Com cerca de 19.500 títulos – revistas revisadas por pares, revistas especializadas e séries de livros – e mais de 5.000 editores, o Scopus está disponível no Portal de Periódicos da Capes para toda comunidade acadêmica da UFMG. A base de dados multidisciplinar integra fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica, fontes da web de conteúdo científico através do buscador Scirus, periódicos de acesso aberto, além de trazer resultados de cinco escritórios internacionais de patentes (Europa, Japão, Estados Unidos, Reino Unido e Organização Mundial de Propriedade Intelectual). Dentre outras funcionalidades, o Scopus permite o cálculo do índice de citação do autor (Índice H); a identificação de instituições e autores com trabalhos indexados na base; análise de citação; identificação e diagnóstico comparativo dos periódicos indexados. Além disso, possibilita analisar os resultados de busca por ano, fonte, autor, instituição, país, tipo de documento e área do conhecimento.
Um dos diferenciais dessa ferramenta de pesquisa é a análise de citação. A base permite analisar a produção científica, seja de um autor, ou de uma instituição, localizando as referências publicadas e as citações recebidas. No caso das instituições, é possível saber, por exemplo, as publicações da UFMG para determinada área do conhecimento indexadas na base, ou então de maneira geral, todo o conteúdo, presente no Scopus, que já foi publicado por autores ligados à Universidade. Para fazer as análises são utilizadas ferramentas de bibliometria, ou seja, são aplicados métodos estatísticos e matemáticos para encontrar e quantificar os resultados.
Uma vantagem do Scopus para os pesquisadores é que ele possui um amplo conteúdo latino-americano. Disponibiliza cerca de 340 publicações brasileiras indexadas e mais de 700 latino-americanas. Fernanda Almeida, bibliotecária do Setor de Apoio ao Portal de Periódicos da Capes na UFMG, disse que essa ferramenta de pesquisa ainda traz mais uma vantagem. “Apesar de ser uma base de dados referencial com resumo, o Scopus disponibiliza, por meio do link direto Capes-BR, acesso ao texto completo dos artigos disponibilizados nas coleções assinadas pela Capes”, ressalta Fernanda.
Para acessar a base não é necessário se cadastrar, mas é possível fazer um registro com um nome de usuário e uma senha configurando um perfil pessoal. Basta clicar em Register no canto superior direito da página do Scopus. Ao registrar-se você poderá gerenciar suas pesquisas salvas, criar alertas de pesquisa, entre outras possibilidades.
Acesso ao Scopus
Para acessar a base no Campus da UFMG, na página inicial do Portal Capes, www.periodicos. capes.gov.br, clique em Buscar Base e digite Scopus.
Fora do domínio da UFMG é necessário realizar o acesso remoto. Mais informações em www.bu.ufmg.br/portalcapes
Online
Para conferir o tutorial online, acesse: www.bu.ufmg.br/portalcapes
Treinamentos
O Setor de Apoio aos Usuários do Portal de Periódicos da Capes na UFMG realiza, todo semestre, treinamentos da base Scopus e de outras ferramentas de pesquisa. Treinamentos avulsos também podem ser agendados.

