Serviços

  • A retomada da assinatura de e-books da plataforma Minha Biblioteca resultará na expansão do acervo ao agregar milhares de livros eletrônicos das bibliografias básicas e complementares que auxiliarão tanto os discentes, quanto os docentes da graduação e do ensino técnico. A comunidade acadêmica poderá conferir os títulos da plataforma, predominantemente em língua portuguesa, do computador e de outros dispositivos, tais como tablets e smartphones. Foram adquiridas cerca de 34 mil licenças para acesso aos mais de 13 mil  títulos nas áreas jurídicas, de exatas, letras e artes, medicina, pedagogia, saúde e ciências sociais aplicadas, que estarão disponíveis no catálogo on-line e na plataforma Minha Biblioteca.

    Também foram comprados, como conteúdos de acesso permanente, mais de duzentos títulos de e-books perpétuos da Cengage Learning, de todas as áreas do conhecimento, com textos completos e recursos de acessibilidade, ferramentas e plataformas tecnológicas que visam facilitar o processo de aprendizagem. “O acesso aos e-books perpétuos é simultâneo - um usuário pode consultar diversos livros ao mesmo tempo – e multiusuário, já que não há restrição do número de pessoas que podem acessar o mesmo título. Isso possibilitará uma diminuição significativa das filas de reservas de obras impressas muito procuradas pelos alunos, como o livro ‘Cálculo’, de James Stewart”, observa Norma Cardoso, bibliotecária responsável pelo estudo e compra dos livros eletrônicos perpétuos.

    Acesso aos e-books da Minha Biblioteca

    Resultados de busca por e-books no catálogo on-line aparecem com o ícone de um cadeado, no qual é necessário clicar para ter acesso ao conteúdo
    Reprodução de tela

    Na tela inicial do Catálogo On-line da UFMG, digite o termo de pesquisa e clique na lupa;

    Refine a busca no menu lateral esquerdo da tela que se abre, clicando na opção ‘E-book’ em ‘Tipo de Obra’;

    Nos resultados da pesquisa, clique no cadeado ao lado do link da obra encontrada;

    Ao clicar no cadeado, aparecerá uma tela na qual você deve inserir seu login e senha de acesso ao usuário (os mesmos utilizados para fazer o login no catálogo on-line);

    Após esse primeiro contato com um e-book da Minha Biblioteca, você poderá navegar diretamente na plataforma e usufruir de todos os recursos lá disponíveis.

    E-books perpétuos da Cengage
    Clique no botão ‘Entrar’ no topo direito da tela do Catálogo On-line da UFMG e insira seu número de usuário e senha;

    No canto superior direito da tela que se abre, clique na seta ao lado do seu nome de usuário destacado em negrito, e, em seguida, aperte o botão ‘Acesso ao usuário’;

    Após abrir a tela de atividades, clique em ‘Base de dados’ e, ao visualizar as bases disponíveis, aperte o botão ‘Acessar’, em frente à Cengage, e informe seu e-mail para cadastro;

    Finalizado esse procedimento, é só iniciar as buscas na página inicial da plataforma, dentro da lista de e-books disponíveis;

    Caso tenha dificuldade para acessar o conteúdo, entre em contato com a biblioteca do seu curso.

  • Ao abrir o site da Biblioteca Universitária, no topo da primeira tela, está disponível uma caixa de busca integrada por meio da qual os usuários conseguem obter resultados de pesquisa rastreados em todas as bases de dados e repositórios mantidos pela UFMG e em outras fontes de acesso aberto. A aquisição do sistema integrado faz parte do investimento de R$ 2,6 milhões feitos pela UFMG no ano passado, momento em que também adquiriu e-books e livros impressos.

    RECURSOS OFERECIDOS

    No serviço de busca integrada é possível realizar tanto uma pesquisa básica, – para conhecer o que o acervo oferece sobre determinado assunto, de forma geral -, quanto uma busca avançada, utilizando, por exemplo, operadores boleanos como AND, OR e NOT para refinar os resultados. Além disso, a plataforma oferece filtros que permitem selecionar os tipos de documentos e fontes procurados – livros, dissertações e teses, artigos, e-books, vídeos etc -, o editor, a publicação, o idioma, entre outras opções de delimitação. Os artigos encontrados são disponibilizados tanto em formato on-line, quanto em PDF, de acordo com o modo como foram autorizados pelos editores. Dessa forma, o usuário consegue utilizar recursos como tradução automática (no formato on-line) e audição (no PDF), quando liberados.

    Acessado de vários dispositivos, inclusive pelo aplicativo EBSCO MOBILE, o sistema possibilita, ainda, criar uma conta, clicando em MY EBSCO. Ela dá acesso a um painel personalizado onde o usuário pode criar projetos, recuperar itens salvos e resultados de buscas realizadas, criar alertas de pesquisa, compartilhar citações, exportá-las para gerenciadores bibliográficos, bem como salvá-las na nuvem. Explorar publicações, bases de dados e assuntos por ordem alfabética são outros mecanismos disponíveis na plataforma. E para quem está começando a iniciação científica, o recurso ‘mapa de conceitos’ permite ao pesquisador sondar tópicos relacionados ao tema de interesse.

    TUTORIAIS

    Estão disponíveis, no site da EBSCO, tutoriais em vídeo e em PDF para auxiliar os usuários a usufruírem, de forma mais assertiva, das potencialidades do serviço de busca integrada.

  • Capacita a comunidade acadêmica na utilização dos recursos e ferramentas de busca do Portal de Periódicos da Capes. Serviços oferecidos: treinamentos on-line sobre bases de dados e acesso aos e-books da UFMG; treinamentos programados e/ou agendados para grupos; atendimento personalizado por telefone, e-mail ou pessoalmente; organização de cursos ministrados pelos editores internacionais; intermediação, junto à Capes, de demandas da UFMG e divulgação das bases de dados disponíveis para avaliação.
    Contatos: Skype Suporte à Pesquisa UFMG
    (31)3409-4627
    setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br
    YouTube Suporte à Pesquisa UFMG

    Saiba mais sobre os serviços de Apoio ao Pesquisador

  • Grupo de Trabalho Acessibilidade em Bibliotecas
    Criado em 2016, se dedica a sensibilizar servidores e funcionários sobre a importância da acessibilidade física e atitudinal nesses espaços, realizando atividades como diagnósticos, seminários, entre outras.

    Clique aqui para conferir o relatório de atividades realizadas em 2017.

  • Site que permite a pesquisa, reserva e renovação de obras do acervo do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

    Pesquisa no acervo
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em Catálogo On-line;
    Digite o termo de pesquisa (autor, título e/ou assunto e clique em pesquisar);
    Clique na obra escolhida para saber os dados do acervo, informações sobre exemplares disponíveis, localização na estante, reserva, entre outras.

    Renovação
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em Catálogo On-line;
    Clique em "Acesso ao usuário";
    Digite o número de usuário informado pela biblioteca da sua unidade;
    Digite a senha e o código impresso (que aparece na tela);
    Clique em renovar.

    Reserva
    Acesse www.bu.ufmg.br;
    Clique em Catálogo On-line e faça a pesquisa;
    Ao clicar no livro que você procurou, caso ele esteja emprestado e não haja nenhum outro exemplar disponível, clique em "Reservar" e preencha as informações solicitadas.

  • É o trabalho de busca e fornecimento de cópia de partes de documentos, periódicos, dissertações, teses, relatórios e anais localizados em bibliotecas do Brasil e do exterior. Saiba mais na biblioteca da sua unidade.

  • Permite que as pessoas com vínculo com a UFMG realizem o empréstimo em bibliotecas de outras instituições do país e também que pessoas sem vínculo com a UFMG realizem o empréstimo de obras pertencentes ao acervo do Sistema. Para fazer isso, você deverá solicitar a obra na biblioteca à qual esteja vinculado, após ser feito cadastro de cooperação entre bibliotecas.

  • Permite a retirada do material da biblioteca por duas horas pelos usuários sem vínculo com a UFMG. O empréstimo é realizado mediante preenchimento de formulário e retenção do documento de identidade durante o período de empréstimo.

  • A ficha catalográfica fornece informações bibliográficas referentes à obra, permitindo a sua identificação e auxiliando no trabalho de processamento técnico. Ela é elemento obrigatório em teses e dissertações. Monografias de especialização deverão seguir as normas vigentes nos respectivos cursos.

  • 1- As bibliotecas já retomaram os atendimentos presenciais?
    Sim. A retomada do atendimento presencial, desde o dia 10 de janeiro, está em consonância com o avanço da UFMG para a Etapa 3 do Plano de Retorno Presencial

    Na Biblioteca Central, apenas a visita à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), localizada no quarto andar, e os treinamentos oferecidos pelo Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG continuarão a ser feitos mediante agendamento nos respectivos e-mails: colesp@bu.ufmg.br e setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br

    2-Como faço para saber os horários de funcionamento das bibliotecas?
    A Biblioteca Central (BC) está aberta às comunidades interna e externa à UFMG de segunda a sexta, das 7h30 às 22h. 

    Para conferir o horário de funcionamento das demais bibliotecas, clique no menu principal Bibliotecas no site www.bu.ufmg.br, e procure pela sua biblioteca de interesse, ou acesse a notícia "Bibliotecas têm novos horários de funcionamento".

    3 - Empréstimo e devolução continuam agendados?
    Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em metade das bibliotecas da Universidade. Nas demais, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo. 

    A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.

    No site www.bu.ufmg.br estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções. 

    INFORMAÇÕES DE ANTES DA PANDEMIA

    1 - Quantas bibliotecas a UFMG possui? 
    O Sistema de Bibliotecas da UFMG é composto pela Biblioteca Universitária (órgão suplementar) e por 25 bibliotecas setoriais de livre acesso a toda a comunidade.

    2 - Qual o horário de funcionamento das bibliotecas da UFMG? 
    As bibliotecas têm horários de funcionamento variados. Para consultá-los, clique em 'Bibliotecas' no menu principal desse site. (ATENÇÃO: informações referentes ao período anterior à pandemia).

    3 - As bibliotecas da UFMG abrem aos sábados?
    Somente algumas bibliotecas funcionam aos sábados. Clique em 'Bibliotecas', no menu principal desse site, e consulte a biblioteca desejada.

  • Orientação sobre a normalização de trabalhos técnico-científicos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas - ABNT. Confira na biblioteca da sua unidade. 

  • O acesso às regras de formatação para trabalhos acadêmicos agora é feito diretamente no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na página inicial, basta informar 'UFMG' no campo empresa. Em usuário, deve ser digitado 'AlunoUFMG' ou 'ProfessorUFMG' e a senha deve ser idêntica ao nome de usuário fornecido.

    Por meio de ambas as possibilidades de login, toda a comunidade acadêmica pode ter acesso ao conteúdo da plataforma.

    Login

    SITE: www.abntcolecao.com.br
    EMPRESA: UFMG
    NOME DE USUÁRIO: AlunoUFMG
    SENHA: AlunoUFMG

    OU

    SITE: www.abntcolecao.com.br
    EMPRESA: UFMG
    NOME DE USUÁRIO: ProfessorUFMG
    SENHA: ProfessorUFMG

     

  • Biblioteca on-line que oferece acesso à produção científica mundial. Acesse em: www.periodicos.capes.gov.br

    O acesso ao Portal está disponível em todo o ambiente da UFMG nos computadores da Instituição e nos computadores pessoais via wireless. Para acesso fora da UFMG, utiliza-se a ferramente Cafe-RNP, onde o usuário é identificado através do cadastro no minhaufmg

    Acesso Remoto via CAFe
    A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que permite o acesso remoto – “Acesso CAFe” – ao acervo do Portal de Periódicos. Por meio desse recurso, o usuário pode acessar os conteúdos assinados pela CAPES de qualquer lugar e a qualquer hora, basta estar conectado à internet.

    Clique aqui para mais informações sobre a CAFe.

    Meu espaço
    O “Meu espaço” é uma área administrada pela equipe do Portal de Periódicos e oferece vários recursos, que permitem ao pesquisador montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal e guardar seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual permanente.

    O cadastro no “Meu espaço” é opcional e sem vínculo ao “Acesso CAFe", tendo login e senha diferentes para cada serviço. Os usuários registrados no “Meu espaço” recebem o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos e podem se inscrever nos treinamentos online, além de ter acesso ao certificado digital da capacitação.

    É importante destacar que o cadastro no “Meu espaço” não interfere no tipo de acesso realizado ao Portal de Periódicos, ou seja, o usuário pode acessar a biblioteca virtual independente de possuir login e senha nessa área.

     

  • O Repositório visa unificar em plataforma comum, preservar, dar visibilidade e acesso a toda produção intelectual da UFMG. Isso abrange tanto as publicações científicas, quanto as culturais, recursos educacionais, teses, dissertações e documentos de gestão. Por meio dele, será possível ter acesso ao documento completo das publicações científicas, quando elas estiverem em acesso aberto. Quando não estiverem, serão disponibilizados links para os editores das publicações.
    Contatos: (31)3409-4620
    repositorio@ufmg.br 
    https://repositorio.ufmg.br//

    Saiba como arquivar seu trabalho acadêmico no Repositório Institucional da UFMG neste vídeo

  • De maneira geral, as bibliotecas estão abertas à visitação da comunidade interna e externa, mas, para utilizar os recursos informacionais por elas oferecidos, como o empréstimo domiciliar, as bases de dados, os e-books e a ferramenta de pesquisa integrada, é necessário ter vínculo com a Universidade e possuir a carteira única da UFMG, bem como fazer treinamento on-line obrigatório para formalizar o cadastro no Sistema de Bibliotecas.

    Alunos da graduação ou da educação profissional recebem a carteira única, emitida pela Pró-reitoria de Administração, após o registro acadêmico. Já estudantes da pós-graduação, servidores ou prestadores de serviços, devem solicitá-la na Central de Controle de Acesso, no segundo andar da Praça de Serviços do campus Pampulha. Depois disso, precisam fazer treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem as utiliza.

    Ao final do treinamento, para efetivar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, o estudante deve enviar a declaração de conclusão e uma cópia do comprovante de matrícula para o e-mail da biblioteca da unidade onde estuda. Alunos dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), bem como servidores ou prestadores de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, devem encaminhar os documentos para a Biblioteca Central. Já os alunos da pós-graduação do ICB e do ICEx devem encaminhar para as bibliotecas das respectivas unidades.

    Enviada a documentação, o último passo é entrar em contato novamente com a biblioteca para saber os procedimentos de cadastro da senha que dará acesso ao catálogo on-line – onde estão registrados os itens dos acervos das 26 bibliotecas da UFMG – , ao serviço de empréstimo, aos resultados de busca da ferramenta integrada de pesquisa e às plataformas de e-books.

  • Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, estão sendo realizados on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.

  • A visita orientada tem o objetivo de apresentar a biblioteca e demonstrar os serviços oferecidos ao usuário, contribuindo para que sejam utilizados de maneira rápida e eficiente. 

    Visitas orientadas à comunidade externa
    Apresenta a biblioteca universitária para alunos do ensino médio e fundamental, em que são apresentados os serviços de referência, as obras raras, as obras de circulação, os periódicos etc. Caso queira trazer os alunos de sua escola para conhecer a Biblioteca Central da UFMG, basta agendar uma visita através do contato a seguir:  

    Divisão de Planejamento e Divulgação (DPD)
    Telefone : (31)3409-4627
    E-mail: dpd@bu.ufmg.br

  • O acesso à rede sem fio pode ser realizado em notebooks, netbooks, tablets, celulares com wi-fi e outros aparelhos que apresentem a opção de conexão com a rede sem fio. As configurações necessárias estão disponíveis em: http://www.redesemfio.ufmg.br/