Bibliotecas disponibilizam cinco tipos de empréstimos de material para atender às solicitações de usuários

“Embora o empréstimo domiciliar seja o mais conhecido, existem outras quatro modalidades,” ressalta a bibliotecária da Escola de Ed. Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Iris Silva. Foto: Mayara Caldeira / Biblioteca Universitária UFMG
Com um acervo composto por cerca de um milhão de itens, o Sistema de Bibliotecas atende aproximadamente a 134 mil usuários da UFMG, além dos usuários considerados externos – sem vínculo com a Universidade. Com o objetivo de facilitar o acesso ao acervo, as bibliotecas oferecem cinco tipos de empréstimos: domiciliar, especial, overnight, rápido e o entre bibliotecas.
O empréstimo domiciliar é o mais conhecido e também o mais utilizado. Ele possibilita a retirada do material da biblioteca por um período que varia de 14 a 28 dias. “Esse serviço é exclusivo para usuários com vínculo com a UFMG, mediante apresentação da carteira da biblioteca. Por ano, são cerca de um milhão de empréstimos domiciliares realizados,” explica a chefe da Biblioteca da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e coordenadora do Grupo de Circulação do Sistema de Bibliotecas, Iris Silva.
Por serem muito procuradas, algumas obras não podem ser disponibilizadas no empréstimo domiciliar, pois precisam estar sempre à disposição para consulta dentro da biblioteca. Para esse material, denominado de Coleção Reserva, é possível realizar dois tipos de empréstimo: o especial e o overnight.
O empréstimo especial permite que o usuário saia da biblioteca com a obra por um período de duas horas. Caso o usuário precise de um tempo maior, em algumas bibliotecas, há o empréstimo overnight que possibilita a retirada do material durante finais de semana e feriados desde que a devolução seja feita no primeiro dia útil após o recesso e, na grande maioria das bibliotecas, durante a primeira hora de funcionamento. O empréstimo overnight também é possível do horário de fechamento da biblioteca até a abertura no dia seguinte. “Essa é uma forma de possibilitar que as obras muito procuradas e que devem estar sempre disponíveis sejam emprestadas durante o horário em que a biblioteca está fechada,” explica Iris.
No entanto, a bibliotecária ressalta que, como as obras têm um alto volume de pedidos, a devolução deve ser feita logo que a biblioteca volte ao funcionamento e o usuário deve ficar atento, pois a multa pelo atraso na entrega para o empréstimo especial e overnight é diferenciada. “O valor é de um real por hora e também por obra,” ressalta.
Já o empréstimo entre bibliotecas permite que usuários da UFMG realizem o empréstimo de obras em outras bibliotecas do país e que alunos de outras instituições de ensino realizem o empréstimo de livros da UFMG. Em ambos os casos, o usuário deverá solicitar a obra por meio de sua biblioteca. Para que o pedido seja concretizado, é necessário que as bibliotecas tenham um acordo de cooperação. A lista completa das bibliotecas que possuem esseacordo com a UFMG está disponível no site do Sistema de Bibliotecas (www.bu.ufmg.br).
A última modalidade é o chamado empréstimo rápido, que é exclusivo para usuários da comunidade externa, sem vínculo com a UFMG. Por meio dele, pode-se retirar o material da biblioteca por duas horas. O empréstimo é realizado mediante preenchimento de formulário e a retenção da carteira de identidade durante o empréstimo.