gerais, deve providenciar a carteira única da UFMG. Emitida pela Pró-reitoria de Administração, ela é o passaporte de acesso à Universidade Federal de Minas Gerais.

    Caso seja aluno da graduação ou da educação profissional, sua carteira será entregue após o registro acadêmico. Mas se você for aluno da pós-graduação, servidor ou prestador de serviços, deverá solicitá-la na Central de Controle de Acesso, no 2º andar da Praça de Serviços do campus Pampulha. Depois disso, é só atualizar seu cadastro na biblioteca da sua unidade de origem.

    E se você for estudante dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas, da graduação do Instituto de Ciências Exatas, servidor ou prestador de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, deverá fazer a validação da carteira única da UFMG na Biblioteca Central.

    Quem pode solicitar a carteira única? 
    Estudantes: educação profissional, graduação, especialização e pós-graduação. 

    Alunos da educação básica e educação de jovens e adultos podem se cadastrar e utilizar os serviços das bibliotecas apresentando comprovante de matrícula e documento com foto.

    Servidores: docentes, técnicos e administrativos do quadro ativo.

    Prestadores de serviços: funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas e menor aprendiz da Cruz Vermelha.

    Outras categorias: residentes, pesquisadores, professores visitantes, servidores docentes e técnico-administrativos aposentados poderão usar as bibliotecas apresentando outros documentos que comprovem a vinculação. 

    OBS: por força do Decreto 5703/06, o servidor aposentado não pode portar a identificação funcional. 

    Documentos necessários para emissão da carteira única

    Estudantes da educação profissional e graduação - nenhuma ação é necessária. A carteira será entregue na sua unidade após o registro acadêmico. 

    Estudantes da pós-graduação - RG + CPF + Comprovante de matrícula ou contracheque. 

    Servidores e prestadores de serviço - RG + CPF + Contracheque + Carta de apresentação assinada pelo diretor da empresa terceirizada (somente para prestadores de serviço)

    Menor aprendiz - RG + CPF + Declaração emitida pelo DRH/PRORH

    Local de solicitação 
    Central de Controle de Acesso – CCA/PRA
    Praça de Serviços – 2º andar – Loja 26 – Campus Pampulha.
    Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. // Contato: (31)3409-3263 / acesso@pra.ufmg.br

    Perda ou extravio
    Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via deverá ser feita pelo portal “minhaufmg” para as categorias de estudantes, servidores e contratados via fundações. 

    As demais categorias deverão solicitar a segunda via por meio do endereço eletrônico acesso@pra.ufmg

     

  • 1 - Quem pode se cadastrar? 
    Podem se cadastrar:
    Estudantes da educação profissional, graduação, especialização e pós-graduação. 
    Alunos da educação básica e educação de jovens e adultos podem se cadastrar e utilizar os serviços das bibliotecas apresentando comprovante de matrícula e documento com foto.
    Servidores docentes, técnicos e administrativos do quadro ativo.
    Prestadores de serviços: funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas e menor aprendiz da Cruz Vermelha.
    Outras categorias: residentes, pesquisadores, professores visitantes, servidores docentes e técnico-administrativos aposentados poderão usar as bibliotecas apresentando outros documentos que comprovem a vinculação. 
    OBS.: por força do Decreto 5703/06, o servidor aposentado não pode portar a identificação funcional. 

    2 - Quais são os procedimentos para se cadastrar? 

    Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, é necessário fazer o treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

    Ao final do treinamento, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado para a biblioteca da unidade acadêmica do estudante. Alunos dos cursos da graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), bem como servidores ou prestadores de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, devem encaminhá-lo para a Biblioteca Central. Já os alunos da pós-graduação do ICB e do ICEx devem encaminhar para as bibliotecas das respectivas unidades.

  • A retomada da assinatura de e-books da plataforma Minha Biblioteca resultará na expansão do acervo ao agregar milhares de livros eletrônicos das bibliografias básicas e complementares que auxiliarão tanto os discentes, quanto os docentes da graduação e do ensino técnico. A comunidade acadêmica poderá conferir os títulos da plataforma, predominantemente em língua portuguesa, do computador e de outros dispositivos, tais como tablets e smartphones. Foram adquiridas cerca de 34 mil licenças para acesso aos mais de 13 mil  títulos nas áreas jurídicas, de exatas, letras e artes, medicina, pedagogia, saúde e ciências sociais aplicadas, que estarão disponíveis no catálogo on-line e na plataforma Minha Biblioteca.

    Também foram comprados, como conteúdos de acesso permanente, mais de duzentos títulos de e-books perpétuos da Cengage Learning, de todas as áreas do conhecimento, com textos completos e recursos de acessibilidade, ferramentas e plataformas tecnológicas que visam facilitar o processo de aprendizagem. “O acesso aos e-books perpétuos é simultâneo - um usuário pode consultar diversos livros ao mesmo tempo – e multiusuário, já que não há restrição do número de pessoas que podem acessar o mesmo título. Isso possibilitará uma diminuição significativa das filas de reservas de obras impressas muito procuradas pelos alunos, como o livro ‘Cálculo’, de James Stewart”, observa Norma Cardoso, bibliotecária responsável pelo estudo e compra dos livros eletrônicos perpétuos.

    Acesso aos e-books da Minha Biblioteca

    Resultados de busca por e-books no catálogo on-line aparecem com o ícone de um cadeado, no qual é necessário clicar para ter acesso ao conteúdo
    Reprodução de tela

    Na tela inicial do Catálogo On-line da UFMG, digite o termo de pesquisa e clique na lupa;

    Refine a busca no menu lateral esquerdo da tela que se abre, clicando na opção ‘E-book’ em ‘Tipo de Obra’;

    Nos resultados da pesquisa, clique no cadeado ao lado do link da obra encontrada;

    Ao clicar no cadeado, aparecerá uma tela na qual você deve inserir seu login e senha de acesso ao usuário (os mesmos utilizados para fazer o login no catálogo on-line);

    Após esse primeiro contato com um e-book da Minha Biblioteca, você poderá navegar diretamente na plataforma e usufruir de todos os recursos lá disponíveis.

    E-books perpétuos da Cengage
    Clique no botão ‘Entrar’ no topo direito da tela do Catálogo On-line da UFMG e insira seu número de usuário e senha;

    No canto superior direito da tela que se abre, clique na seta ao lado do seu nome de usuário destacado em negrito, e, em seguida, aperte o botão ‘Acesso ao usuário’;

    Após abrir a tela de atividades, clique em ‘Base de dados’ e, ao visualizar as bases disponíveis, aperte o botão ‘Acessar’, em frente à Cengage, e informe seu e-mail para cadastro;

    Finalizado esse procedimento, é só iniciar as buscas na página inicial da plataforma, dentro da lista de e-books disponíveis;

    Caso tenha dificuldade para acessar o conteúdo, entre em contato com a biblioteca do seu curso.

  • Tipos de empréstimo

    Empréstimo Domiciliar – permite, aos usuários com vínculo com a UFMG, a retirada de material por período determinado. Para fazer esse empréstimo, é necessário apresentar a carteira única da UFMG. Se você for aluno da educação básica, ou da educação de jovens e adultos, apresente seu comprovante de matrícula e documento oficial com foto.

    Empréstimo Especial - cada biblioteca poderá realizar o empréstimo com duração diferenciada para obras específicas. Poderá ser feito o empréstimo overnight dessas obras, ou seja, elas poderão ser emprestadas do final da tarde - conforme especificação de cada unidade - até a hora de abertura no dia seguinte ou durante finais de semana e feriados, desde que a devolução seja feita no primeiro dia útil.

    Empréstimo Rápido - permite a retirada do material da biblioteca por duas horas pelos usuários sem vínculo com a UFMG. O empréstimo é realizado mediante preenchimento de formulário e a retenção do documento de identidade durante o período de empréstimo.

    Empréstimo entre Bibliotecas - permite que as pessoas com vínculo na UFMG realizem o empréstimo em bibliotecas de outras instituições do país e também que pessoas sem vínculo com a UFMG realizem o empréstimo de obras pertencentes ao acervo do Sistema. Para fazer isso, você deverá solicitar a obra na biblioteca à qual esteja vinculado, após ser feito cadastro de cooperação entre as bibliotecas.

    Solicitação de material de outros campi

    Você pode solicitar, na biblioteca de sua unidade*, o recebimento de obras localizadas em outros campi. O pedido está sujeito à disponibilidade da obra. 

    *Exceção: Alunos de graduação do ICEx e de toda comunidade do ICB, servidores, funcionários contratados e menores da Cruz Vermelha lotados em unidades administrativas devem realizar a solicitação na Biblioteca Central. Residentes e funcionários do Hospital das Clínicas devem realizar a solicitação na Biblioteca do Campus Saúde.

    EMPRÉSTIMO DO ACERVO DO CAMPUS PAMPULHA, DIREITO, ARQUITETURA E ICA

    Alunos do Ensino Fundamental - 1º e 2º ano - 1 item - 14 dias
                                                                  3º e 4º ano - 3 itens - 14 dias
                                                                  5º ao 9º ano - 5 itens - 14 dias

    Alunos do ensino técnico, da educação de jovens e adultos (EJA) e da graduação, servidores, funcionários contratados, residentes e menores da Cruz Vermelha - 5 itens - 14 dias

    Professores e alunos da pós-graduação - 7 itens - 28 dias

    Professores e alunos da pós-graduação da Escola de Veterinária e do Instituto de Ciências Agrárias - 7 itens - 14 dias

    EMPRÉSTIMO DO ACERVO DO CAMPUS SAÚDE

    Alunos de graduação, servidores e residentes médicos - 5 itens - 7 dias

    Professores e alunos da pós-graduação - 7 itens - 7 dias

     

  • A UFMG adquiriu assinatura anual para acesso às normas técnicas da ABNT. É possível, a partir dessa assinatura, acessar o documento completo das normas, por meio de busca no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas.

    Na página inicial do catálogo, realize uma pesquisa com o termo desejado. Nos resultados da busca, clique na aba “Pesquisa Target GEDweb”. Em seguida, selecione o título que deseja visualizar e clique no ícone do cadeado.

    No primeiro acesso, será solicitado o endereço de e-mail do MinhaUFMG. Na tela seguinte, informe o código e senha de usuário usados para acessar os serviços do catálogo on-line. O documento completo com as normas da ABNT será exibido para consulta.

    Para informações mais detalhadas, veja o PDF com as instruções de acesso.

  • 1 - Quantas bibliotecas a UFMG possui? 
    O Sistema de Bibliotecas da UFMG é composto pela Biblioteca Universitária (órgão suplementar) e por 26 bibliotecas setoriais de livre acesso a toda a comunidade.

    2 - Qual o horário de funcionamento das bibliotecas da UFMG? 
    As bibliotecas têm horários de funcionamento variados. Para consultá-los, clique em 'Bibliotecas' no menu principal desse site. 

    3 - As bibliotecas da UFMG abrem aos sábados?
    Somente algumas bibliotecas funcionam aos sábados. Clique em 'Bibliotecas', no menu principal desse site, e consulte a biblioteca desejada.
    (ATENÇÃO: informação referente ao período anterior à pandemia).

  • Acesse o site www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo on-line”, no canto superior direito do site, ou em "Consulta ao acervo", no segundo menu;
    Digite o termo para a pesquisa (autor, título, assunto ou livre), selecione a biblioteca onde deseja fazer a busca e clique em pesquisar;
    Clique na obra escolhida para saber os dados do acervo, informações sobre exemplares disponíveis, localização na estante, reserva, entre outras. 

    Otimizando a pesquisa: 
    Clique no botão “Selecione outras pesquisas”. Esse botão irá abrir novos campos de informação com título autoexplicativo. Quanto mais informações sobre a sua busca estiverem especificadas nesses campos, mais preciso será o resultado da pesquisa. 

     

  • Durante a pandemia, a renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

    Não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

    __________________________________

    Acesse o site: www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo on-line”;
    Clique em “Acesso ao usuário”. ATENÇÃO: é necessário desbloquear os pop-ups do seu navegador para abrir essa janela;
    Digite o número da carteira única da UFMG ou o número de usuário informado pela biblioteca da sua unidade (se não tiver a carteira);
    Digite a senha e o código impresso (que aparece na tela);
    Clique em renovar.

    Importante
    Você pode renovar o livro por até 10 vezes seguidas, se ele não estiver reservado ou em atraso.  Não conseguir fazer a renovação on-line não justifica o atraso na devolução do material emprestado!

    Caso não consiga fazer a renovação on-line, você deverá ir a qualquer biblioteca para renovar o livro. Antes, verifique o horário de funcionamento da biblioteca onde você reservou o livro.

     

  • Se todos os exemplares da obra que você precisa estiverem emprestados, faça uma reserva!

    Para reservar um livro:
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo on-line”;
    Faça a pesquisa;
    Ao clicar no livro que você procurou, caso ele esteja emprestado e não haja nenhum outro exemplar disponível, clique em “Reservar” e preencha as informações solicitadas. 

    Para verificar a posição na fila da reserva: 
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo On-line”;
    Clique em “Acesso ao usuário”;
    Digite o número de usuário da carteira única da UFMG, ou o número informado pela biblioteca da sua unidade, e a senha;
    Clique em “Empréstimo” e em “Reserva”.

    Quando a obra que você reservou estiver disponível, será exibida uma mensagem na página pessoal do usuário dentro do Catálogo do Sistema de Bibliotecas e você terá o prazo de 24 horas para retirá-la no setor de empréstimo.

    Após esse período, caso você não retire a obra, ela será liberada para o próximo da lista. Caso não haja ninguém na lista de espera, o material retornará para o acervo.

  • Você pode devolver os itens emprestados em qualquer biblioteca, exceto aqueles considerados especiais – CDs, DVDs, partituras etc – que devem ser devolvidos na biblioteca onde o empréstimo foi realizado. 

    Se não puder devolver os livros pessoalmente, peça para um colega devolvê-los para você. Qualquer pessoa pode fazer a devolução para o usuário que fez o empréstimo.

    Avisos
    Acompanhe na área “Acesso Usuário” do Catálogo On-line:
    A data de vencimento de empréstimos;
    Os avisos de reserva;
    Os avisos de materiais em atraso.

    Mantenha atualizado seu cadastro
    O sistema envia para o seu e-mail mensagens para lembrá-lo da data de devolução do material emprestado ou em atraso. Porém, não se esqueça de que a devolução é uma responsabilidade sua. Portanto, o não recebimento da mensagem não o isentará do pagamento de multa por atraso.  

     

     

  • Os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, podem ser conferidos no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.

  • Será cobrada multa para os materiais não devolvidos no período previsto. A multa por cada item varia de acordo com o tipo de empréstimo. São considerados dias corridos inclusive sábados, domingos e feriados.  

    Os débitos deverão ser quitados via Guia de Recolhimento da União (GRU). 

    No catálogo on-line, no canto superior direito, clique em "Acesso ao Usuário". Em seguida, no "Menu Serviços/Empréstimo", selecione a opção "Débitos" e emita a Guia GRU de pagamento da multa.

    Efetue o pagamento no Banco do Brasil e envie o comprovante de pagamento e a GRU para o e-mail da biblioteca responsável pelo material do débito quitado.

    Valores das multas  
    Empréstimo Domiciliar: R$ 1,00/dia/obra
    Empréstimo Especial: R$ 1,00/hora/obra
    Empréstimo entre Bibliotecas: R$ 1,00/dia/obra
    Empréstimo da Coleção Reserva: R$ 1,00/hora/obra
    Pernoite escaninho: R$5,00/dia
    Perda da chave do escaninho: R$ 10,00 

    Não se esqueça de devolver o material em dia! 
    O aluno que estiver em débito com a biblioteca não poderá receber nenhum tipo de declaração ou certificado da UFMG.  Os servidores técnico-administrativos, docentes e funcionários contratados, que estiverem em débito, estarão sujeitos às penalidades disciplinares definidas em lei. 

  • As chaves da cabine de estudo e do guarda-volumes são de sua responsabilidade e devem ser devolvidas sempre que você sair da biblioteca. Haverá cobrança de multa por não devolução no mesmo dia ou perda. 

  • Ao preservar o livro (material), preserva-se o conhecimento (imaterial). 

    Todos os anos, milhares de reais, que poderiam ser investidos na compra de novos exemplares para você, são gastos para reparar danos causados pela má utilização dos livros. Porém, esse reparo nem sempre é possível e o conhecimento nas páginas que foram inutilizadas é perdido completamente. Para mantê-lo, basta tomarmos uma atitude simples e gratuita: o cuidado.

    Preservar o livro não custa nada.

    Não é permitido 

    • Fazer grifos e anotações nas páginas dos livros
    • Usar grampos, clips, elásticos ou fitas adesivas
    • Fazer dobras nas pontas das páginas
    • Alimentar-se ou fumar próximo aos materiais bibliográficos

    Em caso de perda, extravio de obras, ou dano irreparável ao item emprestado, você deverá comunicar a biblioteca e providenciar a reposição do exemplar da mesma edição ou mais recente.
    Em caso de obra danificada, não tente consertar e não faça remendos! A tarefa de reparo é realizada pela biblioteca. 

  • Normalização de trabalhos
    Orientações sobre a normalização de trabalhos técnico-científicos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT. 

    Comutação Bibliográfica
    É o trabalho de busca e fornecimento de cópia de partes de documentos, periódicos, dissertações, teses, relatórios e anais localizados em bibliotecas do Brasil e do exterior.

    Ficha Catalográfica
    Obrigatória em monografias de especialização, dissertações e teses defendidas na UFMG, fornece informações bibliográficas referentes à obra, permitindo a sua identificação e auxiliando no trabalho de processamento técnico.

    Entre em contato com a biblioteca da sua unidade para solicitar nada consta e ficha catalográfica. Alunos dos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas devem entrar em contato com a Biblioteca Central da UFMG

    Setor de Apoio aos Usuários do Portal de Periódicos da Capes na UFMG
    Capacita a comunidade acadêmica na utilização dos recursos e ferramentas de busca do Portal de Periódicos (biblioteca on-line que oferece acesso à produção científica mundial). Serviços oferecidos: treinamentos periódicos programados e/ou agendados para grupos; atendimento personalizado por telefone, e-mail ou pessoalmente; organização de cursos ministrados pelos editores internacionais; intermediação junto a Capes de demandas da Universidade e divulgação das bases de dados disponíveis para avaliação.
    O acesso ao Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br) está disponível em todo o ambiente da UFMG nos computadores da Instituição e computadores pessoais via wireless. Para acesso fora da UFMG utiliza-se a ferramenta Cafe-RNP, onde o usuário é identificado através do cadastro no minhaufmg.
    Contatos: (31)3409-4627
    setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br
    www.bu.ufmg.br/portalcapes

    Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras
    Preserva e dá acesso a acervos bibliográficos patrimoniais da UFMG, datados dos séculos 16 ao 20, considerados raros e/ou preciosos devido à importância histórica, literária e cultural. Localizada no 4º andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha, a Divisão oferece visita monitorada mediante agendamento.
    Contatos: (31)3409-4615 e (31)3409-4623
    colesp@bu.ufmg.br

    Visita Monitorada
    As bibliotecas realizam, mediante agendamento, visitas monitoradas com o objetivo de apresentar o acervo, os espaços e os serviços oferecidos. Para agendamento, entre em contato diretamente com a biblioteca de seu interesse.

    Espaço de Leitura
    Localizado no 1º andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha, o Espaço de Leitura disponibiliza diversas obras literárias: clássicos, best-sellers, poesia, literatura infanto-juvenil, romances, obras para deficientes visuais, entre outras.
    Contatos: (31)3409-4614
    bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br
    espacoleituraufmg.wordpress.com

    Carro-Biblioteca
    Visita comunidades socialmente vulneráveis da Grande BH com objetivo de democratizar a informação e promover ações culturais educativas. As visitas são realizadas uma vez por semana, com duração de duas horas, em um ponto fixo na comunidade. 
    Contatos: (31)3409-5202
    carrobib@eci.ufmg.br

    Escritores Mineiros
    Recria, no 3º andar da Biblioteca Central, o ambiente de trabalho e a biblioteca pessoal de escritores mineiros como Adão Ventura, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Fernando Sabino e muitos outros.
    Contatos: (31)3409-6079 e (31)3409-4624
    acemg@bu.ufmg.br
    www.bu.ufmg.br/aem

    Repositório UFMG
    Autoarquivamento, automatização padronizada de metadados e integração são os diferenciais do novo Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que reúne, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade.

    Além dos trabalhos acadêmicos (coleções de teses, dissertações, monografias, memoriais, trabalhos de conclusão de curso e de pós-doutorado), o RI-UFMG disponibiliza, ainda, publicações científicas e culturais (artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos, relatórios de pesquisa), recursos educacionais (materiais didáticos, jogos, objetos educacionais, entre outros) e de gestão (relatórios anuais, manuais de processos e atas). 

    O repositório foi concebido e desenvolvido por equipe multidisciplinar, instituída pela Pró-reitoria de Pesquisa e integrada por professores e técnicos da Biblioteca Universitária (BU), da Diretoria de Governança Informacional (DGI), da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), do AVAS 21, da Faculdade de Medicina, e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). 

    Confira o vídeo sobre a missão e os benefícios que o RI-UFMG traz para a sociedade. Veja também o tutorial para autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG. 

    Contatos: (31)3409-4620
    repositorio@ufmg.br 
    https://repositorio.ufmg.br//