Articles

Exposição sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG integra as comemorações dos 90 anos da Universidade e faz alusão ao Sistema Solar

Carla Pedrosa

“Uma viagem interplanetária pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG” é o título da exposição sobre a história das 25 bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais.  A mostra faz parte da comemoração dos 90 anos da UFMG e ficará em cartaz de 17 de julho a 8 de setembro, no mezanino da Reitoria.

“As nove décadas da Universidade Federal de Minas Gerais trazem consigo um momento propício para retomar a história de cada um dos espaços e das pessoas que contribuíram para construir esse Universo do conhecimento. Retratar a história das bibliotecas faz parte desse propósito”, afirma Wellington Marçal de Carvalho, diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG e idealizador da exposição, juntamente com Anália das Graças Gandini Pontelo, vice-diretora do Sistema.

Sob a curadoria e expografia da equipe de comunicação da Biblioteca Universitária - Carla Pedrosa (jornalista), Marcelo Borges (professor da Escola de Belas Artes), Lívia Araújo, Dayane Gomes e Rita Davis (estagiárias) -, a mostra faz uma representação metafórica do Sistema de Bibliotecas.

Tendo como referência o Sistema Solar, composto por uma variedade de planetas e outros corpos celestes peculiares que orbitam o Sol, o Sistema de Bibliotecas da UFMG foi representado metaforicamente como um conjunto de ‘planetas do saber’ interconectados que orbitam a Biblioteca Universitária. Textos, depoimentos, fotografias e objetos sobre a história desses ‘planetas’ são envoltos na narrativa metafórica da exposição e resgatam o fio da memória do Sistema que os conecta.