Evento do CRB-6 em comemoração ao Dia do Bibliotecário ocorrerá em nova data

O evento organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), em parceria com Grupo de Bibliotecários de Belo Horizonte, teve sua data alterada.

A distribuição dos livros arrecadados em celebração ao Dia do Bibliotecário acontecerá no dia 02 de abril, das 9h às 12h, no Parque Municipal.

A campanha de arrecadação de livros para o evento contou com o apoio da Biblioteca Universitária da UFMG.

Livros de artista trazem à tona temas polêmicos em mostra na Biblioteca Central da UFMG

Luta pela igualdade de direitos das mulheres, contradições da opinião pública, racismo, ação dos sindicatos e dos movimentos sociais, ditadura e censura são alguns dos temas abordados na exposição “A plenos pulmões”. A mostra dará visibilidade a discussões acerca dessas temáticas por meio de livros de artista pertencentes ao acervo da Escola de Belas Artes da UFMG.  A abertura da exposição acontecerá nesta quinta-feira (23 de março), às 14h, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, localizada no quarto andar da Biblioteca Central da UFMG.

O título da mostra faz referência ao poema de Vladimir Maiacóvski, incluído no livro Dlia Golossa, publicado em 1923 em Berlim e considerado, por alguns pesquisadores, como um precursor dos livros de artista. Produzido para ser lido em voz alta em reuniões de sindicatos, o livro conta com projeto gráfico do artista russo El Lissitzky.

Na década de 60, muitos artistas escolheram o livro como “um modo de substituir a exposição na parede por um espaço de comunicação mais apropriado para obras que fazem uso de documentos fotográficos ou palavras. Algumas vezes em conflito aberto contra as instituições, uma brochura, impressa com baixo custo, dá ao artista plena liberdade de fazer o que quiser, como quiser, quando quiser e para quem ele quiser”, explica a professora Emérita na Universidade Paris-Sorbonne, Anne Moeglin-Delcroix, em uma de suas publicações.

A exposição “A plenos Pulmões” estará aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e permanecerá na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, na Biblioteca Central da UFMG, até o dia 05 de maio.  Na mostra, um grupo de bolsistas acompanharão os visitantes, que poderão manusear os livros e conversar a respeito das obras em horários predeterminados. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelo telefone (31) 3409-4615.

Instruções para acesso ao catálogo-online

Para acessar sua tela de atividades no catálogo on-line (plataforma de empréstimos, reserva e renovação de livros on-line), preencha o campo "Usuário" da seguinte forma:

Alunos - 11 + (número de matrícula)
Funcionários - 12000 + número do SIAPE

Exemplos:

Alunos - Matrícula - 2016460475 ----> Digitar: 112016460475

Funcionários - SIAPE - 1143862 ----> Digitar: 120001143862

(inserir zeros entre 12 e número SIAPE até completar 12 dígitos)

Via número da Carteira UFMG:

O acesso via Carteira UFMG está em fase de implementação.
Apenas os alunos com entrada 2017/1 - que validaram o acesso no Portal MinhaUFMG e
estiverem utilizando o novo código nas atividades de circulação nas bibliotecas -
terão acesso neste portal pelo número da Carteira UFMG.

Biblioteca Central recebe exposição de fotografias do Santuário Nossa Senhora da Piedade

10/03/2017

De 13 de março a 03 de abril, a exposição itinerante “Arte Serra da Piedade” poderá ser apreciada no segundo andar da Biblioteca Central da UFMG. A mostra visa apresentar, por meio de fotografias, as belezas do Santuário, em todos os seus aspectos: religioso, arquitetônico, paisagístico e cultural.

Esse é um dos eventos em celebração aos 250 anos do Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade. A exposição já esteve no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins e no Terminal Rodoviário, no centro de Belo Horizonte. Na Biblioteca Central poderá ser apreciada de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h.

A Sociedade Civil Espírito Santo e o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte são os responsáveis pela curadoria da mostra, cuja vinda para a Biblioteca Central conta com o apoio da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMG (DAC) e do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Localizado no alto da Serra da Piedade, o Santuário Nossa Senhora da Piedade é um local privilegiado da cultura, da História e da espiritualidade e abriga monumentos do século XVIII, que convivem com construções modernas e com histórias de todas as épocas, narradas pela tradição oral dos frequentadores.

Em 1956, foi reconhecido como bem cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No mesmo período, o Estado de Minas Gerais foi consagrado a Nossa Senhora da Piedade, tornando-a a protetora de todos mineiros.