Liberdade, ainda que tardia: na literatura, na imprensa, na vida. Liberdade para dar voz às múltiplas vozes. Esse é o mote do “Conexão Biblioteca” dos meses de maio e junho de 2016, que traz, na data em que se celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (05 de maio), reflexões sobre a atuação dos veículos de comunicação no Brasil.
Na página 03, um trecho do livro “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles, deixa um convite à leitura de uma obra que, felizmente, passou despercebida pela censura no período da Ditadura Militar e traz importantes temas como a tortura e a repressão.
As mudanças na educação decorrentes dos anos de chumbo marcam também o início das histórias das bibliotecas da Física, Química e do Instituto de Ciências Exatas, contada na matéria “Equacionando diferentes trajetórias”. E, para encerrar as reflexões desta edição, uma matéria questiona a igualdade de gênero na escrita, com relatos de preconceitos vivenciados por escritoras e experiências de um grupo que convida todos a lerem mais obras escritas por mulheres. Afinal, “no último ano, quantas escritoras você leu?”.
Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, o “Conexão” também faz um convite à leitura de obras de escritoras e escritores de todos os países que falam o idioma: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O informativo traz, ainda, dicas de filmes baseados em uma obra clássica da literatura brasileira, informações sobre exposições e eventos da UFMG e destaca a importância de se preservar a memória do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, cuja 48ª edição já se aproxima!
Boa leitura!
Carla Pedrosa
coordenadora de Comunicação do
Sistema de Bibliotecas da UFMG

