
Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Entre outros acervos de valor inestimável da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG estão as duas primeiras edições da coleção “Encyclopédie” de Diderot e D’Alembert. Adquirida pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG no dia 8 de julho de 1969 e transferida para o setor de obras raras em 1982, a raridade da “Encyclopédie” é ratificada não por seus valores associados ao colecionismo, como a escassez, mas sobretudo por sua importância enquanto publicação de excelência produzida no contexto do Iluminismo.

A Enciclopédia de Diderot e D’Alembert, cujo primeiro volume foi publicado em 1751, teve cerca de 70 mil artigos publicados em 35 volumes, e contribuiu para difundir os avanços das mais diversas áreas do conhecimento, sobretudo das artes e da ciência. Ao centrar-se na razão e no saber como elementos norteadores da liberdade humana, desafiou também alguns dogmas da Igreja Católica.
Conhecida como “o livro dos livros”, a Enciclopédia contou com centenas de colaboradores, destacando-se entre eles os grandes filósofos da época, como Voltaire, Rosseau e Montesquieu. A obra possui um valor inestimável como documento histórico, pois seu caráter universal permitiu, pela primeira vez, que o conhecimento científico, filosófico e artístico fosse amplamente divulgado.
A “Encyclopédie” pode ser consultada na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no quarto andar da Biblioteca Central da UFMG, mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4615 ou pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br

