
Filme Cicatrizes de Sarajevo / Imagem de divulgação
A Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras exibe, na primeira quarta-feira de cada mês, filmes de animação, curtas e documentários que tratam sobre livros e bibliotecas e envolvem as relações entre memória, lugar e tempo. As exibições fazem parte do projeto “Filmes, Livros & Bibliotecas” e acontecem das 10h às 11h30 no auditório do quarto andar da Biblioteca Central.
A estreia foi no dia 7 de março com o filme “Cicatrizes de Sarajevo”. Dirigido por José Antonio Guardiola e premiado pela Unicef, o documentário retrata a destruição da Biblioteca Nacional de Sarajevo em 1992, durante a guerra na Bósnia.
“Além das exibições, proporcionamos um espaço para divulgar documentos da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras que fomentam discussões acerca dos filmes apresentados”, explica Diná Araújo, coordenadora do projeto.
Após exibição de “Cicatrizes de Sarajevo”, foi apresentado o Testamento de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel. Datado de 1533, ele trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil. O documento recebeu, no ano passado, o selo do Programa Memória do Mundo da Unesco, que foi criado como uma tentativa de evitar novos episódios como a destruição da Biblioteca de Sarajevo.
Calendário de exibições
7 de março – “CICATRIZES DE SARAJEVO”, José Antonio Guardiola.
4 de abril – “O SEGREDO DE KELLS”,Tomm More e Nora Twomey.
2 de maio – “OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SR. MORRIS”, William Joyce e Brandon Oldenburg.
6 de junho – “A BIBLIOTECA”, Jason La Motte.
4 de julho – “TODA A MEMÓRIA DO MUNDO”, Alain Resnais.
Mais informações pelo telefone (31) 3409-4615.
(Carla Pedrosa)

