
Marcella Boehler / Biblioteca Universitária UFMG
Os alunos do Centro Pedagógico (CP) agora têm mais um motivo para freqüentar a Biblioteca: desde abril desse ano, ela conta com uma estante repleta de histórias em quadrinhos. A Gibiteca, que já era uma ideia antiga de servidores técnico-administrativos e professores, só foi implementada recentemente com o apoio da Coordenação Pedagógica (COPED). A inauguração contou com a presença do diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Wellington Marçal de Carvalho, da vicediretora, Anália Gandini Pontelo e do premiado cartunista Dino Alves.
Para a bibliotecária Flávia da Mata, responsável pela Biblioteca do CP, o novo ambiente é mais uma oportunidade de mediação da leitura. “Nunca usamos a expressão “divulgação da leitura”, mas mediação. Porque qualquer atitude nossa é uma mediação para que mais pessoas entrem em contato com os livros”, explica Flávia. E o fato de não haver empréstimo domiciliar e a leitura ser feita na própria Biblioteca serve para priorizar e aumentar o uso do ambiente, atraindo cada vez mais as crianças para essa atmosfera.

Marcella Boehler / Biblioteca Universitária UFMG
Todos os alunos adoraram a novidade, inclusive os adultos (funcionários e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)). “A Gibiteca está sendo bem utilizada e já há novas aquisições a caminho”, promete Flávia. Alunas do 5º ano do Ensino Fundamental, que liam revistas da Turma da Mônica durante o recreio, disseram aproveitar bastante o novo espaço. Algumas já tinham o hábito de ler quadrinhos em casa, mas outras começaram a se interessar por esse gênero literário depois de freqüentar a Gibiteca na escola.
O espaço funciona das 8h as 21h45, de segunda à quinta, e nas sextas fica à disposição das 8h até as 17h, para todos os alunos do Centro Pedagógico.

