Biblioteca Central abriga acervo com obras literárias e didáticas sobre a África
Entre os diversos itens do acervo está uma narrativa em quadrinhos sobre a história de Zumbi dos Palmares, cujo dia foi celebrado na última quarta-feira (20)

A história em quadrinhos ‘Angola Janja’, item de destaque do Acervo Africano, recupera as relações entre negros aquilombados e assenzalados. Foto: Carla Pedrosa/Biblioteca Universitária UFMG
Criado em 2012 e localizado no quarto andar da Biblioteca Central, o Acervo Africano viabiliza acesso a cerca de mil títulos e 1,5 mil exemplares produzidos, prioritariamente, por autores e editores africanos e afro-americanos. Sob coordenação e curadoria da professora Sônia Queiroz, da Faculdade de Letras, a coleção abriga obras sobre a arte, cultura, turismo e história da África, livros didáticos de educação afro-brasileira, periódicos científicos, dicionários com tradução para o português da língua Nyaneka-Nkhumbi, de Angola, do idioma Swahuli, utilizado por diversos povos da costa leste africana, entre outros.
Em meio à variedade de gêneros literários presentes no acervo, destaca-se a narrativa em quadrinhos ‘Angola Janja – uma história de Zumbi dos Palmares’, escrita por Marcelo D’Salete. “A obra recupera as relações entre os negros aquilombados e assenzalados e traz, de volta para o presente, o gigantesco drama de Palmares – último líder do maior quilombo do Brasil colonial”, aponta o antropólogo, quadrinista e historiador André Toral, na quarta capa do livro.
Também sobressaem-se, nas prateleiras, livros dos escritores angolanos José Luandino Vieira, Fragata de Morais, Agostinho Neto, Pepetela e da autora moçambicana Paulina Chiziane, bem como expressivo número de obras infanto-juvenis e periódicos científicos como ‘Soronda’, sobre estudos guineenses, e ‘Mulemba’, que reúne pesquisas angolanas.
Em outubro deste ano, a coleção foi reforçada com oito livros de literatura africana, em língua portuguesa, doados por Maria Nazareth Soares Fonseca, professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG e autoridade no campo de pesquisa de estudos africanos. Algumas das obras doadas são de díficil acesso no mercado: ‘Espigas do Sahel: poesia’, de Amélia Dalomba, ‘A chave no repouso da porta’, de Abreu Paxe, ‘A louca de Serrano’, de Dina Salústio, ‘A dolorosa raiz do micondó: poesia’, de Conceição Lima, e ‘O manual das mãos’, de Eduardo White.
O Acervo Africano pode ser consultado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, mediante agendamento pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br
Parcerias
“Dentro do rol de prioridades da Biblioteca Universitária está a busca por parcerias, junto com o Centro de Estudos Africanos (CEA), para ampliar tanto o número de itens e exemplares, quanto a divulgação do acervo, a fim de que cada vez mais pesquisadores usufruam da riqueza dessa coleção”, destaca Wellington Marçal de Carvalho, vice-diretor da Biblioteca Universitária.
Tendo em vista o fomento à cooperação internacional com a África e a ampliação da visibilidade do acervo localizado no quarto andar da Biblioteca Central, o (CEA) iniciou, com a Diretoria de Relações Internacionais, discussões sobre como incluir as bibliotecas e editoras universitárias nos convênios e parcerias com instituições africanas, bem como contribuir para a formação de redes entre essas organizações.
“Em um primeiro momento, estamos organizando um catálogo com a relação dos pesquisadores da UFMG com projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre a África e/ou em parceria com cientistas africanos. Nesse material, também estarão listados os Centros de Estudos Africanos do Brasil e Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABIS). Pretendemos formar uma grande rede para a qual divulgaremos tanto o acervo, quanto as ações realizadas pela Universidade. A intenção é que o catálogo seja apresentado à comunidade universitária em março de 2025”, afirma a professora Ana Paula Meneses, coordenadora do CEA da UFMG.
Pesquisadores, docentes, alunos e servidores técnico-administrativos em educação, que tenham interesse em fazer parte da publicação, podem entrar em contato pelo e-mail cea@dri.ufmg.br