Os meses de março e abril guardam datas memoráveis. O Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, 21 de março, é uma delas. Muitos livros instigam reflexões sobre o tema, como “Passageiro do fim do dia”, abordado na editoria “Na estante”. A matéria “História que se conta no presente” também indica obras e autores que utilizam a literatura como meio de enfrentamento à discriminação.
Ainda em março, temos o Dia do Bibliotecário (12) e do Teatro (27). Em abril, o Dia da Biblioteca (09) e da Literatura Infantil (02). Todas essas datas foram lembradas neste número do “Conexão Biblioteca”, que traz, inclusive, informações sobre as oportunidades, exposições e treinamentos oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG. Também aborda, em entrevista com os gestores da Biblioteca Universitária (BU), os principais desafios dos bibliotecários na contemporaneidade. Além disso, o diretor e a vice-diretora da BU revelam o que os motivou a escolher a Biblioteconomia como profissão.
“Cinema pra ler”, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro, deixa como dica “O auto da compadecida”, peça teatral escrita pelo célebre teatrólogo e romancista Ariano Suassuna e adaptada para o cinema em um filme homônimo, dirigido por Guel Arraes.
Em “Dose de Literatura”, um trecho escrito por Mário Quintana relembra o valor da literatura infantil. Além de contribuir para a formação de leitores desde a infância, esse tipo de literatura é composto por obras que apresentam importantes lições não apenas para as crianças, mas também para os jovens e adultos.
Boa leitura!
Carla Pedrosa
coordenadora da Divisão de
Comunicação do Sistema de
Bibliotecas da UFMG

