Oficina da UNESCO orienta candidaturas ao Programa Memória do Mundo
A submissão de candidaturas do Edital 2016 no Brasil vai até o dia 31 de julho

Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
A UFMG recebeu, nesta quarta-feira (22), membros do Comitê do Programa Memória do Mundo da Unesco, Carlos Augusto Ditadi e Diná Marques Pereira, que também é coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Universidade. Eles ministraram, na Escola de Ciência da Informação, uma oficina para apresentar o Programa e orientar os interessados na proposição de candidaturas em 2016.
Carlos Ditadi explicou, na apresentação, que os registros bibliográficos e arquivísticos são testemunhos da história e “preservá-los é garantir a manutenção da identidade dos povos no mundo”. Ele apontou que este é um dos principais objetivos do Programa Memória do Mundo que seleciona, protege e divulga os acervos de valor para a memória da humanidade.
A certificação oferecida pela Unesco aos acervos selecionados é um reconhecimento e, apesar de não ser um recurso financeiro, traz vários benefícios. “Ela oferece visibilidade, maior facilidade de solicitar recursos para preservação e melhores condições de tratamento do acervo dentro das próprias instituições às quais pertencem”, destacou.
Diná pontuou que, para se candidatar, é necessário que as instituições ou pessoas interessadas apresentem o acervo com as mínimas condições de preservação e acesso. “É uma questão de responsabilidade da Instituição para com o patrimônio a ser indicado à nominação”, enfatizou.
Além disso, ao tirar dúvidas apresentadas pelos participantes da oficina, ela reforçou a necessidade de os proponentes apresentarem, de forma clara, as justificativas dos elementos que encaixam o acervo indicado nos critérios de autenticidade, raridade, unicidade, singularidade, relevância, organicidade, acesso e/ou integridade. Também disse que a UNESCO respeita os casos em que o acervo precisa ter restrições de acesso, mas enfatizou que essas restrições precisam ser claramente justificadas.
O Comitê do Programa Memória do Mundo disponibiliza um documento on-line com as “Diretrizes para Salvaguarda do Patrimônio Documental”. Ele contém informações que podem auxiliar no preenchimento do formulário de inscrição. Confira em: http://goo.gl/6wX41w
Candidaturas ao Programa Memória do Mundo
As inscrições para candidaturas aos Programas Memória do Mundo da Unesco no Brasil (MOW Brasil) e na América Latina (MOWLAC) já estão abertas! No Comitê Nacional, o período de proposição se encerra no dia 31 de julho e no latino-americano, no dia 31 de agosto.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail memoriadomundo.brasil@arquivonacional.gov.br ou pelos telefones (21) 2179-1290 e (21) 2179-1313.

