Yoga e grupo focal fizeram parte das atividades do segundo encontro de catalogação
Superar condicionamentos e estar aberto às mudanças foram as principais mensagens trabalhadas na aula de Yoga que abriu o segundo encontro de catalogação. O “II Meeting Diálogos sobre catalogação: reflexões e considerações sobre a nossa realidade” aconteceu na segunda-feira (30) na Estação Ecológica da UFMG.

Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Visando potencializar a visão de trabalho coletivo dos catalogadores, em um segundo momento do encontro foi feito um grupo focal. Mediado pelo professor Paulo da Terra Caldeira, o grupo teve como tema a representação descritiva na catalogação. Foram suscitadas, por meio de perguntas, reflexões acerca das rotinas e práticas de catalogação atuais, com suas potencialidades e limitações. Também foi feita uma pequena abordagem e discussão sobre o novo modelo de catalogação, Resource Description & Access (RDA), que vem como uma possibilidade de aperfeiçoar o trabalho realizado por meio do instrumento atualmente utilizado, o Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2R).

Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
No próximo encontro, ainda a ser agendado, será abordada a descrição temática. A ideia é trazer pessoas que apresentem vivências na teoria e na prática da catalogação, bem como fazer grupos de trabalho para refletir sobre os possíveis caminhos da política de catalogação do Sistema de Bibliotecas da UFMG.
Clique aqui para ver mais fotos do segundo encontro.

