Dica: Sistema de recuperação de informação visual em desenhos técnicos de engenharia e arquitetura: modelo conceitual, esquema de classificação e protótipo.
Disponível: www.bibliotecadigital.ufmg.br
Referência: PORTO, Renata Maria Abrantes Baracho. Sistema de recuperação de informação visual em desenhos técnicos de engenharia e arquitetura: modelo conceitual, esquema de classificação e protótipo. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
A motivação para o estudo apresentado nesta tese de doutorado foi a dificuldade para a localização e recuperação de informação contida em desenhos técnicos de engenharia e arquitetura, bem como a necessidade de se obter maior eficiência no processo de busca de informação visual em grandes conjuntos de documentos. Nas empresas de engenharia e em outras instituições, grandes arquivos podem conter milhares de projetos e desenhos, os quais são necessários para tomada de decisão de várias naturezas. Os sistemas hoje existentes para recuperação de informação em desenhos técnicos de engenharia se baseiam em dados textuais para a sua indexação e recuperação e geralmente não consideram dados de imagem. Frequentemente, a recuperação de informação depende de alguém que tenha participado do projeto. Assim, fica comprometida quando essa pessoa não está disponível.
A tese desenvolveu o protótipo de um sistema para organização e recuperação eficaz de desenhos técnicos de engenharia cuja base é um modelo conceitual e um esquema de classificação que foram pilares para a viabilidade e eficiência do sistema. O usuário recupera a informação pela definição das categorias e da seleção de uma imagem-chave, por exemplo, um ícone referente a um extintor de incêndio.
O sistema localiza todos os desenhos que contêm essa imagem-chave e, através da interface, os apresenta, destacando as ocorrências encontradas. O sistema desenvolvido pode ser aplicado e adaptado para a recuperação de desenhos técnicos de qualquer ramo da engenharia, bastando que os parâmetros, as tabelas de metadados visuais, as categorias e a base de dados de símbolos visuais sejam definidas e adaptadas para os casos específicos. De forma ampla, o sistema proposto pode ser útil na tomada de decisão e em serviços em áreas como energia, transporte, saneamento, segurança, entre outras. Um exemplo de questão a que o sistema responderia é: quantos extintores de incêndio existem em uma determinada região e onde estão localizados para acesso imediato em emergências? O sistema proporcionaria uma resposta imediata a essa pergunta, localizando rapidamente os dados entre milhares de desenhos o que permitiria uma ação mais eficiente pelas equipes do corpo de bombeiros.
Beatriz Valadares Cendón
Professora da Escola de Ciência da Informação

