Às vésperas das eleições, convidamos você a refletir sobre seu lugar de fala e ação no contexto político atual, entendendo por política todas as questões em voga na sociedade. Tendo em vista esse cenário, a matéria de capa do “Conexão Biblioteca” traz reflexões sobre literatura e educação como ferramentas para ampliar nosso espaço de atuação e luta na sociedade.
A editoria “Na Estante” retrata o engajamento da escritora Angela Davis em questões como feminismo, raça e classe. Em “Dose de Literatura”, o tema liberdade é destacado nas entrelinhas do “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. Esse mesmo tema perpassa o filme “Os Inconfidentes” – dica do “Cinema pra ler” – que, ao retratar a conspiração contra as imposições da cora portuguesa, apresenta uma crítica à repressão vivenciada durante a ditadura.
Os anos de chumbo também marcaram o início do Festival de Inverno da UFMG, cujos materiais de divulgação estão disponíveis para consulta no setor de Obras Raras. A editoria “Especial” apresenta mais informações sobre o assunto.
Liberdade de expressão e lugar de fala não podem ser confundidos com espaços para disseminar notícias falsas, por isso, na página 3, é destacado o papel das bibliotecas no combate às fake news. E na página 7, é apresentada uma das ferramentas de pesquisa oferecidas pela Biblioteca Universitária para a busca de fontes confiáveis de informação. Por fim, o ativismo político-social nas bibliotecas é destaque da editoria “Reflexões”.
Boa leitura!
(Carla Pedrosa)

