Ambiente calmo, aconchegante e com um acervo diferenciado, o Espaço de Leitura desperta o prazer de ler

Marcos aproveita o Espaço de Leitura para apreciar livros fora da área acadêmica. Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
“Creio que uma forma de felicidade é a leitura”. Essa frase do célebre escritor Jorge Luis Borges expressa bem o sentimento que alguns leitores trazem na alma. O cheiro, a textura, a espessura dos livros; cada detalhe desperta uma emoção naqueles que são apaixonados pela literatura, seja de que gênero for. “Quando eu quero muito ler um livro e o encontro, primeiro eu fico “namorando” a obra. Leio a contracapa, leio as folhas, aprecio, pesquiso sobre o autor, sobre obras relacionadas. O cheiro do livro é uma coisa que eu adoro. Vou o mais longe que der, tiro o máximo possível de cada livro”, confessa Marcos Moreira Rodrigues Costa, estudante do curso de Física da UFMG.

Mariana encontra uma surpresa no acervo do Espaço: amostras de perfume dentro do livro “O perfume”, de Patrick Suskind. Seriam pistas sobre o desenrolar da trama? Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Já Mariana Monteiro Félix, estudante do curso de Belas Artes, tem a paixão pelas palavras tatuada no próprio corpo. “Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão… Eu passarinho!”. “O Poeminha do Contra”, de Mário Quintana, é uma marca que ela traz na pele. “É um poema que tem a ver com a vida da gente. Fiz a tatuagem para mostrar o tanto que eu gosto de literatura”, explica Mariana, que além de leitora, tornou-se escritora, tamanho o envolvimento com a arte das palavras.
O amor pelos livros fez com que Marcos e Mariana se tornassem frequentadores assíduos de um mundo à parte dentro da Universidade: o Espaço de Leitura. Criado em 2009 e localizado no hall de entrada da Biblioteca Central, esse ambiente é fruto de uma parceria entre a Biblioteca Universitária (BU) e a Administração da UFMG. “É um espaço multicolorido, leve, bonito e agradável, para que o leitor tenha satisfação de estar naquele lugar, de ler um bom livro”, afirma Maria Elizabeth Costa, diretora da BU.
Apreciador da literatura fantástica e de ficção, como as obras de Stephen King, para Marcos “o Espaço de Leitura gera a oportunidade de explorar e apreciar livros que não são da área acadêmica e proporciona uma experiência prazerosa de leitura”.
Esse ambiente acolhedor que abre as portas para a diversidade literária é também um lugar que surpreende das maneiras mais inusitadas. Dentro do livro “O Perfume – A história de um assassino”, romance do escritor alemão Patrick Süskind, escolhido cuidadosamente por Mariana no acervo do Espaço de Leitura, amostras de perfume, com o nome das essências, foram colocadas, intencionalmente ou não, por um leitor anônimo. A intervenção aguçou a curiosidade de Mariana e deixou como “lição de casa” descobrir se as amostras eram pistas sobre a trama que se desenrola no livro.
Essa é apenas uma das surpresas que podem ser encontradas nesse ambiente onde se lê por prazer, e não por obrigação, ou por necessidade dos estudos. “É um local voltado para o lazer, para o descanso. Lá se encontra uma literatura diferenciada, sem preconceito”, explica Cleide Vieira, coordenadora da Biblioteca Central e do Espaço de Leitura. Da literatura clássica às obras sobre religião e culinária. Há livros para todos os gostos. “Inclusive tem também literatura infanto-juvenil e um acervo destinado aos portadores de deficiência visual – literatura em braille e em áudio”, completa Cleide.
Mais de mil títulos inéditos

Espaço de Leitura adquire novos livros para o acervo. São mais de mil títulos inéditos no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Talles Cabral / Biblioteca Universitária UFMG
O Espaço de Leitura acaba de adquirir mais de mil e quinhentos novos títulos para seu acervo. Grande parte das novas aquisições são obras inéditas no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Entre elas estão alguns lançamentos como a coleção “Crônicas de gelo e fogo”, do escritor George Martin, sucesso de vendas e de audiência na adaptação para a TV com a série “Game of Thrones”.
Outros títulos de destaque são os relançamentos das obras com adaptações recentes para o cinema, como “Precisamos falar sobre o Kevin e Querido John”, e também as coleções de clássicos já consagrados, como “Operação Cavalo de Tróia”, além dos livros de Sherlock Holmes e das obras de autores nacionais, como Machado de Assis.
Para apresentação das novas aquisições, será organizada, durante o segundo semestre, uma exposição interativa no Espaço de Leitura, aberta ao público geral. Os visitantes poderão conhecer todo o acervo, além de folhear, ler no confortável ambiente e, caso possuam a carteira do Sistema de Bibliotecas, poderão fazer o empréstimo domiciliar de livros. As obras disponíveis podem ser consultadas no catálogo online no site www.bu.ufmg.br
Espaço para a arte e o entretenimento

Cleide Vieira, coordenadora da Biblioteca Central e do Espaço de Leitura, organiza com sua equipe exposições para aguçar a curiosidade dos leitores. Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
No Espaço de Leitura também são desenvolvidas outras atividades culturais, pensando na comunidade em geral, para além da UFMG. “Procuramos sempre manter uma interação entre a Universidade e a sociedade por meio da música, do teatro, das exposições e da contação de histórias no Espaço de Leitura”, afirma Cleide. E o Espaço é aberto à visitação. As escolas que quiserem trazer turmas de alunos podem agendar uma visita pelo telefone 3409-4612 ou pelo e-mail bu-bcentral@ufmg.br
Além dessas atividades, o Espaço de Leitura tem o projeto “Cinema para Ler” que promove, sempre na última sexta-feira do mês, a exibição de filmes baseados em obras literárias nacionais e internacionais, como “O perfume”, “O pagador de promessas”, “Xangô de Baker Street”, entre outros.
O objetivo é desenvolver e incentivar o gosto pela leitura propiciando entretenimento. Posteriormente os filmes pertencentes ao acervo também serão liberados para empréstimo. “O projeto “Cinema para ler” adquiriu novos equipamentos audiovisuais e as atividades deste semestre já estão programadas”, afirma Cleide.
Venha redescobrir o prazer de ler!
O Espaço de Leitura está aberto à comunidade interna e externa à UFMG, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h. Lá é possível encontrar diversos gêneros literários: poesia, romances, literatura clássica, literatura fantástica, biografia, literatura infanto-juvenil, best-sellers, jornais e revistas, culinária, autoajuda, artes, livros em braille e em áudio.
Para mais informações sobre o Espaço de Leitura, acesse o blog http://espacoleituraufmg.wordpress.com/ ou entre em contato através do e-mail espacoleitura@gmail.com.

