Serviços

  • O serviço de agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line da UFMG. Os demais tipos de empréstimo – entre bibliotecas, rápido, especial e solicitação de material de outros campi – não estão disponíveis neste momento de pandemia.

    No catálogo on-line, a opção “Solicitação de Empréstimo” aparecerá, no canto inferior direito da tela, após o usuário clicar no título da obra de interesse. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

    Agendamento de devolução

    A renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.
    Escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

  • Para utilizar os espaços de estudo presencial da Biblioteca Central e consultar o acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp) é necessário fazer  agendamento on-line em site criado pela Biblioteca Universitária. O acesso à página de cadastro é liberado via login e senha do minha UFMG. Logo em seguida, deve-se clicar em ‘Registrar’, para preencher o formulário de cadastro.

    Na página inicial do site de agendamento, o usuário verá duas alternativas: Acesso aos Espaços de Estudo ou Reserva de Obras para Consulta do acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras. Ambas opções podem ser agendadas apenas para as segundas-feiras, das 8h às 12h, e para as quartas-feiras, das 14h às 18h.

    Nos espaços de estudo da Biblioteca Central, serão disponibilizadas 80 vagas em cada dia e será permitido somente estudo individual.

    A capacidade máxima da Dicolesp será de dois usuários por dia e serão disponibilizados, para consulta presencial, apenas os acervos exclusivos do setor – não encontrados em outras bibliotecas da UFMG – e ainda não digitalizados.

    Esses ambientes estarão abertos para as pessoas da comunidade da UFMG regularmente cadastradas no Sistema de Bibliotecas, com todas as regras de biossegurança respeitadas, como uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

    Mochilas e bolsas deverão ser guardados nos escaninhos, já que os usuários não podem entrar com esses pertences.

    Cada aluno poderá levar sua garrafinha de água, mas não serão permitidos lanches no local.

  • Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Sistema de Bibliotecas da UFMG está oferecendo, de modo remoto (on-line), serviços como acesso a e-books de todas as áreas do conhecimento, envio de nada consta e ficha catalográfica, quitação de multas, treinamentos on-line, cadastro de novos usuários, empréstimo e devolução agendados, entre outros. 

    Clique aqui para saber mais sobre cada um desses serviços. 

  • Para oferecer à comunidade condições de acesso ao ensino remoto emergencial, foram adquiridas plataformas de e-books que melhor atendem aos cursos de graduação e oferecem obras preferencialmente em português. O investimento é superior a R$ 2 milhões, e toda a comunidade acadêmica da UFMG pode acessar os conteúdos adquiridos.

    As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

    Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

    Outra plataforma disponível é a ProQuest's Arts E-book Subscription, com conteúdos que abrangem graduação e pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.  

    Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para solicitar o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para  bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

  • Capacita a comunidade acadêmica na utilização dos recursos e ferramentas de busca do Portal de Periódicos da Capes. Serviços oferecidos: treinamentos on-line sobre bases de dados e acesso aos e-books da UFMG; treinamentos programados e/ou agendados para grupos; atendimento personalizado por telefone, e-mail ou pessoalmente; organização de cursos ministrados pelos editores internacionais; intermediação, junto à Capes, de demandas da UFMG e divulgação das bases de dados disponíveis para avaliação.
    Contatos: Skype Suporte à Pesquisa UFMG
    (31)3409-4627
    setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br
    YouTube Suporte à Pesquisa UFMG

    Saiba mais sobre os serviços de Apoio ao Pesquisador

  • Grupo de Trabalho Acessibilidade em Bibliotecas
    Criado em 2016, se dedica a sensibilizar servidores e funcionários sobre a importância da acessibilidade física e atitudinal nesses espaços, realizando atividades como diagnósticos, seminários, entre outras.

    Clique aqui para conferir o relatório de atividades realizadas em 2017.

  • A Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas funciona diariamente até as 21h30 com a oferta de todos os serviços, como empréstimos, devoluções, reservas, solicitação e entrega de carteiras, pagamento de multas, empréstimo de cabines e atendimento no setor de periódicos.

    A partir das 21h30, o funcionamento é em regime 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados - exceto sexta-feira da Paixão, Natal e Ano Novo. No regime 24 horas, é possível utilizar o ambiente da biblioteca para estudar e consultar o acervo.

    Para usuários com vínculo com a UFMG, estão disponíveis os serviços de auto empréstimo de livros e uso de cabines de estudo individuais. Já os usuários que não possuem vínculo com a UFMG poderão utilizar o espaço físico da biblioteca para estudo e realizar a consulta local ao acervo, mas não é permitida a realização de empréstimos domiciliares.

    Para usar a biblioteca 24 horas, os usuários externos devem apresentar um documento de identidade com foto e fazer um cadastro prévio, no horário normal de funcionamento da biblioteca, das 8h às 21h30.

  • Site que permite a pesquisa, reserva e renovação de obras do acervo do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

    Pesquisa no acervo
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em Catálogo On-line;
    Digite o termo de pesquisa (autor, título e/ou assunto e clique em pesquisar);
    Clique na obra escolhida para saber os dados do acervo, informações sobre exemplares disponíveis, localização na estante, reserva, entre outras.

    Renovação
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em Catálogo On-line;
    Clique em "Acesso ao usuário";
    Digite o número de usuário informado pela biblioteca da sua unidade;
    Digite a senha e o código impresso (que aparece na tela);
    Clique em renovar.

    Reserva
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em Catálogo On-line e faça a pesquisa;
    Ao clicar no livro que você procurou, caso ele esteja emprestado e não haja nenhum outro exemplar disponível, clique em "Reservar" e preencha as informações solicitadas.

  • É o trabalho de busca e fornecimento de cópia de partes de documentos, periódicos, dissertações, teses, relatórios e anais localizados em bibliotecas do Brasil e do exterior. Saiba mais na biblioteca da sua unidade.

  • Permite que as pessoas com vínculo com a UFMG realizem o empréstimo em bibliotecas de outras instituições do país e também que pessoas sem vínculo com a UFMG realizem o empréstimo de obras pertencentes ao acervo do Sistema. Para fazer isso, você deverá solicitar a obra na biblioteca à qual esteja vinculado, após ser feito cadastro de cooperação entre bibliotecas.

  • Permite a retirada do material da biblioteca por duas horas pelos usuários sem vínculo com a UFMG. O empréstimo é realizado mediante preenchimento de formulário e retenção do documento de identidade durante o período de empréstimo.

  • Obrigatória em monografias de especialização, dissertações e teses defendidas na UFMG, fornece informações bibliográficas referentes à obra, permitindo a sua identificação e auxiliando no trabalho de processamento técnico. Solicite esse serviço na biblioteca da sua unidade. 

  • Orientação sobre a normalização de trabalhos técnico-científicos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas - ABNT. Confira na biblioteca da sua unidade. 

  • Biblioteca on-line que oferece acesso à produção científica mundial. Acesse em: www.periodicos.capes.gov.br

    O acesso ao Portal está disponível em todo o ambiente da UFMG nos computadores da Instituição e nos computadores pessoais via wireless. Para acesso fora da UFMG, utiliza-se a ferramente Cafe-RNP, onde o usuário é identificado através do cadastro no minhaufmg

    Acesso Remoto via CAFe
    A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que permite o acesso remoto – “Acesso CAFe” – ao acervo do Portal de Periódicos. Por meio desse recurso, o usuário pode acessar os conteúdos assinados pela CAPES de qualquer lugar e a qualquer hora, basta estar conectado à internet.

    Clique aqui para mais informações sobre a CAFe.

    Meu espaço
    O “Meu espaço” é uma área administrada pela equipe do Portal de Periódicos e oferece vários recursos, que permitem ao pesquisador montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal e guardar seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual permanente.

    O cadastro no “Meu espaço” é opcional e sem vínculo ao “Acesso CAFe", tendo login e senha diferentes para cada serviço. Os usuários registrados no “Meu espaço” recebem o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos e podem se inscrever nos treinamentos online, além de ter acesso ao certificado digital da capacitação.

    É importante destacar que o cadastro no “Meu espaço” não interfere no tipo de acesso realizado ao Portal de Periódicos, ou seja, o usuário pode acessar a biblioteca virtual independente de possuir login e senha nessa área.

     

  • O Repositório visa unificar em plataforma comum, preservar, dar visibilidade e acesso a toda produção intelectual da UFMG. Isso abrange tanto as publicações científicas, quanto as culturais, recursos educacionais, teses, dissertações e documentos de gestão. Por meio dele, será possível ter acesso ao documento completo das publicações científicas, quando elas estiverem em acesso aberto. Quando não estiverem, serão disponibilizados links para os editores das publicações.
    Contatos: (31)3409-4620
    repositorio@ufmg.br 
    https://repositorio.ufmg.br//

    Saiba como arquivar seu trabalho acadêmico no Repositório Institucional da UFMG neste vídeo

  • Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, é necessário fazer o treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

    Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado de conclusão para a Biblioteca da unidade acadêmica do estudante.

  • A visita orientada tem o objetivo de apresentar a biblioteca e demonstrar os serviços oferecidos ao usuário, contribuindo para que sejam utilizados de maneira rápida e eficiente. 

    Visitas orientadas à comunidade externa
    Apresenta a biblioteca universitária para alunos do ensino médio e fundamental, em que são apresentados os serviços de referência, as obras raras, as obras de circulação, os periódicos etc. Caso queira trazer os alunos de sua escola para conhecer a Biblioteca Central da UFMG, basta agendar uma visita através do contato a seguir:  

    Divisão de Planejamento e Divulgação (DPD)
    Telefone : (31)3409-4627
    E-mail: dpd@bu.ufmg.br

  • O acesso à rede sem fio pode ser realizado em notebooks, netbooks, tablets, celulares com wi-fi e outros aparelhos que apresentem a opção de conexão com a rede sem fio. As configurações necessárias estão disponíveis em: http://www.redesemfio.ufmg.br/