Segundo Encontro dos Bibliotecários do Norte de Minas
Nesta segunda-feira (14/03), em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março, a Biblioteca Universitária Comunitária do Instituto de Ciências Agrárias realizou o II Encontro dos Bibliotecários do Norte de Minas. O evento contou com oficinas, palestras e relatos de experiência e reuniu profissionais de Salinas, Januária, Janaúba, Pirapora, Brasília de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Também estiveram presentes no encontro Wellington Marçal de Carvalho, diretor da Biblioteca Universitária, acompanhado pela bibliotecária Diná Marques Araújo e pela jornalista Carla Pedrosa.
Na mesa de abertura, Wellington Marçal destacou a importância da troca de experiências entre os bibliotecários da região e da construção coletiva da Biblioteca do ICA. Pontou, ainda, os avanços observados ao longo dos anos e o esforço para concretizar o projeto de construção de um novo prédio para a Biblioteca. Também compuseram a mesa de abertura Leonardo Tuffi, diretor do Instituto de Ciências Agrárias; Nádia Pires, coordenadora da Biblioteca do ICA e Felipe Lopes, bibliotecário-conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6).
Logo após a abertura do encontro, a bibliotecária Diná Marques Araújo, coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária, ministrou a oficina “Encadernação de conservação em acervos bibliográficos”, na qual foi desenvolvida atividade prática de encadernação de conservação com brochura e discutida a conduta ética do bibliotecário na preservação do patrimônio bibliográfico.
Em seguida, Felipe Alves falou sobre as conquistas da 17 ª Gestão do CRB-6 e sobre o trabalho de fiscalização de instituições e de profissionais da região, citando o exemplo da Prefeitura de Montes Claros, autuada a ofertar três vagas para bibliotecários no concurso que será realizado no dia 10 de abril deste ano. Também reforçou a importância de os bibliotecários se mobilizarem em sindicatos em busca de melhor remuneração e valorização profissional.
Por fim, as bibliotecárias Nádia Pires e Rachel Carvalho apresentaram a pesquisa O retrato do profissional Bibliotecário do Norte de Minas – 2014, destacando aspectos como remuneração e qualificação desses profissionais. Já o bibliotecário Carlos Oliveira, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, mostrou os resultados de uma pesquisa de mestrado por ele realizada sobre Os transgênicos na visão de professores e alunos do curso de Agronomia do IFNMG – Campus Januária. Finalizou enfatizando a importância de os bibliotecários contribuírem para a construção do conhecimento por meio de pesquisas científicas.

