“A memória é a mais épica de todas as faculdades”, já dizia Walter Benjamin. Em busca do resgate de parte da história de uma das mais importantes instituições de ensino superior do país, é à memória dos 90 anos da UFMG que se dedica este número do “Conexão Biblioteca”.
Na matéria de capa, uma jornada astronômica busca as origens da Biblioteca Universitária – centro de um Sistema de Bibliotecas ao redor do qual orbitam vinte e cinco ‘planetas do saber’. Já “Em Destaque”, na página 7, um convite deixa os leitores instigados a fazerem uma ‘viagem interplanetária’ por esse Sistema.
A construção de ‘muralhas’ e a queima de livros, fatos que se repetem ao longo da história, também são retratados nesta edição. Felizmente, existem projetos que visam preservar o patrimônio bibliográfico e documental da humanidade. O “Programa Memória do Mundo da Unesco” é um deles e desenvolve várias atividades em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, apresentadas neste informativo.
Nem só de momentos gloriosos se faz a história de um país, tampouco de suas instituições. Alguns registros feitos na UFMG durante a ditadura militar são ‘recuperados’, na página 8, em matéria sobre ‘O lado obscuro da história’.
O convite é viajar pelas memórias da Universidade, entrelaçadas à história do Brasil e do mundo. A ideia é resgatar um passado ainda presente, ora em marcas indeléveis, ora em cicatrizes irreparáveis.
O percurso dessa viagem fica a critério dos leitores, que podem se aventurar em fatos memoráveis e em momentos sombrios da história, mas, nem por isso, menos importantes de serem lembrados.
Boa viagem!
(Carla Pedrosa)

