‘Um corpo na Biblioteca’ da Letras e contos assustadores compõem a ‘cena de um crime’ a ser investigado
Exposição de livros de terror e um 'quadro de suspeitos' enredam frequentadores do local em trama misteriosa

Livro de Agatha Christie integra trama investigativa na Biblioteca da Faculdade de Letras. Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
‘Um Corpo na Biblioteca’, clássico de Agatha Christie, constitui parte da cena de um crime na Biblioteca da Faculdade de Letras (Fale). No local, também é possível conferir uma teia investigativa com os principais suspeitos e, para ampliar o clima de mistério, uma mostra de contos assustadores com destaque, entre outros autores, para obras de Agatha Christie e Stephen King, descrito como rei do terror, ficção sobrenatural e suspense. A proposição dessa atividade lúdica partiu dos próprios estagiários da Biblioteca da Fale e contou com o apoio dos bibliotecários.

Livros de Stephen King, considerado rei do terro, da ficção sobrenatural e do suspense, são alguns dos destaques da exposição de contos assustadores. Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Estudante do quinto período de Museologia, Isadora Barbosa é uma das idealizadoras. “As atividades têm teor lúdico e informativo. Ao mostrar um pouco da diversidade do acervo, pretendemos atrair mais estudantes de outros cursos da Universidade e trazer mais visibilidade para a Biblioteca”, explica.
“A partir da proposta da exposição dos contos assustadores, outras ideias foram surgindo, inspiradas na decoração de dia das bruxas da Biblioteca da Escola de Ciência da Informação. Laura Fiúza, uma das estagiárias, sugeriu desenhar um corpo no chão, simulando a cena de um crime. Rapidamente outra colaboradora, Renata Santos, que é entusiasta de histórias de investigação, propôs a montagem do quadro de suspeitos, posteriormente produzido por mim. As criações da mostra e do cenário investigativo se encaixaram perfeitamente e o retorno dos estudantes tem sido muito positivo. Tanto presencialmente, quanto nas redes sociais, demostram interesse pelos autores presentes na exposição, elogiam a decoração e dão palpites sobre o ‘assassino misterioso’. O nome dele será revelado, tanto na Biblioteca, quanto via rede social, logo após o dia das bruxas”, conta a bibliotecária Adrieli Jacinto.
Wesley Rodrigo Fernandes, coordenador da Biblioteca da Fale, confirma o aumento da procura pelos autores destacados na mostra, além da indicação de novas obras para serem incluídas no acervo. “Por meio dessas atividades, cria-se um canal de comunicação entre os usuários e a biblioteca de modo a permitir a criação e adequação dos nossos serviços e produtos às necessidades deles”, destaca Wesley.
Local de interação

Rafaela Araújo, graduada em Letras e estudante de Biblioteconomia, tenta decifrar o enigma do quadro de suspeitos. Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
“Comecei a frequentar bibliotecas ainda criança no interior de Minas Gerais. Os livros que eu procurava eram justamente os de resolução de mistério, como os de Agatha Christie e Sidney Sheldon. Ao ver a exposição de contos assustadores da Fale, estou revisitando a infância e com vontade de reler alguns desses clássicos que fazem parte da minha memória”, relembra Rafaela Araújo, graduada em Letras e aluna do primeiro período de Biblioteconomia. Ela também conta como sua percepção em relação às bibliotecas mudou com o início dos estudos na Escola de Ciência da Informação.
“Antes, eu considerava a biblioteca como um local de pesquisa, de buscar informações específicas e de guardar o saber. Hoje sei que o papel dela é também difundir o conhecimento e ser um espaço dinâmico. Atividades como as que estão sendo realizadas na Biblioteca da Fale mostram justamente isso, ao permitirem a interação com os frequentadores. A gente aprende descontraindo”, comenta Rafaela.
A exposição de contos assustadores e a cena do crime podem ser vistos na Biblioteca da Fale até o dia primeiro de novembro. Em comemoração ao dia das bruxas, frequentadores e integrantes da equipe da Biblioteca da Fale estão convidados a irem fantasiados na próxima terça-feira (31).

