Atendimento on-line

  • Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre bases de dados, acesso aos e-books, entre outros, estão sendo oferecidos on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. São emitidos certificados mediante assinatura da lista de presença virtual enviada durante cada apresentação. 

    Contatos: Skype Suporte à Pesquisa UFMG
    (31)3409-4627
    setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br

    Saiba mais sobre os serviços de Apoio ao Pesquisador

    Sobre os serviços

    Os serviços de Apoio ao Pesquisador capacitam a comunidade acadêmica na utilização dos recursos e ferramentas de busca do Portal de Periódicos da Capes, bem como na utilização das plataformas de e-books.

    Serviços oferecidos: treinamentos on-line sobre bases de dados e acesso aos e-books da UFMG; treinamentos programados e/ou agendados para grupos; atendimento personalizado por telefone e e-mail; organização de cursos ministrados pelos editores internacionais; intermediação, junto à Capes, de demandas da UFMG e divulgação das bases de dados disponíveis para avaliação.

  • Ao abrir o site da Biblioteca Universitária, no topo da primeira tela, está disponível uma caixa de busca integrada por meio da qual os usuários conseguem obter resultados de pesquisa rastreados em todas as bases de dados e repositórios mantidos pela UFMG e em outras fontes de acesso aberto. A aquisição do sistema integrado faz parte do investimento de R$ 2,6 milhões feitos pela UFMG no ano passado, momento em que também adquiriu e-books e livros impressos.

    RECURSOS OFERECIDOS

    No serviço de busca integrada é possível realizar tanto uma pesquisa básica, – para conhecer o que o acervo oferece sobre determinado assunto, de forma geral -, quanto uma busca avançada, utilizando, por exemplo, operadores boleanos como AND, OR e NOT para refinar os resultados. Além disso, a plataforma oferece filtros que permitem selecionar os tipos de documentos e fontes procurados – livros, dissertações e teses, artigos, e-books, vídeos etc -, o editor, a publicação, o idioma, entre outras opções de delimitação. Os artigos encontrados são disponibilizados tanto em formato on-line, quanto em PDF, de acordo com o modo como foram autorizados pelos editores. Dessa forma, o usuário consegue utilizar recursos como tradução automática (no formato on-line) e audição (no PDF), quando liberados.

    Acessado de vários dispositivos, inclusive pelo aplicativo EBSCO MOBILE, o sistema possibilita, ainda, criar uma conta, clicando em MY EBSCO. Ela dá acesso a um painel personalizado onde o usuário pode criar projetos, recuperar itens salvos e resultados de buscas realizadas, criar alertas de pesquisa, compartilhar citações, exportá-las para gerenciadores bibliográficos, bem como salvá-las na nuvem. Explorar publicações, bases de dados e assuntos por ordem alfabética são outros mecanismos disponíveis na plataforma. E para quem está começando a iniciação científica, o recurso ‘mapa de conceitos’ permite ao pesquisador sondar tópicos relacionados ao tema de interesse.

    TUTORIAIS

    Estão disponíveis, no site da EBSCO, tutoriais em vídeo e em PDF para auxiliar os usuários a usufruírem, de forma mais assertiva, das potencialidades do serviço de busca integrada.

  • De maneira geral, as bibliotecas estão abertas à visitação da comunidade interna e externa, mas, para utilizar os recursos informacionais por elas oferecidos, como o empréstimo domiciliar, as bases de dados, os e-books e a ferramenta de pesquisa integrada, é necessário ter vínculo com a Universidade e possuir a carteira única da UFMG, bem como fazer treinamento on-line obrigatório para formalizar o cadastro no Sistema de Bibliotecas.

    Alunos da graduação ou da educação profissional recebem a carteira única, emitida pela Pró-reitoria de Administração, após o registro acadêmico. Já estudantes da pós-graduação, servidores ou prestadores de serviços, devem solicitá-la na Central de Controle de Acesso, no segundo andar da Praça de Serviços do campus Pampulha. Depois disso, precisam fazer treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem as utiliza.

    Ao final do treinamento, para efetivar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, o estudante deve enviar a declaração de conclusão e uma cópia do comprovante de matrícula para o e-mail da biblioteca da unidade onde estuda. Alunos dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), bem como servidores ou prestadores de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, devem encaminhar os documentos para a Biblioteca Central. Já os alunos da pós-graduação do ICB e do ICEx devem encaminhar para as bibliotecas das respectivas unidades.

    Enviada a documentação, o último passo é entrar em contato novamente com a biblioteca para saber os procedimentos de cadastro da senha que dará acesso ao catálogo on-line – onde estão registrados os itens dos acervos das 26 bibliotecas da UFMG – , ao serviço de empréstimo, aos resultados de busca da ferramenta integrada de pesquisa e às plataformas de e-books.

  • Comunicado
    O acesso às plataformas de e-books Minha Biblioteca, Pearson e Árvore Livros foi interrompido temporariamente. A diretoria da BU já está trabalhando no processo de renovação do contrato dessas plataformas para que possam ser liberadas novamente o mais rápido possível. 

    A única plataforma que permanece acessível, por enquanto, é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, cujo acesso pode ser solicitado no link  encurtador.com.br/ilHZ1

    1-Quem pode acessar os e-books?
    Toda a comunidade acadêmica, inclusive os estudantes de disciplinas isoladas regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas, podem acessar as quatro plataformas de e-books assinadas, pela Biblioteca Universitária, por um valor aproximado de dois milhões de reais.

    2- Como acessar os e-books?
    As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via catálogo on-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

    Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

    Outra plataforma disponível é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, com conteúdos que abrangem graduação e pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

    Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para solicitar o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

     

  • Entre em contato com a biblioteca da sua unidade para solicitar nada consta e ficha catalográfica. Alunos dos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas devem entrar em contato com a Biblioteca Central da UFMG

  • No catálogo on-line, no canto superior direito, clique em "Acesso ao Usuário". Em seguida, no "Menu Serviços/Empréstimo", selecione a opção "Débitos" e emita a Guia GRU de pagamento da multa.

    Efetue o pagamento no Banco do Brasil e envie o comprovante de pagamento e a GRU para o e-mail da biblioteca responsável pelo material do débito quitado.

     

  • Autoarquivamento, automatização padronizada de metadados e integração são os diferenciais do novo Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que reúne, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade.

    Além dos trabalhos acadêmicos (coleções de teses, dissertações, monografias, memoriais, trabalhos de conclusão de curso e de pós-doutorado), o RI-UFMG disponibiliza, ainda, publicações científicas e culturais (artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos, relatórios de pesquisa), recursos educacionais (materiais didáticos, jogos, objetos educacionais, entre outros) e de gestão (relatórios anuais, manuais de processos e atas). 

    O repositório foi concebido e desenvolvido por equipe multidisciplinar, instituída pela Pró-reitoria de Pesquisa e integrada por professores e técnicos da Biblioteca Universitária (BU), da Diretoria de Governança Informacional (DGI), da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), do AVAS 21, da Faculdade de Medicina, e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). 

    Confira o vídeo sobre a missão e os benefícios que o RI-UFMG traz para a sociedade. Veja também o tutorial para autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG. 

    Contatos: (31)3409-4620
    repositorio@ufmg.br 
    https://repositorio.ufmg.br//

     

  • Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, estão sendo realizados on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.