Participação da UFMG no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias fomenta divulgação e aperfeiçoamento dos serviços das bibliotecas da Universidade
Durante o evento, instituições de ensino fazem intercâmbio das mais recentes práticas informacionais e de gestão

Roda de conversa sobre gestão no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Florianópolis. Foto: Olivia Andrade Coimbra / Biblioteca do Campus Saúde
Desafio da gestão de pessoas em bibliotecas universitárias durante a pandemia de COVID-19, acessibilidade arquitetônica, boas práticas de gestão do trabalho e povoamento de coleções no Repositório Institucional da UFMG (RI) foram alguns dos assuntos apresentados por servidores do Sistema de Bibliotecas no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) deste ano. Com o tema ‘sustentabilidade, inovação, ciência e sociedade’, o evento aconteceu na semana passada (28 de novembro a primeiro de dezembro) em Florianópolis, Santa Catarina, e contou com a participação de bibliotecárias e bibliotecários da Arquitetura, Engenharia, Ciências Econômicas, Saúde, Biblioteca Universitária e Biblioteca Central da UFMG.
“Foi bastante proveitoso trocar experiências com outros coordenadores de setor em bibliotecas universitárias, sobretudo no que concerne às estratégias para o mapeamento de habilidade e identificação de diferentes perfis entre os colaboradores”, relata Camila Silva, bibliotecária integrante do Repositório Institucional da UFMG.
Para o bibliotecário Leonardo Renault, da Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas, “participar do evento e lançar livros no SNBU foi a realização de um sonho”. Ele fez o lançamento das obras ‘O menino que colecionava’ e ‘Fichas poéticas’, escrita em conjunto com a bibliotecária Iris Silva. “A recepção foi fantástica. Muitos exemplares espalhados por todo o Brasil, imagino”, conta Leonardo.
Kátia Lúcia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária, incentiva a participação de toda a equipe do Sistema de Bibliotecas em eventos como este: “Considero valoroso o interesse dos nossos profissionais em divulgarem o trabalho que realizamos, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam seus conhecimentos. Oportunidades como o SNBU possibilitam networking e contato com novas práticas informacionais que permitirão aprimorar o atendimento à comunidade acadêmica que utiliza os serviços das nossas bibliotecas”, pondera Kátia.

