Último debate da chapa Diversidade e Acesso acontece nesta terça-feira, 15
Kátia Pacheco e Sindier Alves, candidatas a diretora e vice-diretora da BU, apresentarão propostas em debate on-line

Kátia Pacheco e Sindier Alves apresentarão novamente suas propostas nesta terça-feira (15) Foto: Júlia Duarte | UFMG
A chapa Diversidade e Acesso, única inscrita no processo de consulta que visa à escolha da gestão da Biblioteca Universitária para o biênio 2022-2024, realizou o primeiro encontro on-line no dia 8 de fevereiro. Nesta terça-feira (15), o segundo e último debate acontece das 15h às 17h, neste link. Para participar, basta inserir a senha participante.
As perguntas podem ser enviadas durante a conferência, pelo bate-papo. O mediador, com auxílio da Comissão Eleitoral, terá como tarefa organizar rodadas de perguntas (temáticas ou não), mesclando questões com conteúdos idênticos ou similares, de modo a garantir igualdade de oportunidades e otimização do tempo. Ao final do debate, as perguntas formuladas pelo plenário serão escaneadas e enviadas às chapas.
Neste ano, pela primeira vez, o voto será eletrônico. A votação será realizado exclusivamente por meio do Sistema de Consulta da UFMG, no dia 17 de fevereiro de 2022, das 8h às 17h. Acessado pelo portal minhaufmg, o sistema de consulta possui uma página específica com orientações sobre como acessá-lo.
Regras
O Regulamento do processo de escolha dos candidatos à diretoria da BU estabelece a realização de dois debates, nos dias 8 e 15 de fevereiro, sempre sob as mesmas regras.
Os debates são divididos em três blocos. No primeiro, Kátia Pacheco e Sindier Alves devem expor suas propostas de gestão em no máximo 30 minutos. No segundo bloco, o plenário encaminhará as questões na sala de conferência, por meio do bate-papo. E no terceiro, o mediador concederá a palavra à chapa única para suas considerações finais.
Candidatas
Atual diretora da Biblioteca Universitária, Kátia Lúcia Pacheco é doutora e mestre em Ciência da Informação pela UFMG, especialista em Organização da Informação em Contextos Digitais e Bacharel em Biblioteconomia pela mesma Universidade. Bibliotecária na Escola de Música da UFMG desde 1996, foi professora substituta no período de 2011 a 2012 na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Atuou como Tutora a Distância do I Curso de Aperfeiçoamento em Educação a Distância do Sistema CAPES/UAB/UFMG. Pesquisadora no grupo de pesquisa “Fundamentos teóricos metodológicos e históricos da Organização da Informação”, tem experiência na área de Organização e Uso da Informação, com ênfase em processo de representação descritiva e temática da informação.
Sindier Antônia Alves, vice-diretora da Biblioteca Universitária, é bibliotecária-documentalista, mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, na especialidade Tecnologia Educativa. Possui graduação em Biblioteconomia pela UFMG e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. É especialista em psicopedagogia e políticas públicas, democracia, república e movimentos sociais.

