Produtos e serviços

Empréstimo entre bibliotecas

As bibliotecas da UFMG têm como objetivo o provimento de informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e extensão da própria UFMG. Dentre seus serviços está o empréstimo de livros, dissertações e teses de/para instituições externas.


Confira a lista das Instituições Cadastradas

 

CADASTRAMENTO DE BIBLIOTECAS EXTERNAS

Poderão cadastrar-se:

 

  • Instituições públicas municipais, estaduais e federais;
  • Instituições privadas pertencentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nos dois casos as instituições deverão contar com profissional bibliotecário devidamente registrado no CRB e com acervo compatível com os da UFMG e que ofereçam também esta modalidade de empréstimo à UFMG.

 

Os formulários, devidamente preenchidos, deverão ser encaminhados, via correio, à Diretoria da Biblioteca Universitária (endereço no formulário).

 

Formulário para Cadastro de Instiuições Externas

Modelo de formulário para solicitação de obras

 

 

O aceite final será homologado pela Diretoria da Biblioteca Universitária após análise da solicitação de cadastramento.

 

EMPRÉSTIMO

O empréstimo entre bibliotecas é restrito aos livros, teses e dissertações, excluindo-se obras de coleção especial, consulta interna e referência.

 

Atenção: Cada instituição terá direito ao empréstimo simultâneo de no máximo 10 (dez) obras pelo prazo de 7 (sete) dias, mesmo para as instituições que possuam mais de uma biblioteca.

 

O formulário para empréstimo deverá ser impresso, preenchido, assinado e carimbado pelo bibliotecário autorizado.  É importante ainda que seja informado o nome do aluno que irá realizar o empréstimo.

 

 

 

 

RENOVAÇÃO

A solicitação de renovação deverá ser feita pelo bibliotecário responsável, considerando:

 

  • Empréstimos dentro do prazo de vencimento;
  • Não existência de reserva para o título;
  • Instituições em situação regular junto à UFMG.

 

PENALIDADES

O atraso na devolução implicará no pagamento da multa, no valor em vigor no Sistema de Bibliotecas.

 

No caso de extravio ou danos de títulos do acervo da UFMG, a instituição solicitante deverá efetuar a substituição imediata do exemplar por título idêntico imediatamente ou título equivalente, que será indicado pela biblioteca fornecedora, em caso de títulos esgotados.

 

Importante: se o exemplar extraviado/danificado pertencer a uma coleção e na impossibilidade de aquisição apenas desse volume, o usuário deverá adquirir toda a coleção a fim de repor o volume específico.

Para informações sobre como realizar o empréstimo, entre em contato com as Bibliotecas do Sistema. 

 

{backbutton}

 

Joomla templates by a4joomla