Utilização da ferramenta trará benefícios como a busca por título, autor, assunto, além de menor tempo na pesquisa

A historiadora do Cememor, Ethel Mizrahy, a bibliotecária Simone Aparecida dos Santos e a vice-diretora do Sistema de Bibliotecas, Belkiz Inez Rezende Costa
Consultar o acervo que integra o Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor) será mais fácil e rápido. Como resultado da parceria estabelecida entre a Biblioteca Universitária e o Cememor, os livros, periódicos e as teses serão incluídos no catálogo online do Sistema de Bibliotecas.
Segundo a historiadora do Cememor, Ethel Mizrahy, a inclusão no catálogo tem a importância de dar mais visibilidade a documentos que possuem grande importância histórica e acadêmica. “Nosso intuito é divulgar o acervo e incentivar a realização de consultas, pesquisas e trabalhos,” ressalta Ethel.
A estimativa é que o Cememor possua um acervo composto por cerca de 25 mil volumes dos séculos XIX e XX. A inserção das obras teve início, no mês passado, pelas obras raras devido à relevância desses documentos. “Antes da inclusão de cada exemplar, são realizadas buscas nos catálogos de instituições do país e exterior. Em muitos casos, verificamos que as obras pertencentes ao Cememor não estão disponíveis em outros acervos, o que torna até o momento alguns exemplares únicos,” explica a bibliotecária responsável pela catalogação, Simone Aparecida dos Santos.
Entre os documentos raros já identificados estão o Erário Mineral (1735), Aforismo de Hipócrates (1683), Tratado de anatomia escrito em latim (1788) e um Atlas de doenças dermatológicas feito a mão.Além das obras raras, também serão incluídos no catálogo online teses e periódicos que contêm uma vasta produção científica do final do século XIX até meados do século XX.
Histórico do Cememor
Criado em 1977, o Cememor recebeu, ao longo dos anos, doações de instituições, ex-alunos, ex-professores, profissionais aposentados e suas famílias. O acervo, inicialmente, era composto por um grande volume de documentos de diversas áreas como matemática, física, direito, poesia, literatura, entre outras. “Essa variedade fez com que fosse necessário definir o perfil do Cememor. Hoje o acervo é composto por obras publicadas até 1959 que retratam a história da Medicina e da Faculdade de Medicina,” explica a bibliotecária responsável pela realização do inventário, Elza Helena de Almeida. Após a seleção dos documentos, na segunda etapa, os documentos foram separados por tipos e também pelas grandes áreas e mais significativas da Medicina.
Filtro
No catálogo online do Sistema de Bibliotecas, é possível realizar buscas apenas no acervo do Cememor. Basta selecionar, no filtro “Biblioteca”, a opção Centro de Memória da Faculdade de Medicina.


