Servidora da Biblioteca Universitária tem artigo premiado em concurso internacional de contabilidade

Arquivo pessoal
Associação entre características de perfil e indicadores de desempenho das universidades federais brasileiras é o título do artigo vencedor do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Prof. Dr. Antônio Lopes De Sá – edição 2017.
Escrito por Flávia Duque, servidora da Biblioteca Universitária da UFMG (BU), o trabalho foi selecionado na categoria acadêmico-científica. Como premiação, Flávia recebeu um certificado e o troféu Professor Dr. Antônio Lopes de Sá. “Receber esse prêmio é importante porque é o reconhecimento das horas dedicadas ao mestrado e a certeza da contribuição com a evolução da ciência contábil no Brasil”, afirma.
O concurso é promovido pelos Conselhos Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais, pelo Conselho Federal de Contabilidade, pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis e pela Fundação Brasileira de Contabilidade.
Sobre o trabalho premiado
O artigo escrito por Flávia é resultado da dissertação por ela apresentada no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais. Motivada pelo desafio de promover a prestação de contas como meio de aumentar a transparência e de melhorar a gestão dos recursos públicos, Flávia pesquisou a relação entre o perfil das universidades federais brasileiras e o desempenho dessas instituições, considerando os indicadores de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU).
A servidora constatou que a simplicidade do conjunto de indicadores propostos pelo TCU dificulta a avaliação e comparação do desempenho das Instituições de Ensino Superior. Ela concluiu que essas instituições ainda têm como desafio encontrar indicadores de gestão com propriedades e dimensões que contribuam para a aplicação planejada de ações preditivas, antecipativas e corretivas, sem deixarem de ser simples e fáceis de monitorar.
Graduada em Ciências Contábeis, Flávia trabalha há um ano e meio no setor de contabilidade da Biblioteca Universitária (BU). Ela relata que o apoio da diretoria da BU foi fundamental para a conclusão da sua pesquisa: “Da aprovação no processo seletivo até a conclusão do mestrado, foi um longo caminho percorrido. Gostaria de agradecer e ressaltar a importância do apoio da direção da Biblioteca Universitária para que a minha pesquisa se tornasse realidade”.

