
Lívia Araújo / Biblioteca Universitária UFMG
Coreografias e denúncias, peripécias e palhaços. Artesanato, teatro, cor e música. Os morros de Ouro Preto ao fundo e a história vibrante do Festival de Inverno da UFMG no final da década de 90. Guardado em uma sala da Diretoria de Ação Cultural até março deste ano, este tesouro fotográfico foi recentemente encontrado e passa por um processo de conservação no quarto andar da Biblioteca Central, para integrar o Acervo do Festival de Inverno da UFMG. Na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp- BU), a coordenadora Diná Araújo e o bolsista Arthur Costa cuidam dos registros de todas as edições desse evento.
O Festival de Inverno da UFMG nasceu em 1967 e, em julho deste ano, realizará sua 48ª edição. O acervo especial está na Biblioteca Universitária da UFMG há quatro anos e é visitado por pesquisadores de todo o Brasil.
“É o trabalho silencioso da memória”, revela Diná. Conservação, organização e limpeza são palavras-chave. É uma luta contra microorganismos, insetos e substâncias químicas que comprometem fotos e documentos dos festivais passados. A missão é conservar e dar acesso à comunidade.
Para consultar a coleção, agende uma visita à Dicolesp pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4615.
(Lívia Araújo)

