Sistema de Bibliotecas da UFMG Sistema de Bibliotecas da UFMG

Catálogo On-line
  • Início
  • O Sistema de Bibliotecas
    • Apresentação
    • Espaços
    • Estrutura
    • Documentos e normas
    • Formulários
    • Apoio ao pesquisador
    • Acessibilidade
    • Perguntas frequentes
    • Contato
  • Bibliotecas
  • Especiais e raros
    • Acervos Especiais
    • Artes
    • Brasiliana
    • Direito
    • Educação
    • História geral e história da ciência
    • Língua, linguística, literatura
    • Mémória intelectual da UFMG
    • Periódicos
  • Serviços
  • Comunicação
    • Notícias
    • Agenda
    • Assessoria de Imprensa
    • Guia do Usuário
    • Campanhas e Manual de Identidade Visual
    • Publicações
    • Sugerir pauta
  • |
  • Início
  • O Sistema de Bibliotecas
    • Apresentação
    • Espaços
    • Estrutura
    • Documentos e normas
    • Formulários
    • Apoio ao pesquisador
    • Acessibilidade
    • Perguntas frequentes
    • Contato
  • Bibliotecas
  • Especiais e raros
    • Acervos Especiais
    • Artes
    • Brasiliana
    • Direito
    • Educação
    • História geral e história da ciência
    • Língua, linguística, literatura
    • Mémória intelectual da UFMG
    • Periódicos
  • Serviços
  • Comunicação
    • Notícias
    • Agenda
    • Assessoria de Imprensa
    • Guia do Usuário
    • Campanhas e Manual de Identidade Visual
    • Publicações
    • Sugerir pauta

As várias ‘mortes’ da “Poética”

  • Home
  • Sumário
  • As várias ‘mortes’ da “Poética”

Filme ‘O nome da rosa’. Imagem de divulgação

A tentativa da Igreja Católica, durante o período da Inquisição, de ‘apagar’ o segundo livro da “Poética”, de Aristóteles, é ponto central do romance “O nome da rosa”. Escrita pelo italiano Umberto Eco, a narrativa revela uma série de mortes, ocorridas em um mosteiro medieval na Itália, na mesma época da investida do catolicismo contra a obra aristotélica.

Desvendar as causas das mortes é o que instiga o leitor a adentrar o romance de Umberto Eco, mas a proibição do livro de Aristóteles como mote da narrativa diz muito mais nas entrelinhas. E essa envolvente trama pode ser conferida não só no livro escrito pelo crítico italiano, como também na adaptação do romance para o cinema, no filme homônimo dirigido por Jean-Jacques Annaud.

(Carla Pedrosa)

Compartilhe

  • Conexão Biblioteca Nº 23
  • Conexão Biblioteca Nº 01
  • Conexão Biblioteca Nº 02
  • Conexão Biblioteca Nº 03
  • Conexão Biblioteca Nº 04

Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG | CEP 31270-901 | +55 (31) 3409-5000

© 2017 Universidade Federal de Minas Gerais. Todos os direitos reservados.