
Wellington Carvalho (diretor da BU) e Anália Pontelo (vice-diretora da BU)
Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Em conversa com o Boletim “Conexão Biblioteca”, o novo diretor da Biblioteca Universitária (BU), Wellington Carvalho, fala sobre os projetos que possui com a vice-diretora, Anália Pontelo, para aperfeiçoar o Sistema de Bibliotecas nesta gestão.
O que é a Biblioteca Universitária?
A BU é o órgão responsável por dirigir e formular as políticas a serem seguidas em todas as 25 bibliotecas que compõem o Sistema, no sentido de padronizar algumas ações, respeitar especificidades e imprimir uma maior organicidade. A BU se encontra nas dependências da Biblioteca Central.
Quais são os planos dessa nova gestão da BU?
Nosso eixo principal de trabalho é uma gestão de pessoas que respeite a dignidade nos atos administrativos. A diretoria, ao tratar com o devido respeito a todos, buscará fazer com que se sintam mais à vontade para trabalhar. Temos ainda que retomar uma interlocução direta com a Administração Central porque, como somos um órgão diretamente ligado à estrutura do organograma dela, quanto mais próximos estivermos, melhor. Queremos fomentar a proposição de projetos, reativar os grupos de estudo, massificar o acesso ao Portal de Periódicos da Capes, entre outras medidas.
Uma gestão aberta?
Sim. Ouvir o que as pessoas que trabalham em cada uma das bibliotecas têm a dizer pode contribuir muito para a melhor condução do Sistema.
Essa abertura se estende também aos usuários?
Estende-se a toda a comunidade da UFMG. Quem se sentir à vontade para nos procurar, as portas estarão sempre abertas. Quanto mais os usuários nos demandarem e utilizarem os serviços da Biblioteca, mais estarão contribuindo para a manutenção do Sistema. As sugestões deles possibilitam um levantamento para a proposição de novos serviços.
Quais as medidas imediatas?
Trabalharemos na divulgação do Guia do Usuário e do Espaço de Leitura, porque este é um lugar mais descontraído e a partir dele podemos alcançar todos os usuários, inclusive os não regularmente matriculados na Instituição.

