
Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Atenta ao bem-estar dos usuários, a Biblioteca da Faculdade de Letras (Fale) investe em iniciativas para tornar o ambiente cada vez mais moderno e aconchegante. O cuidado está presente nos mínimos detalhes, como no piso recentemente instalado – antiderrapante e amenizador de ruídos – e nas músicas instrumentais do salão de empréstimo e leitura.
“Muitos alunos permanecem na UFMG o dia todo. A música ambiente possibilita um momento de descanso”, afirma a bibliotecária Rosângela Bernardino, idealizadora do projeto.
Também está disponível para empréstimo um tabuleiro de xadrez para jogar na Biblioteca. “Essa foi a sugestão de um aluno que passava a maior parte do dia aqui e sentia falta de um momento de lazer”, explica Rosângela.
Já em termos de inovações tecnológicas, toda comunidade acadêmica pode utilizar um scanner para digitalizar material pertencente ao acervo da Biblioteca da Letras. Após a digitalização, é criado um PDF com marca d’água sobre direitos autorais. O arquivo pode ser salvo em um pendrive, enviado por e-mail ou via Dropbox.
A Biblioteca também disponibiliza o empréstimo de notebooks, mas apenas aos alunos e servidores da Fale. A ideia é facilitar a produção acadêmica desses estudantes e profissionais.
(Carla Pedrosa)

