Camiliana
Camilo Castelo Branco foi um escritor de muitas contradições. O católico, apesar de cursar o seminário por um tempo, foi preso por adultério em 1861. Tornou-se visconde em 1885, enquanto passava por sérias dificuldades financeiras. Autor romântico de obras como “Amor de Perdição” e “A Queda dum Anjo”, satirizava o Realismo em algumas de suas obras, mas acabou influenciado pelo movimento. Em maio, a Biblioteca Central recebe a exposição “Camiliana”, com as várias nuances de Castelo Branco. Confira algumas delas na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no 4º andar da Biblioteca Central.
Semana de Museus
Entre os dias 16 e 22 de maio, o Centro Cultural UFMG promove a 14ª Semana de Museus. Exposições, oficinas, música e cinema, além de visitas mediadas e mesas redondas, serão atrações do evento. Discutindo e utilizando os museus históricos como espaços educativos, o evento ocupará tanto o Centro Cultural, como o Circuito Cultural da Praça da Estação e o Cemitério do Bonfim. De aquarela e tricô a dança afro-brasileira e tambor de crioula, serão muitas opções de oficinas. Haverá também mostras artísticas, shows musicais e a exibição de filmes e documentários.
Exposições da Coleção Livro de Artista
A maior coleção de Livro de Artista do Brasil abre as portas para a comunidade acadêmica! A partir de junho, inicia-se uma série de exposições dessa coletânea na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no 4º andar da Biblioteca Central. Com fotografias, ilustrações e textos, os livros de artista foram criados para se tornarem obras de arte em forma de livro. Grandes nomes como Álvaro de Sá, Alex Flemming, Omar Khouri e Paulo Miranda estão entre as principais obras do acervo da UFMG. Diferentes mostras desse acervo ocorrerão em junho, outubro e novembro, com temas que surpreenderão os amantes da arte e da literatura.
Acompanhe as novidades em: bu.ufmg.br e facebook.com/SistemadeBibliotecasUFMG

