Revisitar as identidades culturais da África e contribuir para atenuar os preconceitos: essas são as principais marcas da “Coleção História Geral da África”. Publicada em oito volumes, a coletânea é um dos projetos editoriais mais importantes da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO). Produzida por mais de trezentos especialistas, a Coleção mostra o desenvolvimento dos povos africanos, as relações com outras civilizações e o patrimônio cultural do continente.
Por meio do questionamento das simplificações preconceituosas da história universal e do resgate de contextos socioculturais específicos, as obras buscam restabelecer a verdade dos fatos.
Wellington Marçal, diretor da BU, desenvolve pesquisas sobre temas que perpassam as “africanidades” e considera “História Geral da África” uma ótima sugestão de leitura. “A Coleção cobre todos os aspectos das várias ciências, desde literatura até a filosofia de matriz africana. Além disso, ela apresenta a história da África retratada por pensadores africanos, o que a torna peculiar”, explica Wellington.
Os volumes impressos da Coleção em português estão disponíveis nas bibliotecas da Faculdade de Educação (FAE) e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), que possuem a segunda versão revisada da Coleção. Os livros digitalizados, por sua vez, podem ser acessados nos portais da UNESCO, Domínio Público e Fundação Cultural Palmares.

