Maioria das bibliotecas da UFMG mantém agendamento para empréstimo e devolução de livros
O Sistema de Bibliotecas da UFMG iniciou, no início do trimestre passado, o serviço de agendamento de empréstimo e devolução de livros. Devido ao agravamento da pandemia em Minas Gerais, algumas unidades – como o Campus Saúde e a Fafich – decidiram suspender esse serviço temporariamente em suas respectivas bibliotecas, mas continuam atendendo as necessidades informacionais dos usuários de forma remota. As demais unidades que continuam agendando empréstimos e devoluções seguem rigorosamente todos os protocolos de biossegurança.
“A nossa orientação é de tentar manter os atendimentos de forma agendada na maioria das bibliotecas. E mesmo aquelas que suspenderem esses serviços temporariamente continuarão a atender solicitações emergenciais. Nesse caso, o usuário deverá entrar em contato com a biblioteca da sua unidade por e-mail enfatizando a urgência da demanda”, explica Sindier Antonia Alves, vice-diretora da Biblioteca Universitária.
Sindier destaca, ainda, o investimento superior a R$ 2 milhões de reais na assinatura de plataformas multidisciplinares de e-books que suprem as demandas do ensino remoto. Ela enfatiza que todos os estudantes da graduação regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas já podem acessar as plataformas Proquest, Pearson e Minha Biblioteca, via catálogo on-line. E esclarece que, para os estudantes do Coltec e do Centro Pedagógico, foi assinada a Árvore de livros. O conteúdo literário e jornalístico dessa plataforma também pode ser acessado pelos demais membros da comunidade acadêmica mediante envio de e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.brsolicitando login e senha de acesso.
“Todos os funcionários do Sistema de Bibliotecas que trabalham na referência passaram por treinamento no uso de todas as funcionalidades das plataformas e estão aptos a dirimir as dúvidas dos usuários. Para tanto, é necessário entrar em contato com as bibliotecas exclusivamente via e-mail da chefia ou referência informados no site da Biblioteca Universitária”, elucida Sindier. Esses mesmos e-mails também são o canal para verificar a situação de atendimento das bibliotecas e os procedimentos para agendamento de empréstimo e devolução. Os bibliotecários têm até dois dias úteis para responder as solicitações e os usuários devem aguardar a confirmação do agendamento antes de se dirigirem às bibliotecas.
Solicitação de empréstimo
Para solicitar o empréstimo é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título da obra, aparecerá, no canto inferior direito da tela, a opção “Solicitação de Empréstimo”. Ao se clicar nela, será solicitado o preenchimento da senha de usuário (aquela utilizada nas bibliotecas) e dos dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.
Renovação dos itens emprestados
Os itens emprestados continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar um e-mail para a biblioteca e confirmar se ela já está apta para receber a devolução. Assim que forem devolvidas, as obras serão colocadas em quarentena durante sete dias antes de serem disponibilizadas novamente para empréstimo.
É importante ressaltar que os escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e/ou empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo de dois metros.