Atendimento on-line

  • O serviço de agendamento de empréstimo é exclusivo para usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG e contempla apenas o empréstimo domiciliar de obras disponíveis no catálogo on-line da UFMG. Os demais tipos de empréstimo – entre bibliotecas, rápido, especial e solicitação de material de outros campi – não estão disponíveis neste momento de pandemia.

    No catálogo on-line, a opção “Solicitação de Empréstimo” aparecerá, no canto inferior direito da tela, após o usuário clicar no título da obra de interesse. Será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

    Agendamento de devolução

    A renovação dos itens emprestados continua a ser feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário deve agendar a devolução enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde trabalha ou estuda.

    Não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.

  • Para utilizar os espaços de estudo presencial da Biblioteca Central e consultar o acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolpes) é necessário fazer  agendamento on-line em site criado pela Biblioteca Universitária. O acesso à página de cadastro é liberado via login e senha do minha UFMG. Logo em seguida, deve-se clicar em ‘Registrar’, para preencher o formulário de cadastro.

    Na página inicial do site de agendamento, o usuário verá duas alternativas: Acesso aos Espaços de Estudo ou Reserva de Obras para Consulta do acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras. Ambas opções podem ser agendadas apenas para as segundas-feiras, das 8h às 12h, e para as quartas-feiras, das 14h às 18h.

    Nos espaços de estudo da Biblioteca Central, serão disponibilizadas 80 vagas em cada dia e será permitido somente estudo individual.

    A capacidade máxima da Dicolesp será de dois usuários por dia e serão disponibilizados, para consulta presencial, apenas os acervos exclusivos do setor – não encontrados em outras bibliotecas da UFMG – e ainda não digitalizados.

    Esses ambientes estarão abertos para as pessoas da comunidade da UFMG regularmente cadastradas no Sistema de Bibliotecas, com todas as regras de biossegurança respeitadas, como uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

    Mochilas e bolsas deverão ser guardados nos escaninhos, já que os usuários não podem entrar com esses pertences.

    Cada aluno poderá levar sua garrafinha de água, mas não serão permitidos lanches no local.

  • Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre bases de dados, acesso aos e-books, entre outros, estão sendo oferecidos on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. São emitidos certificados mediante assinatura da lista de presença virtual enviada durante cada apresentação. 

    Contatos: Skype Suporte à Pesquisa UFMG
    (31)3409-4627
    setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br

    Saiba mais sobre os serviços de Apoio ao Pesquisador

    Sobre os serviços

    Os serviços de Apoio ao Pesquisador capacitam a comunidade acadêmica na utilização dos recursos e ferramentas de busca do Portal de Periódicos da Capes, bem como na utilização das plataformas de e-books.

    Serviços oferecidos: treinamentos on-line sobre bases de dados e acesso aos e-books da UFMG; treinamentos programados e/ou agendados para grupos; atendimento personalizado por telefone e e-mail; organização de cursos ministrados pelos editores internacionais; intermediação, junto à Capes, de demandas da UFMG e divulgação das bases de dados disponíveis para avaliação.

  • Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, é necessário fazer o treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

    Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado de conclusão para a Biblioteca da unidade acadêmica do estudante. 

  • Para oferecer à comunidade condições de acesso ao ensino remoto emergencial, foram adquiridas plataformas de e-books que melhor atendem aos cursos de graduação e oferecem obras preferencialmente em português. O investimento é superior a R$ 2 milhões, e toda a comunidade acadêmica da UFMG pode acessar os conteúdos adquiridos.

    As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

  • Solicitação de empréstimo

    Para solicitar o empréstimo é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título da obra, aparecerá, no canto inferior direito da tela, a opção “Solicitação de Empréstimo”. Ao se clicar nela, será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

    Renovação dos itens emprestados

    Os itens emprestados continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar um e-mail para a biblioteca da unidade onde estuda solicitando agendamento do dia e horário para a devolução.

    Assim que forem devolvidas, as obras serão colocadas em quarentena durante sete dias antes de serem disponibilizadas novamente para empréstimo.

    É importante ressaltar que os escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros. 

  • Entre em contato com a biblioteca da sua unidade para solicitar nada consta e ficha catalográfica. Alunos dos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas devem entrar em contato com a Biblioteca Central da UFMG

  • No catálogo on-line, no canto superior direito, clique em "Acesso ao Usuário". Em seguida, no "Menu Serviços/Empréstimo", selecione a opção "Débitos" e emita a Guia GRU de pagamento da multa.

    Efetue o pagamento no Banco do Brasil e envie o comprovante de pagamento e a GRU para o e-mail da biblioteca responsável pelo material do débito quitado.

     

  • Autoarquivamento, automatização padronizada de metadados e integração são os diferenciais do novo Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que reúne, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade.

    Além dos trabalhos acadêmicos (coleções de teses, dissertações, monografias, memoriais, trabalhos de conclusão de curso e de pós-doutorado), o RI-UFMG disponibiliza, ainda, publicações científicas e culturais (artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos, relatórios de pesquisa), recursos educacionais (materiais didáticos, jogos, objetos educacionais, entre outros) e de gestão (relatórios anuais, manuais de processos e atas). 

    O repositório foi concebido e desenvolvido por equipe multidisciplinar, instituída pela Pró-reitoria de Pesquisa e integrada por professores e técnicos da Biblioteca Universitária (BU), da Diretoria de Governança Informacional (DGI), da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), do AVAS 21, da Faculdade de Medicina, e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). 

    Confira o vídeo sobre a missão e os benefícios que o RI-UFMG traz para a sociedade. Veja também o tutorial para autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no RI-UFMG. 

    Contatos: (31)3409-4620
    repositorio@ufmg.br 
    https://repositorio.ufmg.br//

     

  • Desde o início da pandemia, os treinamentos sobre as bases de dados do Portal Capes, bem como sobre o uso das plataformas de e-books, estão sendo realizados on-line no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. A divulgação é feita no site e no Instagram da Biblioteca Universitária.