Impacto da censura nas bibliotecas é destaque do encontro dos acervos especiais desta quinta-feira
Também é destaque o acervo especial da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Bahia

Acontece nesta quinta-feira (10), às 16h, a penúltima palestra deste ano dos Encontros On-line dos Acervos Especiais. A transmissão no canal do YouTube UFMG Biblioteca é aberta ao público e são emitidos certificados aos participantes.
Na palestra intitulada As bibliotecas e o autoritarismo: censura em Brasília, o bibliotecário Raphael Greenhalgh, da UnB, elencará os casos de censura na capital do Brasil levantados na pesquisa de doutorado por ele realizada, bem como mostrará algumas obras censuradas que a Biblioteca Central da UnB possui. Também dará destaque à destruição de livros e bibliotecas no mundo durante o período nazista. A ideia é mostrar o impacto dos períodos de repressão nas coleções das bibliotecas e alguns exemplos de iniciativas internacionais e nacionais contra a censura.
Ainda dentro da temática de acervos bibliográficos especiais, a bibliotecária Ana Lúcia Albano, da UFBA, apresentará a história e o acervo da Bibliotheca Gonçalo Moniz, da Faculdade de Medicina da Bahia. Também relatará algumas ações de conservação e divulgação que vêm sendo desenvolvidas na Instituição nos últimos anos.
Com início em outubro deste ano, os encontros on-line integram o projeto de extensão Livros raros e especiais, lançado em 2010 para fomentar ações de conservação e para dar visibilidade ao Acervo de Obras Raras da Universidade. O projeto é coordenado pela bibliotecária Diná Araújo, da Biblioteca Universitária, sob orientação do professor Fabrício Nascimento, da Escola de Ciência da Informação. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31)3409-4615.

