Torre Eiffel e Ponte Ikitsuki inspiram torres treliçadas construídas por alunos e expostas na Biblioteca do Coltec
A exposição está aberta à visitação até o dia 29 de novembro

Atrás das torres, estão expostos os croquis. Foto: Carla Pedrosa / UFMG
“Torres Treliçadas em Madeira” é a mais recente exposição organizada pela Biblioteca do Colégio Técnico da UFMG (Coltec), em parceria com o professor Alexandre Martins do Setor de Técnicas Gerais de Laboratório (TGL).

Os materiais utilizados no processo de construção também estão expostos. Foto: Carla Pedrosa/Biblioteca Universitária UFMG
Além das torres treliçadas em madeira elaboradas por alunos que concluíram o primeiro ano em 2022, estão expostos desenhos preliminares, fotografias e materiais utilizados nas construções. A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
As construções em madeira foram inspiradas em estruturas treliçadas como a Torre Eiffel, localizada no Champ de Mars em Paris, a Ponte Ikitsuki, no Japão, e as estruturas da empresa Hauff, precursora das estruturas de madeira no Brasil no início do século 20.
Biblioteca em movimento
Ao longo do ano, a Biblioteca do Colégio Técnico realiza diversas outras atividades culturais em parceria com professores e alunos. Já foi palco de aulas de forró e batalhas de poesia slam, entre outros eventos inusitados para o ambiente.
“Em breve, teremos também, na Biblioteca, uma oficina de desenho e pintura. Promover o contato com as mais diversas manifestações artísticas é uma oportunidade de contribuir para a formação de seres humanos melhores. A arte, alinhada com os processos educativos do Coltec, é primordial para a formação de toda a comunidade escolar”, enfatiza Cláudia Grossi, coordenadora da Biblioteca.

