Revista da Biblioteca Universitária tem nova editoria

“Pesquisa em foco” é a nova seção da revista “Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas”, cujo número atual já está disponível no site da publicação. Na nova editoria, são divulgados resumos de teses e dissertações recentemente defendidas por servidores do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Desta vez, foram publicados os resumos das teses de Wellington Marçal de Carvalho, diretor da Biblioteca Universitária (BU), e de Leonardo Renault, coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas. Também foram divulgadas as dissertações de Fernanda Almeida, bibliotecária do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG, e de Carla Pedrosa, jornalista da BU. Lugares de memória na prosa de escritores guineenses, colecionismo, competência informacional, e subjetividade na gestão de bibliotecas universitárias são, respectivamente, os temas abordados nessas pesquisas.

O relato da trajetória de vida do guineense Igajuba Djalo – das origens em uma família camponesa à atuação profissional na Biblioteca Pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) – é outro destaque da nova edição da revista da BU. Os desafios na gestão desse Instituto também são abordados em entrevista com o diretor da Biblioteca do INEP, Diógenes Cardoso, concedida por Wellington Marçal de Carvalho, como participante da equipe do Centro de Estudos Africanos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Além disso, podem ser apreciados, no novo número da revista, artigos sobre a atuação do Espaço de Leitura da UFMG como biblioteca pública dentro da biblioteca universitária; sobre o papel do IBICT na divulgação científica brasileira e reflexões acerca da necessidade de uma política de acervo institucionalizada para a Escola de Belas Artes.