Em 2015 comemoramos 30 anos do fim da Ditadura Militar no Brasil, que se estendeu por mais de duas décadas de repressão, cerceamento das liberdades civis e de brava resistência dos milhares de “subversivos”, que por serem contra o regime estabelecido, foram torturados e mortos. Muitos continuam desaparecidos. A luta desses militantes garantiu a democracia e a liberdade de hoje.
Em respeito a esses milhares de homens e mulheres, que deram a vida pela esperança do fim dos anos de chumbo, nós, do “Conexão Biblioteca”, preparamos uma lista de três livros que contam um pouco da história desse período nebuloso.

super.abril.com.br
1. O Que É Isso, Companheiro? – Fernando Gabeira
Escrito em 1979, logo se tornou um clássico do romance- depoimento brasileiro. Fernando Gabeira relata aqui suas experiências com a militância, a guerrilha, a tortura e o exílio. Um retrato irônico e comovente do Brasil dos anos 60 e 70.

2. Retrato Calado – Luiz Roberto Salinas
O professor de filosofia Luiz Roberto conta, neste livro de memórias, como foi preso e torturado por seu envolvimento na luta contra a ditadura militar, na década de 1970. O relato é marcado por uma escrita sóbria e forte.
3. Memórias do Esquecimento – Flávio Tavares
Memórias do esquecimento é um livro com relatos diretos e estarrecedores. Nesta obra, o jornalista Flávio Tavares conta sobre a prisão e a tortura que sofreu após o golpe militar de 1964 no Brasil, ao ser preso por participar da resistência à censura e à repressão da ditadura. “Da repressão à resistência, da dor à esperança, está tudo aqui, para jamais esquecer”.
Os livros acima citados encontram-se disponíveis no Sistema de Bibliotecas. Para encontrá-los, acesse o catálogo on-line em: www.bu.ufmg.br

