CAPES adotará novos critérios de avaliação
Qualis Periódicos, que avalia os veículos de publicação, será substituído por novo sistema que tem como foco a classificação dos artigos

Documentos sobre novos critérios de avaliação da CAPES serão divulgados em março de 2025. Imagem ilustrativa produzida por IA
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Qualis-periódico – que classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu – será substituído por novo sistema de avaliação em 2025.
“O processo avaliativo terá como foco a classificação dos artigos publicados, e não mais os veículos de publicação. A avaliação poderá ser embasada nos três novos procedimentos propostos, ou na combinação entre eles, a critério dos representantes de cada uma das 50 áreas do conhecimento da CAPES”, explica Carla Vieira, bibliotecária do Portal de Periódicos da UFMG.
Procedimentos para a classificação dos artigos
Primeiro – a classificação se dará pelos indicadores bibliométricos dos veículos de publicação, baseada no desempenho da revista, como é feito atualmente pelo Qualis Periódicos, mas a classificação vai recair sobre artigos.
Segundo – os indicadores serão extraídos diretamente do artigo, através, por exemplo, do índice de citações alcançadas para a análise quantitativa e dos critérios de indexação e acesso aberto, dentre outros, para averiguar aspectos qualitativos.
Terceiro – a análise qualitativa de artigos é baseada em fatores e metodologias definidos pela área de avaliação que podem abarcar, por exemplo, uma análise de pertinência do tema abordado, avanço conceitual proveniente do trabalho e a contribuição científica do estudo.
Os documentos com detalhes dos novos critérios serão publicados pela CAPES em março de 2025.
(Com informações do site da CAPES)