Guia do Usuário

  • Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Sistema de Bibliotecas da UFMG está oferecendo, de modo remoto (on-line), serviços como acesso a e-books de todas as áreas do conhecimento, envio de nada consta e ficha catalográfica, quitação de multas, treinamentos on-line, cadastro de novos usuários, empréstimo e devolução agendados, entre outros. 

    Clique aqui para saber mais sobre cada um desses serviços.

  • 1 - Quem pode se cadastrar? 
    Podem se cadastrar:
    Estudantes da educação profissional, graduação, especialização e pós-graduação. 
    Alunos da educação básica e educação de jovens e adultos podem se cadastrar e utilizar os serviços das bibliotecas apresentando comprovante de matrícula e documento com foto.
    Servidores docentes, técnicos e administrativos do quadro ativo.
    Prestadores de serviços: funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas e menor aprendiz da Cruz Vermelha.
    Outras categorias: residentes, pesquisadores, professores visitantes, servidores docentes e técnico-administrativos aposentados poderão usar as bibliotecas apresentando outros documentos que comprovem a vinculação. 
    OBS.: por força do Decreto 5703/06, o servidor aposentado não pode portar a identificação funcional. 

    2 - Quais são os procedimentos para se cadastrar? 
    É necessário fazer o treinamento on-line para os novos usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Em cerca de quatro horas, são apresentados os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

    Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado de conclusão para a Biblioteca da unidade acadêmica do estudante

  • Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, estão sendo realizados on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.

  • 1- As bibliotecas já retomaram os atendimentos presenciais?
    Sim. A retomada do atendimento presencial, desde o dia 10 de janeiro, está em consonância com o avanço da UFMG para a Etapa 3 do Plano de Retorno Presencial

    Na Biblioteca Central, apenas a visita à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), localizada no quarto andar, e os treinamentos oferecidos pelo Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG continuarão a ser feitos mediante agendamento nos respectivos e-mails: colesp@bu.ufmg.br e setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br

    2-Como faço para saber os horários de funcionamento das bibliotecas?
    A Biblioteca Central (BC) está aberta às comunidades interna e externa à UFMG de segunda a sexta, das 7h30 às 22h. 

    Para conferir o horário de funcionamento das demais bibliotecas, clique no menu principal Bibliotecas no site www.bu.ufmg.br, e procure pela sua biblioteca de interesse, ou acesse a notícia "Bibliotecas têm novos horários de funcionamento".

    3 - Empréstimo e devolução continuam agendados?
    Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo. 

    A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

    No site www.bu.ufmg.br estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções. 

    INFORMAÇÕES DE ANTES DA PANDEMIA

    Se você tem vínculo com a Universidade Federal de Minas Gerais, deve providenciar a carteira única da UFMG. Emitida pela Pró-reitoria de Administração, ela é o passaporte de acesso à Universidade Federal de Minas Gerais.

    Caso seja aluno da graduação ou da educação profissional, sua carteira será entregue após o registro acadêmico. Mas se você for aluno da pós-graduação, servidor ou prestador de serviços, deverá solicitá-la na Central de Controle de Acesso, no 2º andar da Praça de Serviços do campus Pampulha. Depois disso, é só atualizar seu cadastro na biblioteca da sua unidade de origem.

    E se você for estudante dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas, da graduação do Instituto de Ciências Exatas, servidor ou prestador de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, deverá fazer a validação da carteira única da UFMG na Biblioteca Central.

    Quem pode solicitar a carteira única? 
    Estudantes: educação profissional, graduação, especialização e pós-graduação. 

    Alunos da educação básica e educação de jovens e adultos podem se cadastrar e utilizar os serviços das bibliotecas apresentando comprovante de matrícula e documento com foto.

    Servidores: docentes, técnicos e administrativos do quadro ativo.

    Prestadores de serviços: funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas e menor aprendiz da Cruz Vermelha.

    Outras categorias: residentes, pesquisadores, professores visitantes, servidores docentes e técnico-administrativos aposentados poderão usar as bibliotecas apresentando outros documentos que comprovem a vinculação. 

    OBS: por força do Decreto 5703/06, o servidor aposentado não pode portar a identificação funcional. 

    Documentos necessários para emissão da carteira única

    Estudantes da educação profissional e graduação - nenhuma ação é necessária. A carteira será entregue na sua unidade após o registro acadêmico. 

    Estudantes da pós-graduação - RG + CPF + Comprovante de matrícula ou contracheque. 

    Servidores e prestadores de serviço - RG + CPF + Contracheque + Carta de apresentação assinada pelo diretor da empresa terceirizada (somente para prestadores de serviço)

    Menor aprendiz - RG + CPF + Declaração emitida pelo DRH/PRORH

    Local de solicitação 
    Central de Controle de Acesso – CCA/PRA
    Praça de Serviços – 2º andar – Loja 26 – Campus Pampulha.
    Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. // Contato: (31)3409-3263 / acesso@pra.ufmg.br

    Perda ou extravio
    Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via deverá ser feita pelo portal “minhaufmg” para as categorias de estudantes, servidores e contratados via fundações. 

    As demais categorias deverão solicitar a segunda via por meio do endereço eletrônico acesso@pra.ufmg

     

  • Comunicado temporário
    O acesso às plataformas de e-books Minha Biblioteca, Pearson e Árvore Livros foi interrompido temporariamente. A diretoria da BU já está trabalhando no processo de renovação do contrato dessas plataformas para que possam ser liberadas novamente o mais rápido possível. 

    A única plataforma que permanece acessível, por enquanto, é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, cujo acesso pode ser solicitado no link  encurtador.com.br/ilHZ1

    Aquisição plataformas de e-books

    Para oferecer à comunidade condições de acesso ao ensino remoto emergencial, foram adquiridas plataformas de e-books que melhor atendem aos cursos de graduação e oferecem obras preferencialmente em português. O investimento é superior a R$ 2 milhões, e toda a comunidade acadêmica da UFMG pode acessar os conteúdos adquiridos.

    As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

    Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

    Outra plataforma disponível é a ProQuest's Arts E-book Subscription, com conteúdos que abrangem graduação e pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.  

    Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para solicitar o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para  bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

  • 1 - Como estão os serviços de empréstimo e devolução com a retomada do atendimento presencial nas bibliotecas?
    Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo. 

    A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

    No site www.bu.ufmg.br estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções. 

    2- Em caso de necessidade, como agendar os empréstimos?
    O serviço de agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line da UFMG. Os demais tipos de empréstimo – entre bibliotecas, rápido, especial e solicitação de material de outros campi – não estão disponíveis neste momento de pandemia.

    No catálogo on-line, a opção “Solicitação de Empréstimo” aparecerá, no canto inferior direito da tela, após o usuário clicar no título da obra de interesse. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

    3 - E como agendar devoluções?
    A renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

    Não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

    Tipos de empréstimo

    Empréstimo Domiciliar – permite, aos usuários com vínculo com a UFMG, a retirada de material por período determinado. Para fazer esse empréstimo, é necessário apresentar a carteira única da UFMG. Se você for aluno da educação básica, ou da educação de jovens e adultos, apresente seu comprovante de matrícula e documento oficial com foto.

    Empréstimo Especial - cada biblioteca poderá realizar o empréstimo com duração diferenciada para obras específicas. Poderá ser feito o empréstimo overnight dessas obras, ou seja, elas poderão ser emprestadas do final da tarde - conforme especificação de cada unidade - até a hora de abertura no dia seguinte ou durante finais de semana e feriados, desde que a devolução seja feita no primeiro dia útil.

    Empréstimo Rápido - permite a retirada do material da biblioteca por duas horas pelos usuários sem vínculo com a UFMG. O empréstimo é realizado mediante preenchimento de formulário e a retenção do documento de identidade durante o período de empréstimo.

    Empréstimo entre Bibliotecas - permite que as pessoas com vínculo na UFMG realizem o empréstimo em bibliotecas de outras instituições do país e também que pessoas sem vínculo com a UFMG realizem o empréstimo de obras pertencentes ao acervo do Sistema. Para fazer isso, você deverá solicitar a obra na biblioteca à qual esteja vinculado, após ser feito cadastro de cooperação entre as bibliotecas.

    Solicitação de material de outros campi

    Você pode solicitar, na biblioteca de sua unidade*, o recebimento de obras localizadas em outros campi. O pedido está sujeito à disponibilidade da obra. 

    *Exceção: Alunos de graduação do ICEx e de toda comunidade do ICB, servidores, funcionários contratados e menores da Cruz Vermelha lotados em unidades administrativas devem realizar a solicitação na Biblioteca Central. Residentes e funcionários do Hospital das Clínicas devem realizar a solicitação na Biblioteca do Campus Saúde.

    EMPRÉSTIMO DO ACERVO DO CAMPUS PAMPULHA, DIREITO, ARQUITETURA E ICA

    Alunos do Ensino Fundamental - 1º e 2º ano - 1 item - 14 dias
                                                                  3º e 4º ano - 3 itens - 14 dias
                                                                  5º ao 9º ano - 5 itens - 14 dias

    Alunos do ensino técnico, da educação de jovens e adultos (EJA) e da graduação, servidores, funcionários contratados, residentes e menores da Cruz Vermelha - 5 itens - 14 dias

    Professores e alunos da pós-graduação - 7 itens - 28 dias

    Professores e alunos da pós-graduação da Escola de Veterinária e do Instituto de Ciências Agrárias - 7 itens - 14 dias

    EMPRÉSTIMO DO ACERVO DO CAMPUS SAÚDE

    Alunos de graduação, servidores e residentes médicos - 5 itens - 7 dias

    Professores e alunos da pós-graduação - 7 itens - 7 dias

     

  • 1- As bibliotecas já retomaram os atendimentos presenciais?
    Sim. A retomada do atendimento presencial, desde o dia 10 de janeiro, está em consonância com o avanço da UFMG para a Etapa 3 do Plano de Retorno Presencial

    Na Biblioteca Central, apenas a visita à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), localizada no quarto andar, e os treinamentos oferecidos pelo Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG continuarão a ser feitos mediante agendamento nos respectivos e-mails: colesp@bu.ufmg.br e setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br

    2-Como faço para saber os horários de funcionamento das bibliotecas?
    A Biblioteca Central (BC) está aberta às comunidades interna e externa à UFMG de segunda a sexta, das 7h30 às 22h. 

    Para conferir o horário de funcionamento das demais bibliotecas, clique no menu principal Bibliotecas no site www.bu.ufmg.br, e procure pela sua biblioteca de interesse, ou acesse a notícia "Bibliotecas têm novos horários de funcionamento".

    3 - Empréstimo e devolução continuam agendados?
    Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo. 

    A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

    No site www.bu.ufmg.br estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções. 

    INFORMAÇÕES DE ANTES DA PANDEMIA

    1 - Quantas bibliotecas a UFMG possui? 
    O Sistema de Bibliotecas da UFMG é composto pela Biblioteca Universitária (órgão suplementar) e por 25 bibliotecas setoriais de livre acesso a toda a comunidade.

    2 - Qual o horário de funcionamento das bibliotecas da UFMG? 
    As bibliotecas têm horários de funcionamento variados. Para consultá-los, clique em 'Bibliotecas' no menu principal desse site. 

    3 - As bibliotecas da UFMG abrem aos sábados?
    Somente algumas bibliotecas funcionam aos sábados. Clique em 'Bibliotecas', no menu principal desse site, e consulte a biblioteca desejada.
    (ATENÇÃO: informação referente ao período anterior à pandemia).

  • A UFMG adquiriu assinatura anual para acesso às normas técnicas da ABNT. É possível, a partir dessa assinatura, acessar o documento completo das normas, por meio de busca no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas.

    Na página inicial do catálogo, realize uma pesquisa com o termo desejado. Nos resultados da busca, clique na aba “Pesquisa Target GEDweb”. Em seguida, selecione o título que deseja visualizar e clique no ícone do cadeado.

    No primeiro acesso, será solicitado o endereço de e-mail do MinhaUFMG. Na tela seguinte, informe o código e senha de usuário usados para acessar os serviços do catálogo on-line. O documento completo com as normas da ABNT será exibido para consulta.

    Para informações mais detalhadas, veja o PDF com as instruções de acesso.

  • Acesse o site www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo on-line”, no canto superior direito do site, ou em "Consulta ao acervo", no segundo menu;
    Digite o termo para a pesquisa (autor, título, assunto ou livre), selecione a biblioteca onde deseja fazer a busca e clique em pesquisar;
    Clique na obra escolhida para saber os dados do acervo, informações sobre exemplares disponíveis, localização na estante, reserva, entre outras. 

    Otimizando a pesquisa: 
    Clique no botão “Selecione outras pesquisas”. Esse botão irá abrir novos campos de informação com título autoexplicativo. Quanto mais informações sobre a sua busca estiverem especificadas nesses campos, mais preciso será o resultado da pesquisa. 

     

  • Durante a pandemia, a renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

    Não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

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    Acesse o site: www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo on-line”;
    Clique em “Acesso ao usuário”. ATENÇÃO: é necessário desbloquear os pop-ups do seu navegador para abrir essa janela;
    Digite o número da carteira única da UFMG ou o número de usuário informado pela biblioteca da sua unidade (se não tiver a carteira);
    Digite a senha e o código impresso (que aparece na tela);
    Clique em renovar.

    Importante
    Você pode renovar o livro por até 10 vezes seguidas, se ele não estiver reservado ou em atraso.  Não conseguir fazer a renovação on-line não justifica o atraso na devolução do material emprestado!

    Caso não consiga fazer a renovação on-line, você deverá ir a qualquer biblioteca para renovar o livro. Antes, verifique o horário de funcionamento da biblioteca onde você reservou o livro.

     

  • Se todos os exemplares da obra que você precisa estiverem emprestados, faça uma reserva!

    Para reservar um livro:
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo on-line”;
    Faça a pesquisa;
    Ao clicar no livro que você procurou, caso ele esteja emprestado e não haja nenhum outro exemplar disponível, clique em “Reservar” e preencha as informações solicitadas. 

    Para verificar a posição na fila da reserva: 
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em “Catálogo On-line”;
    Clique em “Acesso ao usuário”;
    Digite o número de usuário da carteira única da UFMG, ou o número informado pela biblioteca da sua unidade, e a senha;
    Clique em “Empréstimo” e em “Reserva”.

    Quando a obra que você reservou estiver disponível, será exibida uma mensagem na página pessoal do usuário dentro do Catálogo do Sistema de Bibliotecas e você terá o prazo de 24 horas para retirá-la no setor de empréstimo.

    Após esse período, caso você não retire a obra, ela será liberada para o próximo da lista. Caso não haja ninguém na lista de espera, o material retornará para o acervo.

  • 1 - Como estão os serviços de empréstimo e devolução com a retomada do atendimento presencial nas bibliotecas?
    Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo. 

    A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

    No site www.bu.ufmg.br estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções. 

    2- Em caso de necessidade, como agendar os empréstimos?
    O serviço de agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line da UFMG. Os demais tipos de empréstimo – entre bibliotecas, rápido, especial e solicitação de material de outros campi – não estão disponíveis neste momento de pandemia.

    No catálogo on-line, a opção “Solicitação de Empréstimo” aparecerá, no canto inferior direito da tela, após o usuário clicar no título da obra de interesse. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

    3 - E como agendar devoluções?
    A renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

    Não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

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    INFORMAÇÕES DE ANTES DA PANDEMIA

    Você pode devolver os itens emprestados em qualquer biblioteca, exceto aqueles considerados especiais – CDs, DVDs, partituras etc – que devem ser devolvidos na biblioteca onde o empréstimo foi realizado. 

    Se não puder devolver os livros pessoalmente, peça para um colega devolvê-los para você. Qualquer pessoa pode fazer a devolução para o usuário que fez o empréstimo.

    Avisos
    Acompanhe na área “Acesso Usuário” do Catálogo On-line:
    A data de vencimento de empréstimos;
    Os avisos de reserva;
    Os avisos de materiais em atraso.

    Mantenha atualizado seu cadastro
    O sistema envia para o seu e-mail mensagens para lembrá-lo da data de devolução do material emprestado ou em atraso. Porém, não se esqueça de que a devolução é uma responsabilidade sua. Portanto, o não recebimento da mensagem não o isentará do pagamento de multa por atraso.  

     

     

  • Será cobrada multa para os materiais não devolvidos no período previsto. A multa por cada item varia de acordo com o tipo de empréstimo. São considerados dias corridos inclusive sábados, domingos e feriados.  

    Os débitos deverão ser quitados via Guia de Recolhimento da União (GRU). 

    No catálogo on-line, no canto superior direito, clique em "Acesso ao Usuário". Em seguida, no "Menu Serviços/Empréstimo", selecione a opção "Débitos" e emita a Guia GRU de pagamento da multa.

    Efetue o pagamento no Banco do Brasil e envie o comprovante de pagamento e a GRU para o e-mail da biblioteca responsável pelo material do débito quitado.

    Valores das multas  
    Empréstimo Domiciliar: R$ 1,00/dia/obra
    Empréstimo Especial: R$ 1,00/hora/obra
    Empréstimo entre Bibliotecas: R$ 1,00/dia/obra
    Empréstimo da Coleção Reserva: R$ 1,00/hora/obra
    Pernoite escaninho: R$5,00/dia
    Perda da chave do escaninho: R$ 10,00 

    Não se esqueça de devolver o material em dia! 
    O aluno que estiver em débito com a biblioteca não poderá receber nenhum tipo de declaração ou certificado da UFMG.  Os servidores técnico-administrativos, docentes e funcionários contratados, que estiverem em débito, estarão sujeitos às penalidades disciplinares definidas em lei. 

  • As chaves da cabine de estudo e do guarda-volumes são de sua responsabilidade e devem ser devolvidas sempre que você sair da biblioteca. Haverá cobrança de multa por não devolução no mesmo dia ou perda. 

  • Ao preservar o livro (material), preserva-se o conhecimento (imaterial). 

    Todos os anos, milhares de reais, que poderiam ser investidos na compra de novos exemplares para você, são gastos para reparar danos causados pela má utilização dos livros. Porém, esse reparo nem sempre é possível e o conhecimento nas páginas que foram inutilizadas é perdido completamente. Para mantê-lo, basta tomarmos uma atitude simples e gratuita: o cuidado.

    Preservar o livro não custa nada.

    Não é permitido 

    • Fazer grifos e anotações nas páginas dos livros
    • Usar grampos, clips, elásticos ou fitas adesivas
    • Fazer dobras nas pontas das páginas
    • Alimentar-se ou fumar próximo aos materiais bibliográficos

    Em caso de perda, extravio de obras, ou dano irreparável ao item emprestado, você deverá comunicar a biblioteca e providenciar a reposição do exemplar da mesma edição ou mais recente.
    Em caso de obra danificada, não tente consertar e não faça remendos! A tarefa de reparo é realizada pela biblioteca. 

  • Normalização de trabalhos
    Orientações sobre a normalização de trabalhos técnico-científicos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT. 

    Comutação Bibliográfica
    É o trabalho de busca e fornecimento de cópia de partes de documentos, periódicos, dissertações, teses, relatórios e anais localizados em bibliotecas do Brasil e do exterior.

    Ficha Catalográfica
    Obrigatória em monografias de especialização, dissertações e teses defendidas na UFMG, fornece informações bibliográficas referentes à obra, permitindo a sua identificação e auxiliando no trabalho de processamento técnico.

    Entre em contato com a biblioteca da sua unidade para solicitar nada consta e ficha catalográfica. Alunos dos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas devem entrar em contato com a Biblioteca Central da UFMG

    Setor de Apoio aos Usuários do Portal de Periódicos da Capes na UFMG
    Capacita a comunidade acadêmica na utilização dos recursos e ferramentas de busca do Portal de Periódicos (biblioteca on-line que oferece acesso à produção científica mundial). Serviços oferecidos: treinamentos periódicos programados e/ou agendados para grupos; atendimento personalizado por telefone, e-mail ou pessoalmente; organização de cursos ministrados pelos editores internacionais; intermediação junto a Capes de demandas da Universidade e divulgação das bases de dados disponíveis para avaliação.
    O acesso ao Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br) está disponível em todo o ambiente da UFMG nos computadores da Instituição e computadores pessoais via wireless. Para acesso fora da UFMG utiliza-se a ferramenta Cafe-RNP, onde o usuário é identificado através do cadastro no minhaufmg.
    Contatos: (31)3409-4627
    setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br
    www.bu.ufmg.br/portalcapes

    Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras
    Preserva e dá acesso a acervos bibliográficos patrimoniais da UFMG, datados dos séculos 16 ao 20, considerados raros e/ou preciosos devido à importância histórica, literária e cultural. Localizada no 4º andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha, a Divisão oferece visita monitorada mediante agendamento.
    Contatos: (31)3409-4615 e (31)3409-4623
    colesp@bu.ufmg.br

    Visita Monitorada
    As bibliotecas realizam, mediante agendamento, visitas monitoradas com o objetivo de apresentar o acervo, os espaços e os serviços oferecidos. Para agendamento, entre em contato diretamente com a biblioteca de seu interesse.

    Espaço de Leitura
    Localizado no 1º andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha, o Espaço de Leitura disponibiliza diversas obras literárias: clássicos, best-sellers, poesia, literatura infanto-juvenil, romances, obras para deficientes visuais, entre outras.
    Contatos: (31)3409-4614
    bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br
    espacoleituraufmg.wordpress.com

    Carro-Biblioteca
    Visita comunidades socialmente vulneráveis da Grande BH com objetivo de democratizar a informação e promover ações culturais educativas. As visitas são realizadas uma vez por semana, com duração de duas horas, em um ponto fixo na comunidade. 
    Contatos: (31)3409-5202
    carrobib@eci.ufmg.br

    Escritores Mineiros
    Recria, no 3º andar da Biblioteca Central, o ambiente de trabalho e a biblioteca pessoal de escritores mineiros como Adão Ventura, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Fernando Sabino e muitos outros.
    Contatos: (31)3409-6079 e (31)3409-4624
    acemg@bu.ufmg.br
    www.bu.ufmg.br/aem

    Repositório UFMG
    Autoarquivamento, automatização padronizada de metadados e integração são os diferenciais do novo Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que reúne, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade.

    Além dos trabalhos acadêmicos (coleções de teses, dissertações, monografias, memoriais, trabalhos de conclusão de curso e de pós-doutorado), o RI-UFMG disponibiliza, ainda, publicações científicas e culturais (artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos, relatórios de pesquisa), recursos educacionais (materiais didáticos, jogos, objetos educacionais, entre outros) e de gestão (relatórios anuais, manuais de processos e atas). 

    O repositório foi concebido e desenvolvido por equipe multidisciplinar, instituída pela Pró-reitoria de Pesquisa e integrada por professores e técnicos da Biblioteca Universitária (BU), da Diretoria de Governança Informacional (DGI), da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), do AVAS 21, da Faculdade de Medicina, e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). 

    Confira o vídeo sobre a missão e os benefícios que o RI-UFMG traz para a sociedade. Veja também o tutorial para autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG. 

    Contatos: (31)3409-4620
    repositorio@ufmg.br 
    https://repositorio.ufmg.br//