No contexto das manifestações que ocorreram no início deste ano, em que alguns pediam pelo retorno da Ditadura Militar, indicamos três livros que contam a história desse período de repressão e cerceamento das liberdades civis.
Ao contar a História das Bibliotecas da Odontologia e da Farmácia, descobrimos, coincidentemente, que a professora Helena Heloísa Paixão, homenageada pela Biblioteca da Odonto, ao longo da década de 60, demonstrou intensa militância contra a Ditadura.
Em “Cinema pra ler”, a dica é o filme “Olga”, que retrata a história da militante comunista alemã que fugiu para o Brasil com o intuito de participar da Intentona Comunista de 1935. Esse movimento, liderado por Luís Carlos Prestes – capitão do Exército Brasileiro e líder tenentista convertido ao comunismo – foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas.
O leitor já deve ter percebido que, em algum ponto, mesmo sem planejar, as narrativas do “Conexão Biblioteca” se entrelaçam e se completam. E ainda há muito o que explorar!
A obra “Do amor e outros demônios”, de Gabriel García Marquez; a “Encyclopédie” de Diderot e D’Alembert e a exposição de desenhos e videoarte na Biblioteca Central são apenas alguns dos outros assuntos abordados!
Boa leitura!
Carla Pedrosa coordenadora da Divisão de Comunicação da Biblioteca Universitária da UFMG

