A história da invasão de Napoleão Bonaparte ao Egito está registrada em um precioso inventário que pode ser consultado na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG. Essa coletânea é tema da editoria “Especial” deste novo número do “Conexão Biblioteca”.
O informativo traz também dicas de livros e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, cujos horrores se findaram há 70 anos, mas deixarão, para sempre, marcas do lado sombrio da história da humanidade. Ainda sobre o holocausto, a resenha de “A lista de Schindler” mostra como a memória da Guerra pode ser preservada por meio de filmes baseados em fatos reais.
Já a matéria destaque recorda a trajetória das Bibliotecas do Campus Saúde e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Cada qual, a seu modo, possui importantes contribuições para os avanços da ciência e do conhecimento.
Na Biblioteca Central, ao longo do semestre, poderão ser contempladas várias exposições sobre ciência, arte e literatura. “Koellreutter – 100 anos” é uma delas. Em tributo ao renomado compositor Hans- Joachim Koellreutter, a mostra é parte da programação para celebrar os 90 anos da Escola de Música e do Conservatório da UFMG, e os 30 anos do Centro de Musicalização Integrado da Universidade.
Além de serem espaços para leitura e estudo, as bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais incentivam a cultura e o conhecimento em todas as suas formas!
Explore!
Boa leitura!
(Carla Pedrosa)

