Pesquisa que criou modelo de representação para e-commerce foi uma das agraciadas no Prêmio UFMG de Teses
Desenvolvido pela bibliotecária Gislene Silva, o protótipo visa facilitar a organização das informações visuais e descritivas dos produtos comercializados eletronicamente e auxiliará, sobretudo, os pequenos empreendedores

Entre os agraciados no Prêmio UFMG de Teses, modelo de organização de informações criado pela bibliotecária Gislene Silva está em processo de registro de patente. Foto: acervo pessoal
Quanto melhor a organização das informações dos produtos, maior a facilidade de os consumidores os encontrarem nas buscas on-line e, consequentemente, maior a possibilidade de vendas. Pensando nisso, a bibliotecária Gislene Silva desenvolveu um modelo de representação para e-commerce baseado em conteúdos das áreas de Ciência da Informação, Marketing e Publicidade. O protótipo foi resultado da pesquisa intitulada ‘Produção de informações de produtos no ambiente de E-commerce: uma proposta de modelo de representação’, que recebeu o prêmio de melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento.
Foram propostas cinco categorias para apresentação dos produtos, com recomendações da melhor maneira de descrevê-las: nome, descrição (características principais), informações técnicas (dimensões, material e funcionalidades específicas), tags (palavras-chave que ajudam a encontrar o produto em buscas na internet) e atributos/avaliações (posicionamentos dos consumidores sobre o produto).
“O modelo foi testado em uma amostra de três marcas diferentes e três produtos similares (sabonetes) e está em processo de registro de patente. Os resultados mostraram que o protótipo é aplicável para organizar e representar as informações visuais e descritivas de um produto e alinha os valores da marca às necessidades dos consumidores. Fico muito feliz em saber que minha pesquisa impacta positivamente as áreas de Ciência da Informação, Marketing e Publicidade, e agradeço o apoio que recebi, ao longo dos quatro anos de estudos, do Departamento de Física e, principalmente, da Biblioteca onde trabalho”, explicita a bibliotecária Gislene.